Artigos Anteriores

QUERO SER EXCOMUNGADO

ANO XIV - Nº 007/14 -

DUAS VEZES

Quero ser excomungado. Com urgência. Duas vezes. Primeiro, pela atitude infeliz e estúpida do arcebispo de Olinda e Recife, José Cardoso Sobrinho, que condenou os médicos pela interrupção da gravidez da menina de 9 anos, estuprada pelo padrasto, na cidade de Alagoinha, PE.

PENA DE MORTE

E em segundo lugar, porque sou totalmente a favor da pena de morte, coisa que a Igreja certamente também abomina. Portanto, enquanto o mau arcebispo estiver na linha de frente da nossa Igreja Católica, não tenho o mínimo interesse em ser católico. Pro inferno o arcebispo e suas malvadas atitudes. Prefiro ser excomungado.

CONSCIENTE

Quero que entendam que estou sempre absolutamente consciente quando manifesto esta e tantas outras indignações. Portanto, além de assumir e justificar tudo aquilo que digo e escrevo, estou certo de que as minhas contrariedades e propostas não se devem a meros desequilíbrios emocionais.

JARBAS, O INGÊNUO

O senador Jarbas Vasconcelos, embora tenha demonstrado tardiamente a sua indignação, que de resto mereceu os nossos aplausos, mostra ser um político muito despreparado e ingênuo. Ao propor a criação de uma agência anticorrupção mostrou excesso de ingenuidade.

OCUPAÇÃO COMPLICADA

Como o objetivo revelado por Jarbas é traçar um plano nacional anticorrupção, a agência que pretende teria representantes do Executivo, do Judiciário, do Legislativo, do Tribunal de Contas da União e da sociedade civil. Ou seja, a Agência seria ocupada por muitos corruptos, malfeitores e corporativistas. É duro, Jarbas.

FHC

É por estas e por outras que concordo -ipsis literis- com o ex-presidente FHC, quando disse que é preciso inventar uma maneira efetiva de comunicar a indignação e as críticas que toque realmente na alma das pessoas.

ATITUDE EFETIVA

Este é o enigma da mensagem política, de governo ou de oposição. Tanto o modelo-chacrinha como o do discurso de pregador chega à alma das pessoas. Está faltando algo assim para alguma coisa aconteça de verdade e que transforme a mera indignação numa atitude efetiva.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • NÃO SAI
    O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, recebeu parlamentares e especialistas de diversas entidades nacionais, preocupados com a proposta de Reforma tributária, já aprovada por uma Comissão Especial da Casa. Em documento, subscrito por mais de 60 entidades nacionais, que juntas representam mais de 150 milhões de brasileiros, o grupo pediu a Temer que a Reforma não seja pautada para votação em plenário e que haja um amplo debate por toda a sociedade. Ou seja: a reforma não sai. Oba!
  • MENTIROSO
    O ministro Miguel Jorge, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior informou que o governo não prorrogará a redução do IPI sobre veículos novos. Coitado, só ele é que diz a bobagem.
  • AEROLULA
    Lula anda preocupado com as demissões na Embraer. Acusa as empresas brasileiras por comprarem aviões estrangeiros. Ele fez a mesma coisa, não? POrtanto, é responsável por muitas demissões.
  • VOCÊ SABIA...
    ... que quase 70% da indústria de papel e celulose utiliza como fonte de energia o licor negro, subproduto do processo industrial? O segundo combustível mais utilizado é a biomassa (quase 20%), seguida por gás natural (8%) e óleo (7%).

FRASE DO DIA

Os homens tendem a acreditar sobretudo naquilo que menos compreendem.

Michel de Montaigne - filósofo francês