Artigos Anteriores

QUEM NÃO PODE SE INDIGNAR

ANO XIV - Nº 007/14 -

SEM EXPLICAÇÃO

Sempre existem razões para que o povo eleja seus representantes. Nada neste mundo, portanto, acontece por acaso. Mesmo assim, certas decisões de eleitores são sempre muito difíceis de serem explicadas. Admitindo que os próprios eleitores viessem a público para tentar justificar suas condutas, por votarem maciçamente e elegerem políticos como Paulo Maluf (PP-SP), João Paulo Cunha (PT-SP), José Mentor (PT-SP), Vadão Gomes (PP-SP), Sandro Mabel (PL-GO), Pedro Henry (PP-MT), Paulo Rocha (PT-PA), Valdemar da Costa Neto (PL-SP) e José Genoino (PT-SP), por exemplo, seria impossível acompanhar a decisão.

SEM INDIGNAÇÃO

Depois de tudo que se viu, ouviu e comentou, sobre a CPI do Mensalão e outros tipos de corrupção, tais políticos sabidamente envolvidos em falcatruas acabaram retornando à Câmara Federal. Pode? Além disso, votar no Clodovil, em São Paulo, no homem do tempo, no RS, por exemplo, também mostram atitudes suficientes para que muita gente não fique tão indignada com a classe política. Um povo, por mais idiota que seja, não merecia isto.

DEU A LÓGICA

Já a derrota do governador Rigotto para o péssimo Olívio Dutra é a mais fácil de explicar: Rigotto perdeu para si próprio. Mostrou ter pouca coragem para governar. Entendeu, desde a primeira hora de governo, que governar para funcionários públicos era a sua meta. E, para ver atendida a sua lógica, aumentou impostos.

FOI MAL

A partir de então, não suportando críticas quanto às suas pobres decisões entendeu que para enfrentá-las bastaria suspender os contratos de veiculação de publicidade do Banrisul, como aconteceu comigo, no Ponto Crítico. Foi mal, governador. Agindo assim só podia perder. Pior: perder, mais uma vez repito, para o péssimo Olívio. Foi mal, muito mal.

CLÁUSULA DE BARREIRA

A cláusula de barreira, que começa a ser operada a partir desta eleição, pode estar dando início a tão falada e exigida reforma política, cuja importância é fundamental. Por motivos óbvios: muitos dos eleitos pelos partidos atingidos pela cláusula, para fugir da segunda classe deverão migrar para partidos que estão acima dos 5% que a lei exige.

REFORMA POLÍTICA

Esta nova situação poderá forçar uma reforma política, onde é muito provável que os cargos passem a pertencer aos partidos e não mais aos políticos. Ou seja, quem cair fora do partido pelo qual foi eleito, simplesmente perderá o mandato. E se tivermos alguma sorte, o voto distrital, puro ou misto, pode estar a caminho. Viva a cláusula de barreira.

PALESTRA

O diretor presidente do Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada ? CEITEC, eng. Sérgio Souza Dias, será o palestrante da reunião-almoço do Conselho Deliberativo da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs), às 12h15min desta quarta-feira (4), na sede social da entidade, na Av. Coronel Marcos, 163 ? bairro Pedra Redonda. Tema: CEITEC ? A Primeira Fábrica Brasileira de Circuitos Integrados. Mais informações pelo fone (51) 3224.6133.

LIVROS

HOJE, 03 de outubro, Marco Aurélio de Oliveira estará lançando seu livro: JUSTIÇA E ÉTICA - ENSAIOS SOBRE O USO DAS TOGAS. Local :Livraria Saraiva, Shopping Praia de Belas às 19 horas. AMANHÃ, 04, a L&PM editores e a Livraria Palavraria convidam para o lançamento e sessão de autógrafos do livro OLHOS DE CADELA, de Ana Mariano. A partir das 19h, na Livraria Palavraria - rua Vasco da Gama, 165.

REUNIÃO-ALMOÇO

A SOFTSUL e a FEDERASUL realizam no dia 10 de outubro (terça-feira), das 12h às 14h, reunião-almoço com a delegação da FrankfurtRheinMain GmbH, instituição que representa uma região de 22 cidades da Alemanha. A delegação vem ao Brasil com o objetivo de atrair empresas com foco no mercado internacional à região de FrankfurtRheinMain, onde se concentra o maior número de negócios da comunidade brasileira na Alemanha. Local: Largo Visconde do Cairú, 17 ? 7º andar - Salão Nobre. Informações e tele-entrega de convites: Fone: (51) 3211-2011e-mail - renata.morais@federasul.com.br

FORUM

Hoje, 3, a Mazer, distribuidora de produtos de tecnologia, com sede em Porto Alegre(RS) promove em Curitiba (PR) o 1º Fórum Mazer. Durante o evento, serão discutidos temas e tendências na área da tecnologia da informação, com destaque para os novos lançamento do setor. Palestras sobre segurança de redes, VoiP e Wireless/ Wimax , entre outras, integram a programação que inclui também exposição de produtos de grandes fabricantes nacionais de informática e eletroeletrônicos.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

OTIMISMO É ESPERAR O MELHOR. CONFIANÇA É SABER COMO LIDAR COM O PIOR.

Max Ginther