Artigos Anteriores

PENSADORES E PREGADORES

ANO XIV - Nº 007/14 -

ORIGEM DO - PENSAR+! -

Atendendo ao desejo de um grande número de leitores/assinantes desejosos por saberem sobre a origem do grupo -PENSAR+!- e qual o papel que, efetivamente, prestam os Pensadores, eis aí um breve resumo:

CAUSA E EFEITO

No dia 1º de julho de 2009, quando resolvemos (eu e mais três economistas) formar o - PENSAR+! -, de imediato percebi a vontade daquele pequeno grupo no sentido de levar esclarecimentos sobre o que realmente é CAUSA e o que é EFEITO, nas questões que afetam sistematicamente a economia brasileira.

PRÉ-REQUISITOS

A partir de então, todos aqueles que passaram a engrossar as fileiras do - PENSAR+!- perceberam, da mesma forma, o quanto é importante e necessário este esclarecimento. Foi daí que se convencionou que para ingressar no clube, o candidato precisa possuir os seguintes pré-requisitos:HONESTIDADE;SIMPLICIDADETOTAL DISCERNIMENTORACIOCÍNIO LÓGICOVONTADE PARA PRODUZIR CONTEÚDOS; e, possuirFICHA LIMPA E MENTE ABERTA.

SEM RANÇO IDEOLÓGICO

Pois, esses Pensadores (com P maiúsculo), cujo grupo só tem crescido, sem apelar para o prejudicial ranço ideológico, não param de se manifestar. E o fazem de forma muito aberta, concordando ou discordando sobre os assuntos discutidos. Esta postura clara, franca e transparente acontece, da mesma forma, tanto nas reuniões presenciais quanto virtuais.

POLITICAMENTE INCORRETO

Agindo assim, além de tornar o ambiente sempre muito saudável, o grupo também consegue isolar totalmente a possibilidade de alguém vir a se manifestar através da figura falsa do POLITICAMENTE CORRETO. O grupo, portanto, propõe ideias e não insinuações.

NOTÁVEIS

Faço aqui uma revelação pessoal: vejo que o grupo, pelas suas características e anseios, reúne pessoas que considero NOTÁVEIS. Estou certo, e a cada dia que passa mais me convenço, de que destas cabeças sairão coisas boas, corretas e factíveis para proporcionar a construção de um Brasil realmente mais justo e muito promissor.

PREGADORES

Um detalhe importante: nenhum dos Pensadores aceita e/ou goza de privilégios e/ou outros benefícios que a toda hora são distribuídos pelos governantes populistas, obviamente às custas do dinheiro público. Para que tenham uma noção do comportamento dos membros do grupo, até a conta do restaurante, quando acontecem as reuniões informais, é individual, ou seja, cada um paga pelo que consumiu. Nem nessas ocasiões há o famoso racha, que nada tem de justo. Mas, para concluir, como só PENSAR não basta, o grupo resolveu que também precisa AGIR. Ou seja: além de PENSADORES todos estão dispostos a ser também PREGADORES. Pregadores, logicamente, das boas ideias do esclarecimento e de tudo mais que possam levar ao desenvolvimento.Para tanto, todos os veículos de comunicação são importantes e devem ser usados para repercutir os conteúdos. Principalmente as redes sociais, que tem se mostrado bem mais eficientes ultimamente. Que tal?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • DESCONFIANÇA AUMENTANDO
    O Índice de Confiança da Indústria (ICI) da Fundação Getulio Vargas recuou 4,0% entre junho e julho, ao passar de 103,8 para 99,6 pontos, o menor nível desde julho de 2009.
  • EXPOAGAS 2013
    A Convenção Gaúcha de Supermercados ? Expoagas 2013 chega a sua 32ª edição com foco na concretização de negócios entre comerciantes de diversos segmentos e fornecedores de produtos, equipamentos e serviços. Marcado para os dias 20, 21 e 22 de agosto, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, o evento deverá congregar 38 mil players da cadeia do abastecimento dos 27 estados brasileiros e de pelo menos outros nove países, em uma programação que incluirá palestras, seminários, debates e, principalmente, a feira de negócios.
  • IMÓVEIS
    Neste sábado e domingo (3 e 4), o Bourbon Shopping Wallig recebe o Salão Pense Imóveis. O evento reúne construtoras e imobiliárias que apresentam ofertas e condições exclusivas para a compra de imóveis residenciais e comerciais em Porto Alegre e Região Metropolitana. Durante a atividade, o público também pode conferir uma exposição de mobiliário e desfrutar de dois ambientes ? um destinado à diversão das crianças e outro onde os adultos recebem uma quick massage. O Salão Pense Imóveis acontece no estacionamento do quarto andar do Bourbon Shopping Wallig em dois horários: no sábado (3), das 10h às 22h, e no domingo (4), das 10h às 20h. A entrada é gratuita.
  • AUDIODESCRIÇÃO
    O longa-metragem gaúcho -Em teu nome- foi o escolhido para a segunda sessão de cinema promovida pelo Bourbon Shopping acessível a pessoas com deficiências visual e auditiva, através da audiodescrição e do uso de legendas. A atividade é gratuita, com vagas limitadas, e acontece no dia 3 de agosto (sábado), às 10h, no Espaço Itaú de Cinema do Bourbon Shopping Country.

FRASE DO DIA

O sucesso tem tudo a ver com atitude.

Jimmy Dunne