Artigos Anteriores

OS GREGOS VÃO APRONTAR NOVAMENTE?

ANO XIV - Nº 007/14 -

REFORMAS POSSÍVEIS

Movido exclusivamente pela necessidade, jamais pelo convencimento, o parlamento grego cedeu. Com isto, para felicidade do Bloco Europeu e, principalmente da própria Grécia, o governo daquele belo país está conseguindo abrir caminho para fazer as reformas que tanto necessita.

DÚVIDA

Se as mudanças vão acontecer como é preciso e como manda o figurino ainda é uma dúvida. Entretanto, a aprovação dos cortes de despesas é a condição mínima e indispensável para que a Grécia obtenha a ambicionada ajuda financeira de 130 bilhões de euros.

AUMENTANDO A TRAGÉDIA

Pois, enquanto o enérgico regime de emagrecimento das contas públicas é aprovado no parlamento, novos e impressionantes rombos vão sendo produzidos a céu aberto. Desta vez, por milhares de vândalos, que não querendo perder privilégios estão indo à ruas para aumentar ainda mais a já fantástica tragédia grega.

NOVO EMPRÉSTIMO?

Ora, tomando por base os atos de vandalismo praticados só nesses últimos dias, cuja destruição é impressionante, não é de se duvidar que o governo grego precise de um empréstimo adicional junto aos órgãos financeiros internacionais.

CALOTE

Até porque, os 130 bilhões de euros que estão sendo pleiteados tem como destino o pagamento das dívidas públicas da Grécia, cujo desconto previsto (calote) é de, no mínimo, 50% do valor. Não estão previstos, portanto, gastos com a reconstrução dos estragos.

CHEIRO DE MADEIRA

Diante da situação e, principalmente do que informa a história, estou convencido de que os gregos vão aprontar mais uma. Sinto um forte cheiro de madeira no ar, como se um novo cavalo grego estivesse sendo construído, cuidadosamente, para ser presenteado.

RECHEIO

A mesma ingenuidade que os europeus mostraram quando resolveram criar o euro, de não impor regras necessárias de responsabilidade fiscal, pode se repetir. Caso os gregos façam o mesmo que fizeram com Tróia, aí outros países europeus vão se dedicar a construir cavalos. Só que desta vez o recheio será outro: cada um colocará dentro dos bichos, o máximo possível de títulos de dívida pública. A conferir.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • COPA DE 2014
    Tão logo desembarcou em Porto Alegre, o ministro Rabelo, dos Esportes, reuniu-se com os presidentes da FGF, do Internacional e do Grêmio, para assegurar que Porto Alegre seguirá com uma das 12 subsedes da Copa do Mundo de 2014. Ele tranquilizou a todos dizendo que o Beira Rio deve sediar os jogos. Será?
  • ESTUDO
    Está na Secretaria da Receita Federal o estudo de técnicos do Ministério da Fazenda sobre mudanças na indústria de fundos de investimentos.A proposta é tornar mais punitiva a tributação dos títulos de renda fixa atrelados à taxa Selic (papéis do Tesouro Nacional, CDBs, entre outros), num incentivo à busca de remuneração pré-fixada ou com base em índices de preços. Por enquanto é um estudo...
  • LIQUIDA
    As altas temperaturas da primeira semana do Liquida Porto Alegre contribuíram para um incremento nas vendas: as compras de aparelhos de ar-condicionado subiram 40% em relação ao mesmo período do ano passado, assim como de ventiladores, que aumentaram 35%.Atrás destes produtos, logo aparecem roupas e eletrodomésticos como os mais procurados pelos consumidores. O crescimento da primeira semana da liquidação está de acordo com a expectativa da CDL, que deve ficar entre 9% e 11%, o que representa quase R$1 bilhão no faturamento do mês de fevereiro.
  • LUCRO BANRISUL
    Em 2011, o Banrisul registrou lucro líquido de R$ 904 milhões, ou seja, 22% maior do que em 2010. Isto considerando que no quarto trimestre houve queda de 1,30%, se comparado com o mesmo período do ano anterior.

FRASE DO DIA

Sem o caráter, nada vale o espírito.

Anatole France