Artigos Anteriores

OS EXTRADITADOS

ANO XIV - Nº 007/14 -

ATITUDE LÓGICA

Uma coisa que ainda impressiona é ver muitos brasileiros acometidos de surtos de indignação, com relação a atitude do governo brasileiro por ter extraditado os atletas cubanos que sumiram durante os Jogos do PAN. Esta atitude muito lógica do governo petista, por tudo que se conhece do pensamento do partido, não poderia, em hipótese alguma, ainda ser vista com surpresa. Eis as razões:

ADMIRAÇÃO POR FIDEL

Primeiro, porque Lula e o PT, que governam o Brasil, sempre deixaram muito claro a grande admiração que têm por Fidel Castro e pelo regime cubano. Desta forma, a atitude não pode ser vista como uma novidade, gente. E explica, portanto, com clareza, a pressa do governo em embarcar os boxeadores mal-agradecidos.

PREOCUPAÇÃO

Segundo, porque os atletas cubanos, pelo destaque conquistado, já deveriam saber disto nos contatos feitos por aqui durante os Jogos. Se não tiveram esta preocupação e não se interessaram em saber do risco que corriam, não são merecedores de tanta consideração.

ESTÚPIDOS

Terceiro, porque foram estúpidos. A forma com que foram descobertos e as atitudes que tomaram com festas nada privadas e pouco discretas mostra que queriam ser apanhados e expatriados. Bobos e ingênuos ou, quem sabe, idiotas arrependidos. Sendo assim, eles que cuidem de suas próprias vidas.

COMPARSAS

Os leitores/assinantes do

SEM EXTRADIÇÃO

Nada melhor do que exemplos para facilitar o entendimento das coisas no Brasil. A prisão, ontem, do maior chefe do tráfico, o colombiano Juan Ramirez Abadia, nos enseja a cumprimentar o trabalho da nossa Polícia Federal pela façanha. Por outro deixa claro as razões que levam os bandidos internacionais a viverem no Brasil: aqui as leis facilitam a vida dos criminosos. Uma delas diz que para países em que há pena de morte a extradição não é possível.

IRONIAS CABÍVEIS

Quando as nossas esperanças de melhora são mínimas, as ironias acontecem e os deboches são mais frequentes. Por isto ninguém duvida que a nossa Justiça ainda acabará concedendo um Habeas Corpus para Juan Abadia. Com leis idiotas e interpretações judiciais espertas, a impunidade prevalece por aqui. Os criminosos de fora sabem disto e aproveitam para se refugiar no Brasil. E os criminosos brasileiros também usam a mesma lógica de raciocínio. Já para atletas cubanos..., bem, aí a história é outra. Bem outra.

VANTAGENS PARA OS SAFADOS

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados pode votar hoje - ou nos próximos dias - em Brasília, o projeto que limita em 1% ao mês a taxa de juros que os condomínios podem aplicar às dívidas de moradores inadimplentes. O mesmo projeto também prevê que o valor máximo da multa para os pagamentos em atraso não deve superar 1% do valor da cobrança. O Código Civil já limita a multa para o condômino inadimplente em 2%. A relatora da comissão, deputada federal Ângela Amin (PP-SC), recomenda a rejeição do projeto e pede a aprovação de outro, que limita as multas a 2% do valor da prestação e proíbe a cobrança de juros mensais. Pode?

QUALQUER SEMELHANÇA

Consta, no registro no livro Memórias: - A Verdade de um Revolucionário - (Porto Alegre, L&PM, 1978), a seguinte declaração feita pelo Gal. Olimpio Mourão Filho:\"Ponha-se na Presidência qualquer medíocre, louco ou semi-analfabeto, e vinte e quatro horas depois a horda de aduladores estará à sua volta, brandindo o elogio como arma, convencendo-o de que é um gênio político e um grande homem, e de que tudo o que faz está certo. Em pouco tempo transforma-se um ignorante em um sábio, um louco em um gênio equilibrado, um primário em um estadista. E um homem nessa posição, empunhando as rédeas de um poder praticamente sem limites, embriagado pela bajulação, transforma-se num monstro perigoso\". Que tal?

CARTÕES

A Lei n.o 12.714, que trata sobre a obrigatoriedade da apresentação de documento de identidade nas despesas com cartões de crédito e débito foi alterada. A partir de agora só há a obrigatoriedade de apresentação de documento de identidade apenas para compras realizadas com cartões de crédito, não mais incluindo débito. Outros pontos que sofreram alteração foram a exclusão dos cartões corporativos e as compras por telefone e via internet, além de o custo por roubo, fraude e outros problemas não mais recair sobre as empresas.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

A Secretaria Municipal da Juventude (SMJ), de Porto Alegre, lançou hoje a segunda edição do projeto de qualificação profissional - Trabalho para a Juventude -. Em 2007, serão abertas 1,7 mil vagas em dez modalidades de cursos preparatórios para o ingresso de jovens no mercado de comércio e serviços da Capital.

COSTÃO DO SANTINHO

Hoje, às 19hs, no Show Room do Costão do Santinho, em Porto Alegre (Lucas de Oliveira, 615) será a apresentação do Pacote Farroupilha 2007. Neste mês a promoção é: Em agosto os pais não pagam.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

A igualdade existe apenas em teoria.

N. Bonaparte