Artigos Anteriores

O MEDO CONSTANTE DA LIBERDADE

ANO XIV - Nº 007/14 -

OS INCOERENTES

A sociedade brasileira, por incrível que possa parecer, adora viver em constante contradição. Uma prova desta enorme incoerência é mostrada quando ela usa o termo LIBERDADE para manifestar um desejo que muitas vezes sequer está à altura e na sua real vontade. Esta confusão se repete, insistentemente, todo o momento, identificando aí a falta de domínio da razão e daquilo que representa ser realmente livre.

FORTE EXEMPLO

Em todos os tipos de manifestações: nas letras das músicas, nos discursos, nos poemas, na política, na economia, em tudo, a liberdade é sempre muito pregada. Mas, quando ela está ao alcance das pessoas, dependendo só e exclusivamente delas, a maioria foge dela. Medroso e incompetente, o povo corre gritando desesperadamente exigindo leis para impedir as liberdades individuais. No referendo das armas e munições temos um forte exemplo.

ILEGAL EM POTENCIAL

O plebiscito, a considerar pelas pesquisas, deverá mesmo confirmar a lei, já aprovada, que impede a liberdade de poder comprar armas e munições. A realidade, porém, mostrará que o mercado informal crescerá como nunca.Tal qual já observamos na venda de CDs piratas e de drogas. Aquilo que é desejo de parte da sociedade, e que não pode ser alcançado por lei, acaba acontecendo pela forma ilegal. O pior é que o Estado, além de desmoralizado, também deixará de recolher o imposto. Quem perde um direito legal, por burrice da sociedade, torna-se um ilegal em potencial. E a sociedade vai continuar cantando que quer paz e liberdade. Ridículo.

APRENDE, RIGOTTO!

Como gaúcho tenho muita inveja dos mineiros. E também dos paulistas. Os mineiros, por terem Aécio Neves como governador, pois, quem vive em MG deve estar festejando a redução acentuada das alíquotas de ICMS de diversos produtos. Mais de 150 produtos terão alíquota zero por lá. Os paulistas, com Geraldo Alckimin, também estão vibrando com as forte reduções das alíquotas de ICMS. Quem vive nestes dois Estados, pelo visto, tem tudo para comemorar. Inclusive os próprios governos, que arrecadam muito mais pela dinâmica que estão promovendo na economia com impostos menores. Aprende, Rigotto!

DE ESTARRECER

Sem constituir surpresa, o assunto é, ao menos, de estarrecer. Vejam: o estudo feito pelo BIRD, leia-se Banco Mundial, a partir do acompanhamento de 469 ações de cobrança levadas à Justiça no nosso país, revelou que, ao fim dos processos, que podem se estender por até cinco anos, só 18% deles conseguiram algum êxito. É de amargar, não? Do total, mais da metade, ou seja, 270 processos acabaram extintos devido à burocracia.

COMPLACENTE

E 99 acabaram arquivados por falta de bens para serem recuperados. Agora, o pior: dos 18% que obtiveram êxito, totalizando 85 processos, 24 corresponderam ao pagamento em dinheiro. E 61 resultaram em penhora de algum bem (coisas que ainda se depreciam ao longo do tempo) do devedor para cobrir a dívida. Em última análise, o estudo revela que o nosso Código de Processo Civil é complacente com os devedores. É duro.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • FÓRUM
    Amanhã, 05, o presidente da ONG Brasil Sem Grades, Luiz Fernando Oderich fará parte do Vitrine Empresarial, onde terá espaço para promover o Fórum Estadual de Planejamento Familiar que ocorre nos dias 19/10 e 20/10, no Centro de Eventos do Plaza São Rafael. A função do Poder Público, A função da Sociedade Civil Organizada e Deveres e penalidades referentes a Lei 9.263 serão temas principais de mesas redondas.
  • ENCONTRO
    O Banco de Alimentos do RS, ligado ao Conselho de Cidadania da FIERGS, realizará no próximo dia 6, o Iº Encontro de Bancos de Alimentos do RS, cujo propósito é buscar o intercâmbio entre entidades gaúchas e de outros países. No programa: Conceitos sobre Bancos de Alimentos no Brasil e no Mundo. O evento, gratuito, inicia às 9h nas salas 301 e 302 do Teatro do SESI. Informações pelo site: bancodealimentosrs.org.br.
  • SOFTSUL
    Seta Tecnologia,Consultoria,Estudo e Planejamento S/A, Icom Tecnologia Ltda. e Partner Sistemas de Informação Ltda, são as novas associadas SOFTSUL do mês de setembro.Uma empresa associada SOFTSUL encontra apoio no desenvolvimento de Projetos, Consultorias, Treinamentos, Incubadora Tecnológica e participação em Eventos e Missões Internacionais.
  • APOIO FALSO
    A Rede Globo de Televisão, vem apoiando a Campanha do Desarmamento dos cidadãos brasileiros. Esta emissora de televisão, vem paulatinamente tentando convencer o povo brasileiro de que as culpadas pela violência são as armas de fogo. Como se um mero engenho mecânico de metal tivesse vontade própria!
  • NOVA LOJA
    A Rede de Farmácias Drogabel está inaugurando nesta semana mais uma unidade em Porto Alegre, que vai oferecer a nova linha de produtos de marca própria, além das facilidades do cartão Drogabel, para medicamentos de uso contínuo.
  • OKTOBERFEIRA
    Uma das mais tradicionais festas que celebram a cultura germânica no Estado também terá espaço para a realização de negócios. A 1ª Oktoberfeira acontecerá durante a 21ª Oktoberfest, que será realizada de 6 a 16 de outubro, em Santa Cruz do Sul-RS. Entre os 200 expositores de diversos setores estarão 15 empresas do Pólo Regional de Moda de Santa Maria e 15 produtores da cooperativa RS Flores, que participam do Pólo Regional de Floricultura do município. Os empreendedores são atendidos pelo SEBRAE/RS.

FRASE DO DIA

TODOS SÃO SENSÍVEIS A PORCENTAGENS.

N.Bonaparte