Artigos Anteriores

O FUTEBOL E A ECONOMIA

ANO XIV - Nº 007/14 -

AVALIANDO OS RISCOS

Além do risco econômico do Brasil, coisa que certamente não é de compreensão e interesse para a grande maioria dos brasileiros, há também o chamado risco futebolístico nacional que, por sua vez, é largamente discutido e comentado em todas as rodas. Por certo, como não somos invejados pela nossa situação econômica, nos contentamos muito por ostentar a marca de penta-campeões de futebol.

QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA

Esta consciência que quase todos os brasileiros têm, sobre as mudanças que a nossa Seleção precisa sofrer para que o nosso futebol apareça de forma convincente, é exatamente a mesma que falta para que o Brasil mostre um alto desempenho econômico sustentado.

O MELHOR ESTÁ NO BANCO

Observem que as críticas ao técnico Parreira são praticamente unânimes, sobre a urgente presença de Robinho no lugar de Ronalducho, na Seleção. E a gritaria pela saída de Adriano, outro gorducho, também vem aumentando de maneira significativa, pela sua falta de mobilização apresentada a cada jogo. A entrada relâmpago de Fred já mostrou que o melhor do Brasil está mesmo no banco.

TROCA DE TÉCNICOS

Assim como há critérios importantes para a escolha e dispensa dos técnicos das equipes de futebol, no ambiente do permanente campeonato mundial de crescimento econômico deveria também acontecer o mesmo. Os países que adotaram o sistema parlamentarista agem assim. Se algo não está dando certo, trocam de técnico. E bola pra frente.

REFORMAS

Embora muito descrente não jogo a toalha. A todo o momento me proponho, pela minha forma de comunicação, a mostrar o quanto precisamos ser partícipes e exigentes quanto às reformas que precisamos fazer para tornar o Brasil um player considerável entre os países desenvolvidos. Esta consciência ainda precisa ser despertada. A tempo para que deixemos de viver com surtos de curta duração de crescimento.

VENCEDORES

O mesmo espírito que toma conta dos brasileiros em querer ser hexa, hepta, octa e muito mais, precisa ser o mesmo para que tenhamos mais segurança, educação, saúde e respeito à individualidade. Esta mobilização, que pode ser copiada do futebol, nos levará mais longe do que meros campeões da bola. Podemos ser grandes vencedores no desenvolvimento e crescimento econômico. E ainda continuaremos temidos nos gramados. Que tal?

TÁ NA MESA

A Federasul recebe no Tá na Mesa desta quarta, dia 21, o padre Aloysio Bohnen, vice-reitor da Unisinos e vice-presidente do conselho do PGQP. O convidado falará sobre \"Educação, um dos fatores decisivos para o desenvolvimento econômico e social do RS.

ESPM

A Escola Superior de Propaganda e Marketing está lançando, de forma inédita no Rio Grande do Sul, o curso Desvendando o Marketing, voltado exclusivamente para jornalistas graduados. O objetivo do curso é proporcionar o entendimento na área de marketing e negócios, tornando-se uma oportunidade para os jornalistas complementarem seus conhecimentos. Para isso, foi criado um programa específico composto por oito aulas que totalizam 36 horas/aula. O curso, que será gratuíto e com vagas limitadas, é destinado a jornalistas que estejam atuando em veículos de comunicação. Terão prioridade os jornalistas indicados por editores, sendo, inicialmente, duas vagas por veículo. As aulas terão início no dia 27 de junho de 2006 e serão realizadas durante oito terças-feiras, das 9h às 12h, na sede da ESPM (Rua Guilherme Schell, 350 - Porto Alegre). Ao final do curso, o jornalista receberá um certificado (mediante 80% de freqüência).

CONCURSO

As empresas gráficas interessadas em concorrer ao Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica, promovido pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica no RS (Abigraf/RS), têm até o dia 30 de junho para garantirem suas inscrições. O volume de trabalhos enviados para julgamento aumentou nos últimos dias em função do término do prazo e segundo os organizadores deve superar os números obtidos em 2005, quando foram inscritas 271 peças. A inscrição deverá ser efetuada através do site www.abigraf-rs.com.br preenchendo corretamente o formulário disponibilizado.

PRONTO SOCORRO

A Câmara Municipal dePorto Alegre receberá, nesta terça-feira, 20, às 14h30min, na sala da Cosmam, a direção do Hospital Parque Belém. A reunião visa a discutir a viabilidade de o Parque Belém, localizado no Bairro Belém Velho, vir a se constituir no Pronto Socorro da Zona Sul. A proposta, lançada pela Cosmam no ano passado, objetiva descentralizar o atendimento prestado pelo único HPSda Capital, na região central.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

Liberdade significa responsabilidade, É por isso que tanta gente tem medo dela.

George Bernard Shaw