Artigos Anteriores

O DIAGNÓSTICO ESTÁ FEITO

ANO XIV - Nº 007/14 -

CUSTO/BENEFÍCIO

O Grupo- Pensar!- do qual já me referi várias vezes, e também faço parte, é uma sociedade informal de pessoas que não fazem outra coisa senão produzir e divulgar conteúdos cujo propósito é esclarecer o custo e o benefício, tanto das decisões tomadas pelos nossos governantes, quanto daquelas que os mesmos, de forma inexplicável, nunca tomam.

OBSTÁCULOS

Na semana passada, no Rio de Janeiro, um grupo de economistas de várias nacionalidades, a exemplo do Pensar! se propuseram a levantar, identificar e expor os obstáculos que atrasam o crescimento do Brasil. O resultado, obviamente, não foi nem um pouco diferente se comparados os dois grupos de pensadores. As conclusões tiradas no encontro, como se vê, não deixam dúvidas:

ESCOLARIDADE

Preocupados com o fato de o trabalho no nosso país ser menos eficiente do que em outros, a resposta é porque a nossa produtividade é bem mais baixa. Um estudo internacional indicou alguns dos motivos desse problema: escolaridade baixa, transporte muito caro e burocracia.

PRODUTIVIDADE

Um estudo do BID em toda a América Latina e Caribe mostra que faltou ao país evoluir em produtividade, isto é, fazer mais com menos, usando os recursos que se tem. Se a produtividade do Brasil fosse igual à dos EUA, nossa renda per capita seria 54% maior do que é hoje. Nos últimos 50 anos, apenas o Chile aumentou a produtividade em relação aos Estados Unidos. A brasileira diminuiu.Segundo o BID, enquanto na agricultura a produtividade cresce, no setor de serviços está a maior parte dos problemas. O segmento de maior peso na economia, com 70% da força de trabalho, sofre com a informalidade e o baixo nível educacional.

CUSTO DOS TRANSPORTES

Outra barreira que prejudica o crescimento é o alto custo dos transportes, que afeta toda a produtividade de toda a economia. De acordo com os pesquisadores do BID, o Brasil não tem uma estrutura eficiente de ferrovias, rodovias, aeroportos e portos para distribuir melhor a produção nacional aqui e lá fora.

REFORMAS

Ainda segundo o BID, mais educação, menos burocracia e uma reforma previdenciária ajudariam o país a crescer ainda mais, sem o risco da volta da inflação. Uma economia com maior produtividade é fundamental para que o país possa crescer a taxas elevadas, como ele vem crescendo, mas de forma sustentável, por 10, 20 anos ou mais.Infelizmente, mesmo com tantos alertas sérios e principalmente, isentos de ideologia, nada vai ser feito de bom ou necessário. De ruim e errado, no entanto, muitas coisas prometem ser concretizadas.

DINOSSAUROS

Uma nova espécie de dinossauro, da família dos ceratopsídeos, de 72 milhões de anos e cujos chifres são maiores que os de seus parentes, foi descoberta no México por paleontólogos americanos. Creio que aí está, finalmente, a origem da esquerda brasileira. No México é um esqueleto, e no Brasil eles vivem e atuam.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • FORO DE SÃO PAULO
    Uma ex-guerrilheira das FARC, que se entregou em 2008, disse na última sexta-feira à imprensa que confessou à Justiça sua participação em 214 delitos, entre eles o recrutamento de 108 menores de idade e cerca de 80 fuzilamentos. Como a organização ? FARC- é integrante de primeira hora do o Foro de São Paulo, do qual Lula é fundador, é possível que ele diga a velha frase: - Eu não sabia...
  • CAPITALISMO?
    Da riqueza gerada pelas cem maiores companhias abertas do país por valor de mercado em 2009, que somou R$ 558 bilhões, as três esferas de governo abocanharam 45% na forma de impostos, contribuições e taxas. As empresas retiveram 13,5% do total para engordar seu patrimônio e distribuíram 9,5% aos acionistas na forma de juros sobre capital próprio e dividendos. Os funcionários ficaram com 20% e os credores, com 12%. Pergunto: Isto é capitalismo? Óbvio que não.
  • CENÁRIO SOCIAL
    O secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social do Estado, Fernando Luís Schüler, estará na Universidade Feevale nesta terça, 1º, para falar sobre \"Cenário social e a perspectiva de combate à pobreza no Rio Grande do Sul\". A atividade, gratuita e aberta à comunidade, acontecerá das 20h às 21h30min, no Salão de Atos do Campus II (RS-239, 2755, Novo Hamburgo). As inscrições podem ser realizadas pelo site www.feevale.br/extensao .
  • PALESTRA
    A Junior Achievement Brasil e o CIEE-RS promovem no dia 01 de junho café da manhã com palestra da administradora de empresas Regina Michelon sobre Negociação Aplicada ao Ambiente Interno das Organizações. A palestra gratuita será realizada no Centro de Eventos do CIEE, Rua D. Pedro II, 861. Informações pelo e-mail jabrasil@jabrasil.org.br .

FRASE DO DIA

Quanto maior a dificuldade, tanto maior o mérito em superá-la.

Henry Beecher