Artigos Anteriores

O CARTAZ E O RISCO

ANO XIV - Nº 007/14 -

POSIÇÕES OPOSTAS

Na medida em que o cartaz do presidente Lula começa a cair no ambiente internacional, o índice que mede o risco-Brasil vai subindo a lomba. O interessante é que a velocidade de ambos, claro que em posições opostas, é praticamente a mesma. Ontem, por exemplo, a taxa de risco subiu para 248 pontos-base, depois de estar em 190 pb.

CRISE

Recentemente, como já comentei aqui, o presidente Lula disse ao primeiro ministro da Grécia, George Papandreou, que a direita faz as crises e depois obriga a esquerda a fazer os cortes nas despesas. Este impropério é mais um daqueles que vai contribuir, junto aos povos mais educados, para anular tudo aquilo que pensavam sobre Lula.

POBREZA

Lula não estaria muito errado se comentasse que tanto a direita quanto a esquerda promovem crises e depois precisam cortar despesas. Mas estaria certo se dissesse que os países que ele mais apóia sequer produzem desenvolvimento. Vivem eternamente mergulhados na pobreza. Vide Cuba, por exemplo.

DESENCANTO

O fato é que o conceito de Lula ganhou força mundial no momento em que o Brasil foi reconhecido como uma economia mais confiável, depois do estouro da bolha. Mas foram as decisões ideologicamente conscientes da nossa diplomacia, chefiada por Lula e Amorim, que deram início ao desencanto.

EPISÓDIOS

Começando pelo episódio lamentável de Honduras e pelo apoio irrestrito aos países comunistas latino-americanos, com a criação de uma nova OEA, cujo ato principal foi determinar o ingresso de Cuba e o afastamento dos EUA e Canadá. E, mais recentemente, com o apoio ao Irã, chefiado por um facínora mundialmente reconhecido como muito perigoso.

CORÉIA DO NORTE

É muito provável, pela lógica dos posicionamentos, que o governo brasileiro vá apoiar, também de forma irrestrita, a Coréia do Norte. Certamente vai desdenhar as declarações de Hillary Clinton, que há provas esmagadoras de que a Coréia do Norte afundou o navio Cheonan, da Coréia do Sul, no Mar Amarelo, no final de março, resultando na morte de dezenas de coreanos do sul.

PACTO COMUNISTA

Como a Coréia do Norte é um país comunista, alinhado com os programas de governos de vários países latinos, cujos líderes fazem parte do Foro de São Paulo, ou Unasul se preferirem, tudo indica que a solidariedade programático-ideológica precisará se impor dentro de um pacto comunista já firmado. Vamos aguardar.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • ENDIVIDAMENTO
    A maioria das famílias gaúchas comprometeu sua renda com o pagamento de dívida. Conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das Famílias (PEIF_RS) do mês de maio, pelo menos 73% dos gaúchos se consideraram endividados, um aumento de sete pontos percentuais na comparação com o mês anterior (66%). Em relação ao percentual de famílias que possuem 50% ou mais da sua renda comprometida, esse indicador também subiu, passando de 16% em abril para 19%, resultando em elevação no percentual das famílias que possuem maior risco de inadimplência.
  • ISENÇÃO
    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assinar o projeto de lei que concede isenção de impostos federais, até 31 de dezembro de 2015, à Federação Internacional de Futebol (Fifa) e seus parceiros, entre eles a emissora que vai gerar as imagens da Copa de 2014.
  • DIA DOS NAMORADOS
    A campanha do Bourbon Shopping para celebrar a data irá sortear no total 150 netbooks Acer, 2 por cliente, e 30 por shopping. Para participarem, de 28 de maio a 13 de junho, os clientes poderão trocar notas fiscais de compras acima de 250 reais feitas nas lojas dos cinco shoppings da rede por um cupom, e responder a pergunta ?Qual o shopping que sorteia netbooks para deixar você sempre conectado?\". As compras feitas com cartões VISA valem 3 vezes mais cupons, que deverão ser trocados somente no mesmo shopping onde o cliente efetuou as compras.
  • NOITES PERUANAS
    A programação internacional de 2010 do Sheraton Porto Alegre, começa em grande estilo. De 28 a 29 de maio o hotel apresenta o melhor da culinária peruana em um festival comandando pelas equipes dos chefs José Montes do Sheraton Lima e Mauro Sousa de Porto Alegre, acompanhado do inconfundível som dos charangos e flautas do grupo Peru Inka?s.

FRASE DO DIA

A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos.

Platão