Artigos Anteriores

O CAOS VAI SALVAR A GRÉCIA

ANO XIV - Nº 007/14 -

SEMELHANÇA COM O BRASIL

O Brasil, em alguns casos se parece muito com a Grécia. Um deles é quanto à irresponsabilidade com as contas públicas. Além de gastar muito acima do que deve, o que levou aquele país a um déficit público descomunal, a enorme informalidade e a forte sonegação de impostos são impressionantes.

JUÍZO E CORAGEM

Por ter sido o país que deu o ponta-pé inicial da tremedeira que atinge a Comunidade Européia, levando desconfiança a todos os cantos do continente, o governo grego foi obrigado a enfrentar, com juízo e coragem, as reformas necessárias para equilibrar as contas públicas.

IDADE MÍNIMA SERÁ DE 65 ANOS

Ontem, para quem ainda não se ligou, o Parlamento grego, para felicidade do seu povo, conseguiu aprovar um projeto de lei que reforma o sistema de previdência dos assalariados do setor privado. Entre várias medidas, a principal é que a idade mínima vai passar a ser de65 anos, independente de sexo.

VOTOS DOS SOCIALISTAS

Vale ressaltar que o projeto de lei conseguiu ser aprovado graças aos votos dos deputados socialistas, que conseguiram vencer os partidos da direita, extrema-direita, os comunistas e a esquerda radical. Que tal?

A POSSIBILIDADE

Mas, enfim, o que me levou a escrever sobre a semelhança entre Brasil e Grécia? A resposta é mais do que simples, gente: a possibilidade, não a certeza, de que consigamos aprovar algo parecido aqui no Brasil só depende de atravessarmos uma crise terrível, igual a da Grécia.

QUEBRAR DE VEZ

Ora, diante desta incrível possibilidade está na cara de que precisamos fazer de tudo para o Brasil quebrar de vez. A partir de então, se a semelhança se confirmar, quem sabe o nosso Congresso aprove as reformas que o país necessita.

RECEIO

Confesso o meu grande receio de que neste aspecto vamos manter a nossa teimosa irresponsabilidade. Como não sofremos a pressão de uma Comunidade Européia, como é o caso da Grécia, é muito provável que nem uma crise financeira imensa nos levará a fazer as reformas que outros países já estão experimentando. A decisão do Senado de aumentar a licença-maternidade das mulheres para seis meses, por exemplo, é tudo aquilo que o Brasil precisava para ser o país com menor produtividade mundial. Viva!

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • MEGA-INVESTIMENTO
    A Gerdau anunciou investimentos de R$ 2,4 bilhões na usina siderúrgica de Ouro Branco, em MG. Os recursos serão utilizados na instalação de um laminador de bobinas a quente, o primeiro da empresa no Brasil. Também será implantado outro laminador para a produção de chapas grossas.
  • LOUCURA
    O Senado aprovou, ontem, o projeto de lei que endurece o Estatuto do Torcedor e proíbe até xingamento dentro dos estádios de futebol e ginásios de esporte. Que coisa, não? Esta lei vai pegar?
  • FIBRIA
    Está no ar o site do JornalEco, publicação de educação ambiental da Fibria voltada para crianças de 5º e 6º anos de escolas públicas. Com o visual colorido e animado, o site contém as informações da versão impressa e permite a impressão das edições dirigidas a alunos e a professores. O novo canal do JornalEco traz a história do jornal, conteúdos sobre sustentabilidade e meio ambiente para o público infantil e abre espaço para o envio de dúvidas e sugestões sobre os assuntos abordados no site. Conheça essa novidade www.turmadoleleco.com.br.
  • ENCONTRO FEDERALISTA
    A Comissão Provisória do Partido Federalista no Estado de São Paulo está propondo a realização de um encontro sobre Federalismo e a construção do Partido Federalista para o próximo dia 17, às 16h. Pauta: O que é Federalismo e o Projeto Proposto para o Brasil; Como funcionam os partidos no Brasil ? porque o Partido Federalista é diferente em tudo? Debates, perguntas e comentários. O encontro é aberto ao público. As presenças devem ser confirmadas até o dia 12.07 através dos e-mails: secretariogeral-sp@partidofederalista.org.br; e, paulorobertomrsp@yahoo.com.br. Conforme o número de inscrições será informado o endereço do encontro.

FRASE DO DIA

O CONHECIMENTO PODE SER ENSINADO, MAS NÃO A SABEDORIA.

H. Hesse