Artigos Anteriores

O BRASIL EM CAPÍTULOS - 1

ANO XIV - Nº 007/14 -

CONVERSA INFORMAL

Ontem, sentado confortavelmente na varanda da bela casa da Villa Miragalli, na Costa Amalfitana, com a vista do mar Tirreno à minha frente, iniciei uma conversa informal com alguns empresários, a maioria italiana.

POLÍTICA E ECONOMIA

O papo, como geralmente acontece nestas ocasiões, iniciou pela troca de elogios sobre a indiscutível beleza do lugar. Mas, tão logo me apresentei dizendo ser brasileiro, da área da comunicação, aí não teve jeito: a conversa acabou enveredando mesmo para a política e economia.

TRÊS COISAS

Todos, cheios de curiosidade, me perguntaram quase que ao mesmo tempo, três coisas: 1- o que está acontecendo com a economia brasileira; 2- o que é o tal de MENSALÃO; e, 3- qual o envolvimento do ex-presidente Lula e seu partido com as falcatruas.A razão para tais indagações, como deixaram claro, deriva do fato de que, ultimamente, a maioria dos jornais europeus vem falando muito sobre esses assuntos.

FAMA DE LULA NO EXTERIOR

Pois, para que todos entendessem o que acontece com o Brasil, comecei a minha exposição esclarecendo que a fama conquistada pelo ex-presidente Lula no exterior se deve, principalmente, à solidez do nosso sistema financeiro, o qual já havia sido reformado no governo anterior, pelo presidente FHC. E que, em função disso o Brasil passou a receber forte ingresso de capitais estrangeiros.

DUAS RAZÕES

A seguir tratei de explicar que o Brasil passou a ser conhecido mundialmente a partir de 2008, por duas importantes razões: 1- tinha sido incluído na lista dos países que compõem o BRICS; e, 2- com o estouro da Bolha Imobiliária mundial, milhares de investidores temerosos queriam um porto seguro para depositar suas economias.

VITRINE

Como, naquele exato e bom momento, o Brasil estava sendo governado pelo ex-presidente Lula, criou-se uma falsa imagem mundial de que ele era o grande responsável pela vitrine que fazia do nosso país uma Nação Emergente promissora e confiável. Mais: com forte disposição e capacidade para apresentar um longo crescimento econômico.

MITO

Foi, portanto, ali que se criou o mito de que Lula era, de fato, um grande estadista e/ou um político honesto acima de qualquer suspeita. Mesmo que a verdade já esteja sendo revelada, muitos ainda se recusam a acreditar que o nosso ex-presidente tivesse a capacidade para fazer tanta gente de boboca por tanto tempo por este mundo afora. Porém, diante da enxurrada de denúncias, e, principalmente pelo desfecho que o STF está dando para os envolvidos no Mensalão, já se percebe que aquele encantamento vai, paulatinamente, sendo substituído por um ar de nojo e rebeldia por parte dos mais esclarecidos que se deixaram levar por tamanha ingenuidade.Continua amanhã...

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • RECLAMAÇÕES
    A Agência Nacional de Telecomunicações ANATEL anunciou que vai nas próximas semanas convocar operadoras de TV por assinatura a fim de que justifiquem os altos números de reclamações nos Procons do país. No Procon Porto Alegre desde janeiro deste ano o número de queixas sobre TV por Assinatura contabilizaram 689 reclamações.
  • SEMINÁRIO
    Com o objetivo de identificar oportunidades para promoção de ações integradas envolvendo empresas, governos e instituições de ensino profissionalizantes, a Amcham-Porto Alegre (Câmara Americana de Comércio) e o Centro de Integração Empresa-Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS) realizam no dia 27 de setembro o Seminário Construindo a Educação Profissional do Futuro, no Centro de Eventos CIEE. Mais informações pelo e-mail eventos.portoalegre@amchambrasil.com.br
  • ACAMPAMENTO FARROUPILHA
    A organização decidiu prorrogar a festividade até o final de semana. A programação de bailes e shows vai até o dia 20, mas o comércio, serviços públicos e os piquetes continuarão funcionando. Em função das fortes chuvas dos últimos dias e da previsão meteorológica, a coordenação da Semana Farroupilha decidiu transferir para sexta, 21, o Desfile Temático Farroupilha.
  • FERIADO
    Lojistas do segmento varejista da Capital e Alvorada devem estar atentos para a abertura no feriado desta quinta-feira, dia 20 de setembro. O Sindilojas Porto Alegre informa que os empresários do comércio só podem abrir na data sem a presença de funcionários. A Entidade explica que não foi firmada a convenção coletiva de trabalho para autorizar a escalação de empregados em feriados, conforme dispõe expressamente o art. 6º-A da Lei nº 10.101/00.

FRASE DO DIA

Se nos sentarmos agora, podemos ser atropelados mais tarde.

Franklin D. Roosevelt