Artigos Anteriores

NOVA BOLA FORA

ANO XIV - Nº 007/14 -

OBSERVAÇÕES CRÍTICAS

Para os menos iniciados e/ou desinteressados em assuntos de economia, até admito que as minhas observações, a maioria delas contrárias às decisões tomadas pelo governo Dilma-neocomunista-petista, sejam vistas como uma implicância e/ou certa má vontade.

POPULISTAS-ELEITOREIRAS

Contudo, mesmo correndo risco de ser taxado como -pessimista incorrigível- faço aqui um esclarecimento: em todos os bons livros de economia que li e estudei, desde o momento que entrei para a universidade, medidas como essas que vem sendo constantemente anunciadas pelo governo (com o propósito altamente populista-eleitoreiro de fazer com que o povo acredite que têm o poder de segurar a inflação e estimular o crescimento) são absolutamente falsas.

RESULTADOS PIORES

Mais: por serem falsas, ou inócuas, ao longo do tempo as equivocadas decisões acabam por produzir resultados econômicos cada vez piores. Além de fazer crescer a desconfiança, a credibilidade e os investimentos minguam e/ou desaparecem.

A ÚLTIMA MEDIDA

Observem, por exemplo, o que vai produzir, de fato, esta última decisão do BC (que nada tem de independente), anunciada na última sexta-feira, que promete liberar algo com 45 bilhões do compulsório para estimular o crédito.

DRAGÃO

Ora, além de encharcar o mercado de dinheiro, o que faz aumentar ainda mais a chama da fogueira da inflação, a medida contraria totalmente o que diz a Ata do Copom, no que diz respeito à necessária manutenção da taxa Selic em 11% aa para não cutucar o Dragão.

CAMISA DE FORÇA

Portanto, se alguém ainda se coloca como -otimista- ante tal decisão, antes que manifeste a vontade de me espancar por discordar tecnicamente, peço que seus familiares coloquem, imediatamente, uma camisa de força no coitado. Uma coisa é certa: mais estrago será colhido com este tipo de semente.

BOLA FORA

Vale dizer que o crédito está contraído porque o sistema financeiro entendeu que o risco de inadimplência está alto. Portanto, a decisão de liberar mais dinheiro para crédito não melhora o perfil dos devedores. Tampouco vai levar o povo a buscar mais endividamento. Bola fora deste governo, que precisa ser substituído com urgência por outro que: 1- queira abandonar esta Matriz Bolivariana; e 2-, que faça as REFORMAS QUE O PAÍS NECESSITA.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • FOCUS
    A semana começa mal, como sempre: o Boletim Focus de hoje mostra que a projeção para o PIB deste ano caiu novamente. De 0,97% (semana passada) para 0,90%, ou seja a nona revisão consecutiva para baixo.
  • IPCA
    A pesquisa Focus mostrou também que a expectativa para o IPCA nos próximos doze meses manteve-se praticamente inalterada: de 5,95% na semana anterior para 5,94%.
  • CONSTRUÇÃO CULTURAL
    O Sindicato das Indústrias da Construção Civil no RS (Sinduscon-RS) reúne hoje, às 14h, na sede da entidade, autoridades, lideranças culturais e convidados da imprensa gaúcha para o lançamento do Projeto Construção Cultural, iniciativa inédita que irá marcar os 65 anos da entidade e trará impactos diretos para capital gaúcha.
  • CONSTRUÇÃO CIVIL
    Pelo quinto mês consecutivo, o Índice de Confiança da Construção (ICST) da Fundação Getúlio Vargas aponta uma evolução desfavorável do ambiente de negócios do setor, ao registrar variação interanual de -10,3%, no trimestre findo em julho de 2014.

FRASE DO DIA

A diferença entre o inteligente e o sábio, é que o sábio pensa a longo prazo.

Rui Barbosa