Artigos Anteriores

NÃO HOUVE ARREPENDIMENTO

ANO XIV - Nº 007/14 -

ESPERTEZA

É provável que os apaixonados pelo governo Lula nunca concordem, mas não posso ficar calado diante de tanta baboseira e enganação. Esta questão que envolve a agora fracassada MP 232 precisa ser bem esclarecida para que não paire dúvidas sobre o acontecido. Vejam: o governo Lula percebeu que não conseguiria aprovar a MP232. Vamos deixar bem claro que o recuo só se deu por falta de votos a favor da medida.

CRIMINOSO

Não foi, portanto, por percepção de que estava cometendo um crime grosseiro contra a sociedade. O fato é que o governo continua, pois, sendo criminoso. Mesmo que tenha revogado a fatídica MP antiga e editado outra, -MP 243-, sem tantos malefícios contra as empresas prestadores de serviço.

REVANCHE

O que precisa ser bem entendido é que não houve o principal: o arrependimento. Isto torna claro, possível e capaz de que teremos uma revanche mais à frente. É só ficar descuidado e o ferro aparece. Vamos precisar ficar, portanto, com os olhos muito bem abertos daqui para frente. Eles, certamente, nunca vão desistir. O próprio relator da MP, gente, continua convicto da sua necessidade.

RECADO BEM DADO

Até agora, munida de grande capacidade de mobilização, a sociedade deixou bem claro que a otimização de recursos fiscais tem uma outra forma para ser conquistada: pela diminuição de despesas. Embora nunca tentada, este foi o recado da sociedade ao governo. Responsabilidade Fiscal, sim. E muita. Mas, com forte diminuição de gastos. É a melhor fonte para conceder benefícios ao povo. Mesmo que tímidos e muito aquém do desejado. Espero que o governo tenha entendido. Sim ou não?

COLAPSO

A atitude do governo do RS, apesar de ter sido tomada no dia 32 de dezembro de 2004, começa a funcionar a partir de hoje, 01 de abril. Decisão lamentável e inconseqüente, promove uma elevação brutal nos preços de produtos (combustível) e serviços (telefonia e energia elétrica) por impossibilidade de sonegação do ICMS incluído. É pagar ou pagar. Não tem outra maneira para fugir da estupidez.

RISCADO DO MAPA

Se o governo entende que é necessária a elevação do ICMS, por outro lado está dizendo: risquem o RS do mapa das oportunidades. Um recado bem claro para que turistas não mais visitem o Estado. E que empresas tirem da cabeça a idéia de aqui se instalarem. O único campeonato que nunca perdemos é o dos custos. Somos um Estado caro e não aceitamos concorrentes. Isto já está provado pela cesta básica e por tudo o mais. Esta, gente, é a qualidade de vida que vendemos. A pior. Só os apaixonados e bairristas não vêem.

ALEGAÇÃO INFANTIL

A alegação do governo do RS, de que muitos consumidores de baixa renda foram beneficiadas pela redução do ICMS, é no mínimo, infantil. Todos os produtos consumidos pela sociedade deverão ser acrescidos da nova carga tributária. Os tais - beneficiados - vão pagar os novos preços. Isto não é considerado pelo governo. Esperteza ou incompetência? Responda!

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • NOVOS HORIZONTES
    O Sistema FIERGS, através do Sesi e do Senai, está implantando um programa que tem como finalidade adolescentes de baixa renda, promovendo inclusão social. Jovens de 14 a 16 anos e meio, escolaridade mínima de 5ª série e renda familiar de até dois salários mínimos, receberão capacitação profissional e pessoal. Quem tiver bom desempenho tem vaga garantida nos cursos de aprendizagem industrial do Senai.
  • FIM DO JEJUM?
    -Após 14 anos de jejum, as corretoras de valores voltaram a coordenar, em fevereiro, uma oferta pública de ações de uma empresa menor, com faturamento estimado em R$ 50 milhões em 2004. Antes disso, a última operação de abertura de capital organizada pelas corretoras ocorrera em outubro de 1991, com a marca Dijon . Neste ano, a Renar Maçãs parece ter retomado o processo. Estima-se que, no mínimo, 10 empresas menores, de diferentes setores, façam oferta pública de ações (IPO) ao longo deste e do próximo ano. Quer saber mais? Participe do 12º Fórum Brasil de Capital de Risco. As inscrições estão abertas até o dia 17 de abril. O caminho do crescimento e desenvolvimento das Empresas e Empreendedores pode ser por aqui. Para fazer a inscrição, entre no site: http://www.capitalderisco.gov.br/fm/cadastro_empreendedores.asp
  • TIRANDO O MOFO
    -O publicitário Dado Schneider discorrerá sobre as novas diretrizes do marketing no próximo Happy Business da ADVB/RS, cujo título é Tirando o Mofo do Marketing. O evento será no dia 7, às 8h30, na sede da ADVB/RS, em Porto Alegre. A entrada é franca. Informações pelo e-mail happybusiness@advb.com.br
  • BOVESPA
    Pelo segundo ano consecutivo, a Bovespa recebeu o Selo Animec, que homenageia as empresas, órgãos, entidades ou instituições que colaboraram para o desenvolvimento do mercado de capitais no ano passado ou que atuaram em defesa dos investidores minoritários. A Bovespa recebeu o prêmio pela iniciativa do projeto de popularização do mercado de capitais no país.

FRASE DO DIA

DO SUBLIME AO RIDÍCULO SÓ TEM UM PASSO.

N.Bonaparte