Artigos Anteriores

MURAL PENSAR+

ANO XIV - Nº 007/14 -

NOVA SÉRIE

Como a série -CONTAGEM REGRESSIVA-, que contou com textos produzidos por pensadores que integram o PENSAR+, teve grande repercussão junto aos leitores/assinantes do Ponto Critico, a partir de hoje dou início a uma nova série de publicações, agora em caráter permanente, batizada como MURAL PENSAR+.

 

PROPÓSITO

Por óbvio, o propósito do MURAL PENSAR+ é o mesmo: além de dar espaço para conteúdos produzidos pelos pensadores, o Ponto Critico brinda os leitores com mais opiniões e comentários quanto às propostas e decisões tomadas e/ou não tomadas por nossos governantes.

 

CAUSA/EFEITO

Como de praxe, é sempre importante lembrar, todos textos devem estar comprometidos com a relação CAUSA/EFEITO, coisa que o PENSAR+ entende, desde que foi criado, como fator indispensável para proporcionar um melhor esclarecimento sobre os temas abordados.

 

 

FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO

Como o fim do Ministério da Cultura provocou uma enorme histeria junto a diversos artistas e muitos de seus fãs, o pensador, cientista político e professor Fábio Ostermann se ofereceu para inaugurar o MURAL PENSAR+ com o texto abaixo, que leva o título -FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO-. Eis:

 

 

 

FALTA DE SENSO

A celeuma pública criada em torno do fim de um "Ministério da Cultura" é apenas mais um sintoma da falta de senso de prioridades e de proporção que permeia o debate público hoje no Brasil.

Não vivêssemos em um país onde 50% da população não tem acesso a saneamento básico e 75% são analfabetos funcionais - sem falar, claro, nos 60 mil homicídios por ano - até poderíamos tentar levar esta discussão a sério. Mas não. 

 

 

FINANCIAMENTO PÚBLICO

O fato é que quando se olha para um país de cultura rica e pujante se percebe que esta se desenvolveu, via de regra, pela conjunção de dois fatores: presença de excedentes materiais privados e liberdade.

O financiamento público da cultura em um país pobre e quebrado como o Brasil é a exata antítese disso. Mas, como dizem, "farinha pouca, meu pirão primeiro". O grande problema, no entanto, é que, seguindo nesse ritmo, em breve não sobrará mais farinha - e nem pirão - pra ninguém. 

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • IPCA-15

    De acordo com dados do IBGE, o IPCA-15 registrou alta de 0,86% em maio, acelerando em relação ao resultado de abril, quando ficou em 0,51%. O número veio acima do esperado e, com isso, o indicador acumula altas de 4,21% no ano e de 9,62% em 12 meses.

  • 33ª UNIDADE ZAFFARI

    A partir desta terça-feira (24), passa a operar no endereço do antigo Cinema Cacique, na Rua dos Andradas, 933, Centro de Porto Alegre, a 33ª unidade do Grupo Zaffari. O supermercado Zaffari Rua da Praia, cujo nome faz referência à forma como popularmente o logradouro é chamado, possui 1.260m² de área de venda. A inauguração do empreendimento resgata o espaço que foi ocupado pelo Cinema Cacique, ampliando as áreas de atividade do bairro e integrando a mobilização que busca revitalizar o Centro Histórico de Porto Alegre.

    A unidade conta com 16 check-outs e é voltada para o atendimento dos moradores do entorno, e do numeroso público que trabalha e circula na região central da cidade. A unidade conta com os serviços, instalações e variedade de produtos que caracterizam toda a rede Zaffari, incluindo seções especializadas como hortifrutigranjeiros, fiambreria, confeitaria, padaria, congelados, carnes, cervejas e vinhos.
     

  • DECOR CHEF

    O DecorChef é um concurso gastronômico que vai reunir arquitetos, decoradores e paisagistas, para uma grande brincadeira, que acontece pela primeira vez no D&D Shopping. A ideia surgiu da parceria entre grandes marcas como Florense, Mekal, GrandCru, UD House, Spicy, Mundo do Enxoval, L’Atelier e Mirna Flores.

    Curte cozinhar? Então monte sua dupla e envie um vídeo contando o porquê vocês devem participar. As inscrições acontecem de 18 a 29 de maio. Ao todo, 12 duplas irão apresentar seus talentos culinários e competir durante três etapas, mas só os melhores irão se enfrentar na grande final e poderão concorrer a prêmios incríveis. Informações no site da Florense: www.florense.com.br

     

FRASE DO DIA

A diferença entre a inteligência e a estupidez é que a inteligência é limitada.

Roberto Campos