Artigos Anteriores

LETARGIA MENTALLETARGIA MENTAL

ANO XIV - Nº 007/14 -

O TEMPO DIRÁ

Uma coisa é preciso ter em conta: os brasileiros nada têm a ver com o regime praticado na Venezuela. Isto é um problema exclusivamente deles. Se o povo entendeu que assim seria melhor, que se dane. O tempo dirá (e já está dizendo) o quanto os venezuelanos estavam enganados. E o quanto custará também uma volta atrás.

DITADURA CONSENTIDA

Lula, por ser amigo fiel confesso de Hugo Chávez, insiste em dizer que a Venezuela é um país democrático. O que ele não diz, entretanto, é que aquele país já está sendo governado sob o regime ditatorial, devidamente aprovado pela via democrática.

ARMADILHA

A cada dia que passa novas leis passam a vigorar e dão sustentação à ditadura. As quais impedem de todas as formas qualquer manifestação do povo. E muito menos admitem qualquer arrependimento por terem caído na armadilha da aprovação da ditadura. O povo venezuelano, enfim, virou refém de Hugo Chávez.

CONSOLIDAÇÃO

O risco que a ditadura Chavista oferece ao Brasil, e que nos interessa sobremaneira, é que Lula e seu grupo insistem no ingresso da Venezuela ao Mercosul. Por isto Lula diz que o regime lá é democrático.Aliás, a declaração feita pelo nosso Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim é uma pérola: - A entrada da Venezuela no Mercosul será a consolidação da democracia na América Latina.

INGRESSO IMPORTANTE

Lula, quando apertado, adota o escape de que nada sabe. Mas, não nega o quanto é importante para o PT o ingresso de um ditador no Mercosul. Seria importantíssimo para ajudar na implementação do regime social-comunista nos países membros do bloco.

GOSTO PELO REGIME

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, foi chamado de cínico e mentiroso por Chávez. O amigo Lula, ainda assim, prefere fazer carinho no ditador. O rei Juan Carlos, assim como o primeiro ministro Zapatero, da Espanha, reagiram com força à estupidez promovida por Chávez, no Chile. Lula, minimizou e preferiu ficar ao lado do amigão.Diante de tanta evidência, sem qualquer tipo de interpretação apressada, uma coisa está clara: Lula gosta muito do regime de Chávez.

LETARGIA MENTAL

O que leva um povo a aceitar o que está acontecendo na Venezuela e na Bolívia, principalmente, é a letargia mental. Como bem descreve o economista Rodrigo Constantino, no seu livro -Egoísmo Racional- (Documenta Histórica Editora):

os homens são seres racionais, mas é preciso lembrar que a racionalidade é uma questão de escolha. É preciso querer ser homem, já que temos consciência volitiva, dependente da nossa vontade de pensar, que não é um ato automático.

Decidir buscar a razão e a lógica é o que nos torna homo sapiens, e não chimpanzés reagindo apenas por instinto. Coisa que, infelizmente, nós os latino-americanos estamos fazendo.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • SIMÕES PIRES
    Os descendentes de Matheus Simões Pires, (na qual me incluo) vão se juntar no I Encontro da Família Simões Pires, em Rio Pardo, no próximo sábado, dia 1º de dezembro de 2007, no CTG Rodeio. As confirmações de presença dos familiares podem ser feitas pelos telefones 051 -99727975 e 051- 91478212.
  • FESTIVAL DE TURISMO
    A 19ª edição do Festival do Turismo de Gramado encerrou com um crescimento de aproximadamente 9% nos negócios e na ocupação dos espaços, e a participação de 13.110 profissionais do trade. O festival teve a participação de mais de 30 países de cinco continentes com cerca de duas mil marcas expostas, comprovando a qualidade do Festival do Turismo, como oportunidade para efetivar a comercialização dos produtos turísticos, além de consagrar a feira como a de maior geração de negócios para o trade da América do Sul.
  • TECNOPLAST
    Foi divulgado o balanço final da Tecnoplast ? Feira de Tecnologias para a Indústria do Plástico, Borrachas, Moldes e Matrizes. Entre os dias 20 e 23 de novembro de 2007, foi comercializado um total de R$ 52,3 milhões de reais. O evento, que esteve em sua 4º edição, trouxe ao centro de exposições da Fiergs 22 grupos chineses. O reaproveitamento de materiais como plástico, borracha, o isopor, entre outros produtos feitos por máquinas inovadoras em processo de reciclagem, foi uma das grandes novidades desta feira. Empresas fabricantes de máquinas injetoras e extrusoras plásticas lideraram o ranking de vendas.
  • DESTAQUE ESPECIAL
    O Conselho Regional de Economia (Corecon/RS) que a cada ano homenageia com o Prêmio Destaque Especial, economistas que tenham uma trajetória profissional diferenciada, com contribuições para o desenvolvimento econômico regional conferiu a distinção em 2007 para o economista Ary Burger. A homenagem será entregue no dia 5 de dezembro, juntamente com o Prêmio Economista do Ano e Prêmio Conselho Regional de Economia Corecon/RS - Monografias e Artigos.

FRASE DO DIA

A LIBERDADE NÃO É UM MEIO PARA UM FIM POLÍTICO MAIOR; ELA PRÓPRIA É O MAS ELEVADO FIM POLÍTICO. .

Lord Acton