Artigos Anteriores

JULHO: AVANÇOS IMPORTANTES

ANO XIV - Nº 007/14 -

CRENÇA UNIVERSAL

Há uma crença universal que diz  que agosto é o mês do desgosto. Esta possível constatação, no que diz respeito ao agosto brasileiro, que está batendo à porta, vou deixar para mais adiante quando o período já estiver concluído.

CATEQUESE GLOBAL

Por ora, o que se pode dizer, sem receio de errar, é que o mês de julho está terminando melhor do que começou. Isto em meio a um avassalador massacre promovido pela CATEQUESE GLOBAL (leia-se, vários meios de comunicação, notadamente a Rede Globo), que prega, abertamente, o afastamento de Michel Temer.

PESQUISA CNI/IBOPE

Com tamanho bombardeio, não por acaso o governo Temer chega ao final do mês de julho com avaliação de ruim ou péssimo por 70% dos brasileiros, segundo informa a pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem, 27.

REFORMAS

Tais números identificam, claramente, que a maioria dos brasileiros ainda não percebeu, ou não levou em conta, que aqueles que estão na linha sucessória para substituir o presidente, como determina a Constituição, são alvos das mesmas suspeições que atingem Michel Temer. E, para piorar, também não veem  que nenhum deles mostra a mínima capacidade ou vontade para fazer reformas.

A OLHOS VISTOS

Pois, enquanto os catequizadores seguem exercendo enorme pressão para afastar o presidente Michel Temer, o que vem causando mais e mais insegurança política, econômica e social por todos os cantos do país, o mês de julho está encerrando, a olhos vistos, com algumas boas conquistas. Eis aí algumas:

BOAS CONQUISTAS

1- a inflação, que segue cedendo;
2- os juros, que caíram para um dígito;
3- quatro aeroportos, que nesta semana passaram para mãos competentes da iniciativa privada;
4- a condenação do ex-presidente Lula;
5- a prisão do ex-presidente do BB e da Petrobrás; e, para ficar só por aí,
6- o fato de ter virado coisa do passado o reconhecimento de firma para documentos federais.

TAXA DE DESOCUPAÇÃO

Mais: até a taxa de desocupação no Brasil recuou. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) a taxa de desemprego recuou 0,7 p.p., ficando em 13% no segundo trimestre deste ano. Foi o primeiro recuo estatisticamente significativo dessa taxa desde o trimestre outubro/dezembro de 2014.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • TLP

    Segundo admite o superintendente de produtos da B3, Fabio Zenaro, a substituição da Taxa de Juro de Longo Prazo (TJLP) pela Taxa de Longo Prazo (TLP) nos financiamentos do BNDES, a partir do ano que vem, irá movimentar o mercado de hedge, ao tornar mais fácil para as empresas adquirir proteção junto aos bancos da exposição ao crédito tomado.

    "Com a TLP, que é definida pelo IPCA somado à taxa de juro real da NTN-B de cinco anos, os parâmetros são líquidos e conhecidos do mercado, o que facilita a busca de proteção", disse Zenaro.

  • BOURBON GAME SHOW

    Os candidatos que participam do concurso de cosplay que acontecerá durante o Bourbon Game Show, em Porto Alegre, enfrentarão um jurado inusitado: o Watson, a plataforma de inteligência artificial da IBM. Os cosplayers são fãs que se vestem como seus personagens favoritos do cinema, séries, games e quadrinhos, e a competição integra a programação do evento multicultural, realizado no Bourbon Shopping Wallig nos dias 29 e 30 de julho.

    Para ter acesso ao evento, os clientes devem trocar R$ 200,00 em notas fiscais de compras realizadas exclusivamente em lojas do Bourbon Shopping Wallig por um ingresso até o dia 28 de julho. O ponto de troca está localizado no próprio Bourbon Shopping Wallig. 

FRASE DO DIA

Tem coisa que a gente não perde, se livra!