Artigos Anteriores

INSTITUIÇÕES E LEIS FRACAS

ANO XIV - Nº 007/14 -

MEROS RÉUS

Depois de muito tempo, só agora houve a decisão dos ministros do STF, que nada mais foi do que aceitar as denúncias contra os 40 ladrões mensaleiros. Os facínoras, por enquanto, chegaram ao mero estado de réus num processo que já deveria ter colocado todos na prisão, por terem sido flagrados roubando o dinheiro público.

BENEFÍCIO

Embora estejamos, lamentavelmente, ainda numa fase muito inicial dos processos que podem levar a alguma possível condenação, a nossa mídia considerou um tento importante o fato de ninguém ter escapado. Até aí tudo bem, mas só o fato de ainda haver muito tempo pela frente, o prazo para poder condenar um ou outro envolvido já é um grande benefício para os réus.

ESTÍMULOS À BANDIDAGEM

Coisas, enfim, que só as péssimas leis brasileiras conseguem promover. E, exatamente por ser assim é que há enormes estímulos para a fantástica prática de crimes por aqui. Sem poder ficar regozijado de fato, ao menos já ficamos um pouco mais satisfeitos pelo fato de que os ministros do STF não terem se ajoelhado diante da pressão política. Mas isto não basta.

ACREDITAR?

Um dos ministros do STF chegou a dizer, ontem, que depois da decisão histórica é possível acreditar nas instituições brasileiras. Se bem entendi a afirmação, o ministro fez um grande deboche. Até porque, daqui para frente, os réus vão ter muitos anos à frente para se defender, e, quem sabe, escapar da condenação. Como é possível acreditar em instituições que beneficiam os criminosos?

NOTICIÁRIOS INTERNACIONAIS

Enquanto muita gente por aqui está feliz com a decisão do STF, sendo que alguns estão imaginando que houve uma condenação final, os noticiários internacionais dizem outras coisas: querem saber como é possível que os brasileiros aceitam o fato de praticamente todos os réus serem amigos íntimos do presidente Lula. A maioria foi escolhida por ele para ocupar ministérios, assessorias e diretorias de estatais. E agora?

A CULPA É DELES

Como das vezes anteriores o que vai acontecer diante das notícias veiculadas no mundo todo é o seguinte: a mídia internacional não gosta do Brasil e quer que fiquemos submissos e eternamente terceiro-mundistas. A culpa, enfim, é dos países ricos.

CAPITAL DAS CARROÇAS

Candidato a sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, caso o Brasil seja escolhido como país do evento, o RS deve receber ainda hoje a visita da Comissão de Inspeção da FIFA. O grupo, responsável pela análise das condições de infra-estrutura dos estados e cidades que disputam a chance de receber os jogos, será recepcionado em Porto Alegre pela governadora e pelo prefeito da capital. Pelo que se sabe o pessoal da FIFA quer conhecer de perto a capital mundial das carroças. Vão ficar impressionados. Bem impressionados, não?

OHTAKE NA FLORENSE

O arquiteto Ruy Ohtake, considerado um dos expoentes da arquitetura brasileira, visita, nesta sexta-feira, 31, a unidade industrial da Fábrica de Móveis Florense Ltda, em Flores da Cunha, RS, uma das maiores empresas moveleiras do Brasil.A visita de Ruy Ohtake acontece após o êxito da parceria firmada entre o profissional e a Florense na execução do espaço da consagrada marca de móveis no Casa Cor São Paulo 2007, evento realizado recentemente na capital paulista. O resultado foi tão positivo que o trabalho conjunto tende a ser ampliado em futuros empreendimentos. Além de renomado arquiteto - seus projetos para os hotéis Renaissance e Unique são referências obrigatórias na cena urbana paulistana -, Ohtake também é reconhecido como criativo designer de móveis.

TRAINEES

O Grupo Gerdau recebe até o dia 23 de setembro as inscrições para o programa Futuro Gerdau Trainees 2007. São cerca de 200 vagas distribuídas por oito estados onde o Grupo mantém unidades siderúrgicas (RS, PR, SP, RJ, MG, PE, CE e BA).Podem se inscrever profissionais recém-formados ou graduados há até dois anos nos cursos de Administração, Economia, Comunicação Social, Comércio Exterior, Engenharia (metalúrgica, de produção, mecânica, mecatrônica, civil, de materiais, elétrica, química, florestal, naval), Ciências Contábeis, Análises de Sistemas/Informática e Direito. As inscrições devem feitas na internet, no site: www.gerdau.com.br.Os candidatos devem ter domínio da língua inglesa, além de conhecimentos em espanhol. A seleção será feita em etapas eliminatórias, que incluem testes de conhecimentos gerais e de raciocínio lógico, dinâmicas de grupo, entrevistas individuais com gestores da empresa e o exame TOEIC (Test of English for International Communication), que determina os conhecimentos do candidato na língua inglesa aplicada ao mundo dos negócios.

REVOLUÇÃO

Segundo a governadora do RS, Yeda Crusius, a ampliação do investimento de R$ 439 milhões da WTorre ERG Empreendimentos Navais para a expansão da obra do Dique Seco, no superporto de Rio Grande, com o apoio do governo do Estado, tem o significado de - uma revolução - para o desenvolvimento sócio-econômico da Metade Sul e de todo o Estado. Para montar plataformas de exploração de petróleo e gás, já existe fila de quatro anos, no mundo, afirmou Yeda, pois a WTorre vai fazer três diques secos. Vai ampliar em três vezes o que estava previsto.

MELHORES DA TERRA

A cerimônia de premiação dos vencedores da 25ª edição do Prêmio Gerdau Melhores da Terra aconteceu hoje, 30, na fábrica da Gerdau em Sapucaia do Sul/RS.A premiação foi para 11 vencedores: 9 máquinas e equipamentos agrícolas e dois trabalhos científicos. Em 2007, o Prêmio alcançou uma marca recorde de inscritos em duas de suas três categorias: Destaque (49) e Pesquisa & Desenvolvimento (516). Na categoria Novidade, o número de inscrições foi igual ao de 2006 (35). No total, foram 600 participantes.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

O HOMEM SEMPRE VIVE DE ESPERANÇAS.

Rui Barbosa