Artigos Anteriores

INDUTORES DO ATRASO

ANO XIV - Nº 007/14 -

VÍRUS DO ATRASO

Se o mundo todo está infestado por gente contrária ao desenvolvimento, o Brasil, decididamente, está fazendo de tudo para ganhar fama e mostrar qual país mostra maior resistência.

RELUTÂNCIA INVEJÁVEL

Caso o Brasil não consiga levar o troféu de país atrasado em obras públicas, ainda assim já conseguiu mostrar que tem credenciais suficientes para pleitear o título de PAÍS SUI GENERIS. É o que se vê face à incrível relutância do povo quanto à melhoria da nossa paupérrima infraestrutura.

PERERECA INCONVENIENTE

Já escancaramos ao mundo todo, por exemplo, o quanto somos capazes de trancar (e muitas vezes impedir) a construção de hidroelétricas, viadutos, estradas, etc., só porque uma inconveniente perereca, ou coisa do tipo, apareceu pelo caminho. Loucura inominável, não?

COPA DE 2014

Atenção, gente: neste exato momento em que as exigências são grandes para poder sediar a Copa de 2014, a cidade de Porto Alegre, que só recebe obras públicas de vulto a cada trinta anos, está enfrentando uma fantástica dificuldade, que suponho muitos não vão acreditar.

VIADUTO

Pois, um grupo de pessoas estúpidas, compadecido com dois ou três passarinhos, está se manifestando contra a construção de um importante viaduto na 3ª Perimetral, sobre a rua Anita Garibaldi, só porque se faz necessária a remoção de algumas árvores. Pode?

ALEGRIA DOS PASSARINHOS

O curioso é que nos terrenos que deram lugar aos prédios onde vivem esses manifestantes, muitas árvores precisaram ser removidas. E até o presente momento nenhum deles se manifestou pela necessária demolição dos prédios, para que árvores voltem a ser plantadas no local. O que faria, certamente, a alegria dos tristes passarinhos.

SUI GENERIS? OU HORS CONCOURS?

Ou seja, depois de instalados, os manifestantes entendem que o pedaço é exclusivamente deles. A partir daí fazem de tudo para que nada de bom seja feito ou construído para o povo. Pertencemos, afinal, a um povo SUI GENERIS? Ou, quem sabe, somos HORS CONCOURS?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • CHINA
    A China indicou que o yuan deixou de estar muito subvalorizado, o que deverá alimentar ainda mais as acusações que surgem na corrida presidencial dos Estados Unidos, de manipulação cambial pelos chineses.Autoridades do banco central chinês disseram ontem que o gigantesco déficit comercial da China registrado em fevereiro mostra que o valor de sua moeda está perto do equilíbrio, após mais de seis anos de valorização gradual.
  • CHARM COLLECTION
    De tempos em tempos, os principais fabricantes mundiais de móveis high end promovem fortes guinadas em suas coleções para sacudir conceitos e mercados, jogando com toda a criatividade e arrojo de seus designers e com toda a capacidade técnica dos departamentos de engenharia e produção. Esse upgrade geral sempre resulta em coleções fora de série, onde design, matérias-primas, estrutura construtiva e padrões de acabamento acabam traduzindo-se num show de inovação que surpreende e encanta. É exatamente isso que está acontecendo agora com a CHARM COLLECTION, que a Florense lança no mercado agora em março, abrindo oficialmente a temporada 2012. Veja no hotsite (www.florense.com/charm) os vídeos, depoimentos e a coleção completa.
  • VAREJO
    Segundo o Termômetro do Varejo, índice de faturamento mensal divulgado pelo Sindilojas Porto Alegre, em fevereiro o setor de materiais de construção teve crescimento médio de 11,12% em relação ao mesmo período do ano passado. O acumulado dos meses de janeiro e fevereiro registra, neste segmento, 16,3% de crescimento na comparação com o mesmo período de 2011. O segmento de vestuário também cresceu no mês passado, registrando elevação média de 3,18% na comparação com fevereiro de 2011.
  • FISHLOW NA FIERGS
    Dirigido a empresários, economistas e profissionais ligados às áreas de finança e planejamento, o 3º Meeting de Economia traz a Porto Alegre, em 20 de março, o economista Albert Fishlow. Promovido pelo Sistema FIERGS, o evento inicia às 15h e tem como objetivo discutir temas relacionados à economia e cenários local e global, de forma a atender ao interesse do industrial na atualidade. Fishlow é um basilianista. Além de professor foi secretário-assistente de Estado para a América Latina em 1975-1976. Informações: 3347-8960 ou www.ielrs.org.br/economia

FRASE DO DIA

As duas coisas infinitas: o Universo e a tolice dos homens.

Albert Einstein