Artigos Anteriores

HANNOVER E OS ALEMÃES

ANO XIV - Nº 007/14 -

INFRA ESTRUTURA

Andar pela Alemanha, tanto nas grandes cidades (cheias de atrações), quanto nas menores (muito aconchegantes), todas elas ligadas por estradas de excelente qualidade é sempre um grande prazer e um aprendizado.

PROBLEMAS

A Alemanha, assim como todos os países, tem lá seus problemas. Mas, de forma geral, é perceptível o quanto o povo alemão é rigoroso e perfeccionista. Tudo que faz precisa ser de boa qualidade e toda a regra, uma vez aprovada, é para ser cumprida.

DIFERENÇA

Ao nascer, os alemães não diferem dos demais seres humanos. Todos choram, mamam e tratam de descobrir tudo o que existe à sua volta. No entanto, o que realmente faz dos alemães um povo rico é o importante conhecimento, adquirido desde cedo tanto em casa quanto na vida escolar.

CULTURA

Essa cultura e esse aprendizado estão presentes, sem qualquer possibilidade de erro, em todos os produtos e serviços fabricados na Alemanha, cuja qualidade é comemorada no mundo todo.

CAFÉ

Vejam, por exemplo, o café. A Alemanha não planta um pé de café. No entanto é na Alemanha que o café é melhor elaborado. Um show. Isto é agregar valor e inteligência a um produto que é consumido no mundo todo. É sempre importante ter recursos naturais, mas mais importante é saber o que fazer com eles. Os alemães sabem.

RECURSOS NATURAIS

Fico imaginando como seria a Alemanha caso tivesse tantos recursos naturais quanto o Brasil. Seria a potência de hoje multiplicada por dez ou mais vezes. Só não consigo imaginar que venhamos a ter a mesma educação dos alemães, para fazer o mesmo que eles fazem e do jeito que fazem. Lamento.

HANNOVER FAIR

Sem dúvida, a Feira de Hannover é o acontecimento tecnológico mais importante do ano. Mesmo com a crise que aí está o número de expositores não mudou: são mais de 6.150, de 61 países, distribuídos nos 27 pavilhões da Hannover Messe.Nesse primeiro contato identifico que os maiores focos da Hannover Fair estão nas áreas de Automação Industrial, Tecnologias de Energia, Subcontratação e Microtecnologia, cujo tema-chave deste ano é a Eficiência Energética nos processos industriais. Amanhã conto mais.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • MEDABIL
    A MEDABIL SISTEMAS CONSTRUTIVOS S.A. anuncia oficialmente nesta quarta,22, o início de produção de sua primeira planta industrial localizada fora do RS, cuja inauguração acontece quinta, 23. A nova unidade foi implantada no município de Extrema, em Minas Gerais, na divisa com São Paulo, dentro do processo de expansão da empresa gaúcha, que também contempla a futura instalação de fábrica no Nordeste, tendo em vista, inclusive, o incremento de suas exportações. O anúncio será feito durante café da manhã para a imprensa, às 9h45min, no Hotel Plaza São Rafael, quando a empresa também divulgará os números relativos ao seu desempenho em 2008 e as projeções para 2009, bem como os nomes dos seus atuais dirigentes.
  • BRASIL EM HANNOVER
    A ação de promoção comercial, articulada pela CNI, por meio da Rede CIN, foi organizada nacionalmente pela FIERGS, e levará 89 pessoas, entre empresários, representantes de entidades e governos. Deste grupo, 46 são do RS e terão o acompanhamento do presidente da FIERGS, Paulo Tigre, além de técnicos da entidade. A iniciativa conta com o apoio da União Européia, através da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Projeto Al-Invest.
  • FIERGS
    A Feira de Hannover, na Alemanha, é esperada com grande expectativa pelos empresários brasileiros que participam da edição 2009. A missão brasileira também contemplará visitas a empresas e instituições de referência na Alemanha, com acompanhamento técnico. O público-alvo da Missão Hannover 2009 abrange empresas interessadas em importar, exportar, estabelecer parcerias e atualizar-se nas novas tendências tecnológicas mundiais

FRASE DO DIA

TUDO SE APRENDE, ATÉ A VIRTUDE.

Joseph Joubert