Artigos Anteriores

FALANDO DE REFORMA POLÍTICA...

ANO XIV - Nº 007/14 -

ACORDO DO PONCHO VERDE

Plebiscito, da forma como o governo quer e pretende, entendo como uma manobra altamente diversionista. Como as autoridades não se declaram obrigadas a respeitar o que o povo vier a responder nas urnas, a manobra se assemelha ao Acordo do Poncho Verde, cujos itens acordados e assinados pelas forças que se envolveram na Revolução Farroupilha, no RS, jamais foram cumpridos.

REVOLUÇÃO FARROUPILHA

Como se sabe, o povo brasileiro em geral, e os gaúchos em particular, adoram fazer papel de bobo. E, para não fugir à esta regra, tudo indica que vão repetir a façanha novamente. Os gaúchos, para quem ainda não sabe, ficaram tão satisfeitos com o ACORDO NÃO CUMPRIDO, que até hoje festejam a derrota. Fazem, inclusive, feriado. Com direito a desfile e muita festa, no dia 20 de Setembro de cada ano. Pode?

REFORMA POLÍTICA

Pois, levando em conta o que dizem as pesquisas (a maioria gostou da ideia do plebiscito) o que me leva a crer que seremos intimados a responder (goela abaixo) um questionário-proposta sobre REFORMA POLÍTICA, o qual está sendo produzido pelos nossos maus governantes, é melhor que nos debrucemos sobre o assunto. Principalmente, porque neste momento o povo está desejando muito que o Brasil se torne, realmente, um país democrático.

BONS EXEMPLOS

Para começar é bom que todos saibam que bons exemplos de ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ELEITORAL, que proporcionam o bom funcionamento da democracia, já vigoram em vários países, com sucesso. Ora, partindo do princípio que a roda já foi inventada e testada, não há razão para que não seja copiada também no nosso pobre Brasil.

VOTO DISTRITAL

Entendo, portanto, de início, que o VOTO DISTRITAL é o que de melhor existe, mesmo com suas eventuais imperfeições: além de ser menos custoso para a sociedade faz com que os hábitos, propostas e preocupações dos eleitos sejam constantemente vigiados e fiscalizados pelos eleitores.

RECALL POPULAR

Entendo, também, que uma excelente providência seria o Brasil adotar o expediente do RECALL POLÍTICO, que significa o poder que o eleitorado tem de cassar e revogar o mandato de qualquer representante político. Ou seja, chamar de volta para REVALIDAÇÃO POPULAR, não só os mandatários reconhecidamente corruptos, mas os incompetentes ou inoperantes.

USO DA RAZÃO

Ao longo do período em que as manifestações de rua, e nas redes sociais, estão quentes e em busca de respostas e boas sugestões, proponho o seguinte: bem antes de passar mais um atestado de povo bobo, sugiro que passemos a estudar bem este tema. Quanto mais sérias e boas forem as propostas, menos risco elas têm de pecarem por excesso de emoção. Agora, quanto maior o uso da razão, melhor para o país.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • TIRAR A AREIA
    Normalmente, quando alguém quer impedir o funcionamento de uma máquina, ou obra, simplesmente coloca areia na sua engrenagem. No RS acontece o contrário: para impedir o andamento das obras, tanto públicas quanto privadas, as autoridades simplesmente não deixam a areia ser extraída. Pode?
  • CHEIRO RUIM
    Se ano tem cheiro, 2013 já está exalando o mesmo odor amargo de 1964. E quem está colocando os mesmos temperos são, novamente, os sindicatos. Que tal?
  • CABEÇA PODRE
    Certas doenças, mesmo com toda tecnologia médica à disposição, continuam simplesmente incuráveis. Uma das mais sérias doenças mentais, que não oferece a mínima possibilidade de cura, é aquela que se aloja basicamente na cabeças de comunistas, fazendo com que se tornem irrecuperáveis bestas sem cérebro. Na semana passada, mais um exemplo do tamanho do estrago que a doença proporciona foi protagonizado pelo presidente do PSOL do RS, Roberto Robaina: ele afirmou que o responsável por tudo que está acontecendo neste momento no Brasil é culpa do CAPITALISMO. Pode? Só internando...
  • TRANSPOSUL
    Nesta quarta-feira, 03, às 14h, inicia a 15ª Feira e Congresso de Transporte e Logística (Transposul), maior evento do Sul do País na área de logística. No Centro de Eventos da Fiergs, até o dia 5 de julho. Promoção do SETCERGS.

FRASE DO DIA

NÃO BASTA TER INTELIGÊNCIA. É PRECISO USÁ-LA CONSTANTEMENTE.