Artigos Anteriores

ENFIM, A VENEZUELA NA MERCOSUL

ANO XIV - Nº 007/14 -

ENTRADA TRIUNFANTE

Os membros do Foro de São Paulo, cuja condição para tanto é, de todas as formas, DEFENDER COM UNHAS E DENTES O COMUNISMO NA AMÉRICA LATINA, estão eufóricos. Sim, porque hoje, finalmente, usando o Brasil como palco, acontece a entrada triunfante e definitiva da Venezuela no Mercosul.

DESDE 1990

O desejo de reunir todos os países, cujos lideres não escondem que estão plenamente comprometidos com os princípios definidos na cartilha do Foro de São Paulo, iniciou em maio de 1990, seis meses após a queda do Muro de Berlim.

CONSTA NAS ATAS

Assim, sem pressa, na surdina como bem define o plano copiado da obra de Antonio Gramsci (Os Cadernos do Cárcere), os defensores do comunismo foram chegando ao Poder. De novo: nada disso é fantasia ou obra da minha imaginação. Está tudo escrito, com toda clareza, nas Atas de reuniões do Foro de São Paulo. Lei no site:(http://www.averdadesufocada.com)

VÁRIOS PAÍSES LATINOS

Hoje, além de Cuba, vários países latinos já são presididos por membros do FSP, simpatizantes, portanto, do comunismo, como se declaram nas reuniões do mesmo. É o caso da Venezuela (Chávez), Brasil (Lula/Dilma), Bolívia (Evo Morales), Equador (Rafael Correa), Argentina (Cristina Kirchner), Nicarágua (Ortega) e Uruguai (Mujica), por exemplo.

A VEZ DO EQUADOR E BOLÍVIA

A entrada da Venezuela vai proporcionar o ingresso de outros países no Bloco Comunista Sul Americano. Equador e Bolívia, que já são membros associados, articulam a entrada definitiva no Mercosul. Não há definições de datas nem prazos, mas há, sim, determinação e empenho políticos, segundo os negociadores, todos do FSP. Que tal?

COMERCIAL

O curioso é que a mídia fez questão de salientar o aspecto meramente comercial e não político, que se revela como o mais importante nas relações dos países que fazem parte do Mercosul. Chávez, que de bobo não tem nada, aproveitou espertamente o momento para ganhar a simpatia dos tontos: foi anunciada a compra, até 2013, de seis aeronaves Embraer 190 pela estatal venezuelana Conviasa, com valor estimado de US$ 270 milhões.

LESTE EUROPEU

Tudo isto que está acontecendo na America Latina já aconteceu no leste europeu. Da mesma forma, os povos dos países, que por muito tempo estiveram separados do mundo pela Cortina de Ferro, se deixaram levar pelo sonho comunista. O resultado, como é pra lá de sabido, foi o empobrecimento de todos. Que tal?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • INADIMPLÊNCIA
    A inadimplência das empresas cresceu 16,5% no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período em 2011, segundo informa a Serasa Experian. É a maior alta para o período desde 2009, quando houve crescimento de 35,8%.
  • BANCOS
    As dívidas não pagas junto aos bancos foram as que mais cresceram no primeiro semestre de 2012: alta de 23,9% ante o mesmo período de 2011.
  • STARBUCKS
    A Starbucks, maior rede de cafeterias do mundo, anunciou a abertura de mais duas unidades no Brasil em agosto, o que irá levar a soma total de pontos inaugurados no país para 16 cafeterias de janeiro a agosto de 2012. Com isso, a marca passa a ter 47 unidades nas cidades de São Paulo, São Caetano do Sul, Santo André e Campinas, Rio de Janeiro e Niterói. Ah, em Porto Alegre nenhuma. Que tal?
  • PREOCUPAÇÃO DOS GAÚCHOS
    Recebi do Pensador André Burger, gaúcho que vive em São Paulo, a seguinte mensagem, pra lá de oportuna:- Como sempre tuas visões são realistas, sem douração da realidade. Contudo, se o Brasil vai mal (e vai) o que se pode dizer do RS?Estive em Porto Alegre na 6ª feira para um bate e volta de reuniões de trabalho. Entre elas, passei os olhos no principal jornal do RS, a Zero Hora. Para minha surpresa, indignação e desespero, o quê leio nas páginas 4 e 5, sabidamente páginas que normalmente são dedicadas a assuntos importantes? O tema era a alteração dos critérios de eleição da primeira prenda. Este assunto, de vital importância para os gaúchos, ocupava a totalidade de duas páginas do jornal. Para os não gaúchos, a primeira prenda é a versão feminina do gaúcho e representa os ideais (?) dessa figura semi-mítica do homem e, no caso, da mulher do campo do RS. Que tal?Ficou claro que a prioridade do jornal, e por conseguinte dos seus leitores, passa longe dos efetivos problemas do estado e do país. Voltei para SP mais triste e sem esperanças.

FRASE DO DIA

SE VOCÊ É INCAPAZ DE APRENDER COM SEUS PRÓPRIOS ERROS APRENDA COM OS ERROS DOS OUTROS.