Artigos Anteriores

DESTAQUES 2005

ANO XIV - Nº 007/14 -

LISTA RESTRITA

Conforme informei no inicio de dezembro, divulgo abaixo aqueles que, exclusivamente pela minha ótica, se destacaram no ano que está findando. Como o enfoque das críticas e opiniões do

EMPRESAS

1- EMPRESA DE CAPITAL ABERTO ? A minha escolha vai para o Grupo Gerdau, pela forma com que vem se lançando no mercado internacional, com o objetivo claro de ser um dos maiores grupos siderúrgicos do mundo. Adotando as melhores práticas da Governança Corporativa, a transparência de suas ações tem conquistado respeito, credibilidade e grande interesse pelos investidores. 2- EMPRESA DE CAPITAL FECHADO ? O destaque de 2005 vai para a Fábrica de Móveis Florense, do município de Flores da Cunha, RS, pela ousadia de sua diretoria, liderada por Gelson Castellan. Depois de se transformar num modelo exemplar no sistema de franquias no Brasil, neste ano deu mais um passo importante, agora no mercado internacional, ao abrir a primeira loja franqueada em Nova York, EUA. Além de NY, novas franquias serão abertas tanto nos EUA quanto na Europa.

INSTITUIÇÕES

3- INSTITUIÇÃO GAÚCHA? Pelo melhor encontro realizado no RS, para debate de idéias e das nossas grandes necessidades, como foi neste ano o - Fórum da Liberdade ? o meu destaque vai para o Instituto de Estudos Empresariais. 4- INSTITUIÇÃO NACIONAL ? Pela forma clara e objetiva de propor constantemente idéias óbvias, adequadas e com resultados significativos em vários lugares, embora nunca experimentados aqui, o destaque nacional vai para o Instituto Liberdade

PESSOAS

5-

POLÍTICO

Mais uma vez não posso deixar de destacar o saudoso Roberto Campos. Com o desaparecimento de Campos e pela lacuna deixada, não há como ser concedido destaque a qualquer político vivo. Falta de lucidez e discernimento dos existentes, que só pensam corporativamente, faz com que Campos seja o homenageado. Insisto sempre para que continue servindo de melhor exemplo a ser seguido.6- EMPRESÁRIO ? O também já falecido Carlos Murgel, da Forjas Taurus, o qual enfrentou a estupidez da campanha do desarmamento, felizmente vencida no plebiscito pelos que exigem a liberdade de decidir alguma coisa neste país, é o meu destaque empresarial. Murgel nos deixou em 2005, mas lutou até o fim de sua vida, muito mais contra a injustiça do que pelos interesses de seus negócios.

MÍDIAS

7- MÍDIA DO ANO ? Apesar de não ser ainda reconhecida adequadamente pelas nossas agencias de publicidade, onde algumas tantas ainda insistem em viver no passado, a Internet é aquela que mais se destacou no ano.8-

MÍDIA IMPRESSA GAÚCHA

No ambiente gaúcho, o Jornal do Comércio foi a grata surpresa. Bem formatado, matérias bem fundamentadas e bastante completo para quem gosta de notícias sérias. Uma bela transformação fez deste jornal o destaque do ano.9-

MÍDIA IMPRESSA NACIONAL

O destaque de mídia impressa nacional vai, indiscutivelmente, para a Revista Veja. Corajosa, levou ao conhecimento público muita coisa que até então ninguém se atrevia a divulgar.

PAÍS

10- PAÍS ? Considerada, erradamente, a grande culpada do ano por aqueles que se recusam a fazer mudanças corretas para competir, a China é o meu país destaque de 2005. Ao invés de ser copiada naquilo que tem de bom, os incompetentes preferiram atirar pedras no exemplar modelo econômico adotado pelo país comunista. Espero que em algum dia seja percebido que aqui nem todos são bons e que lá não existem só piratas e incompetentes.

DESTAQUES NEGATIVOS

II - DESTAQUES NEGATIVOS

INTERNACIONAL

Sem qualquer sobra de dúvida ou possibilidade de comparação, o destaque negativo vai para Hugo Chávez. Embora, inexplicavelmente, esteja sendo endeusado por muita gente, o novo ditador de fato ainda vai causar aborrecimentos irrecuperáveis para a América Latina. NACIONAL ? O PT, por ter se convertido no partido político mais corrupto do Brasil, quiçá do mudo, é o grande destaque negativo nacional de 2005. Sem constrangimento, e diante de tantas provas e evidências, mesmo assim o presidente Lula, do PT, preferiu afirmar que desconhecia tudo e que até hoje nada foi provado. Vai para o Guiness Book, com o título de maior Mentiroso do Ano.

INAUGURAÇÃO

A Capa Engenharia e seus parceiros inauguram 3ªfeira, 20, às 18 horas, a nova Creche Comunitária Capela Navegantes, localizada na Avenida Guaíba, 3955. A unidade está contemplada pelo projeto ?Engenharia Social? da construtora.

BALANÇO

As realizações de 2005 e as projeções para o setor da Tecnologia da Informação (TI) no RS serão os temas abordados no encontro das entidades de TI do Estado, representadas pelos presidentes da Assespro/RS, da Internetsul, do Seprorgs, da Softsul e da Sucesu/RS; além do Conselho de Entidades de Tecnologia (CETI). Na próxima segunda-feira, 19, às 8h30, na sede do Seprorgs, para a imprensa.

CONVÊNIO

O Banrisul formalizou convênio com duas das maiores empresas de comércio eletrônico do País, a Submarino e as Lojas Americanas, responsáveis por significativa parte dos negócios realizados através da Internet no Brasil. Mais uma opção para os clientes do Banricompras, que demonstra sua força e competitividade ao firmar parceria com dois gigantes do comércio virtual. A Submarino (www.submarino.com.br) já está operando normalmente com o cartão e as Lojas Americanas (www.americanas.com.br) iniciam período de testes e desenvolvimento.

FESTA

O Sheraton Porto Alegre Hotel preparou para o fim de ano uma programação de jantares que traz o melhor da gastronomia internacional. Para quem quiser comemorar suas festas em grande estilo, os restaurantes Clos du Moulin e Bistrô Porto Alegre realizam a Ceia de Natal e o Jantar de Reveillon, com seus menus servidos a partir das 20h, nos dias 24 e 31 de dezembro. Os cardápios oferecidos têm a assinatura do chef Mauro de Souza, um dos mais importantes nomes do ramo da gastronomia.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

O DIA EM QUE A IDÉIA SURGE É O MELHOR DIA PARA EXECUTÁ-LA.

Fernanda Sacks