Artigos Anteriores

DESCOBRINDO O BRASIL

ANO XIV - Nº 007/14 -

ESTE É O BRASIL

Pelo número de mensagens que milhares de internautas estão jogando na rede de computadores, com críticas pesadas aos nossos governantes, fico com a impressão de que esses indignados não sabem que o nosso país se chama Brasil e que nós vivemos aqui.

UM HÁBITO CENTENÁRIO

Pela surpresa, espanto e indignação revelados pelos textos, fico a me perguntar: de onde saiu esta repentina insatisfação? Afinal, a irresponsabilidade e a safadeza são comportamentos habituais que nos acompanham há mais de 500 anos, desde a chegada dos descobridores portugueses.

FRUTO DAS VIAGENS AO EXTERIOR?

Pois, a melhor resposta que encontro para esta atitude está na seguinte pergunta: Será que tanta demonstração de indignação já é fruto das viagens que muitos brasileiros estão fazendo ao exterior? Quem sabe...

OLHOS MAIS ABERTOS

O aumento da renda tem levado muitos brasileiros a viajar para o exterior. Dependendo do destino, muita gente passou a conhecer povos mais educados. E o que significa ser cidadão.Visitar países mais desenvolvidos deixa os olhos mais abertos. E a consciência, idem. Portanto, pode ser por aí esta grande intolerância.

O QUE É UMA DEMOCRACIA

Mais: depois que uma verdadeira democracia é descoberta, muito daquilo que existe por aqui passa a ser visto como fraude, injustiça e muita desonestidade. Daí, para ficar revoltado com a nossa falsa democracia e com indiferença com que são tratados assuntos sérios, é um passo.

SÍNDICO

Mesmo assim é inadmissível tanta surpresa ou espanto com tudo que acontece por aqui. Não tem sentido. Se compararmos com a vida em condomínio, pergunto: O que se pode esperar de um prédio em que os proprietários elegem como síndico um sujeito que não tem a mínima noção de administração?

PARA SE LIVRAR DO PROBLEMA

Todos sabem que a maioria dos condôminos se esconde na hora da escolha do síndico. Como ninguém quer assumir o cargo, o escolhido acaba sendo um esperto, quem estava distraído ou quem acabou convencido de que todos o ajudariam. Quando o eleito toma posse e mostra a sua incapacidade para administrar, coisa que não pode ser contestada pelos condôminos que fugiram da encrenca, no dia imediatamente seguinte a ordem é cair de pau no novo síndico, chamando-o de incompetente. Estranho, não?No caso do país é mais ou menos assim, com uma grande diferença: para administrar o Brasil, em todos os níveis, aí muitos querem o cargo, em todos os Poderes. Mas a incompetência, a esperteza e a corrupção, a exemplo do que acontece nos prédios em condomínio, excede. E mesmo assim todos votam. Da mesma forma: para se livrar do problema.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • SEM SURPRESA - 1
    A novela colombiana -Chepe Fortuna-, que vinha sendo exibida na Venezuela, foi tirada do ar pelo ditador Hugo Chávez. Justificativa: Chávez não gostou de uma personagem ter o nome do seu país e de um cachorro se chamar Huguito. Que tal?
  • SEM SURPRESA - 2
    Não houve surpresas na primeira reunião do Copom no ano, que decidiu pela elevação da Selic em 0,5 p.p., agora em 11,25% ao ano. Em comunicado o COPOM confirmou a expectativa de mais aperto monetário: o aumento de ontem deu início a um processo de ajuste da taxa básica de juros, cujos efeitos, somados aos de ações macroprudenciais, contribuirão para que a inflação convirja para a trajetória de metas.
  • SEM SURPRESA - 3
    Na China, sem surpresas, o destaque ficou por conta da inflação, confirmando o que o mercado já esperava. A inflação ao consumidor (CPI) em dezembro ficou em 4,6%. E o PIB de 2010 fechou em 10,3%, acima das projeções de 10,1%. Apenas no 4º trimestre do ano passado, o PIB chinês cresceu 9,8%. Já as vendas no varejo registraram alta de 19,1% em dezembro, na comparação anual, enquanto a produção industrial teve aumento de 13,5%.
  • CBE
    O Banco Central, desde segunda-feira, 17, está recebendo a Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE) relativa ao ano de 2010. Estão obrigadas a prestar as informações todas as pessoas físicas e jurídicas residentes no País que detinham, no exterior, ativos de valor igual ou superior a US$ 100 mil em 31/12/2010. As declarações deverão ser entregues até as 20 horas de 28 de fevereiro.
  • DOAÇÕES
    As lojas da rede Zaffari e Bourbon de Porto Alegre e Região Metropolitana estão recebendo doações para as vítimas dos desabamentos na serra carioca. Os clientes que desejarem participar da campanha poderão depositar alimentos não perecíveis, água, roupas e materiais de limpeza e higiene pessoal em caixas identificadas localizadas na entrada das lojas.
  • MADEIRA FAGGIO
    No que diz respeito aos móveis de alto padrão, um dos itens de sofisticação mais recorrentes é a nobreza da madeira natural. Um status que nenhuma outra matéria-prima consegue alcançar. Mas, como mantê-la presente em tempos de defesa da ecologia? Como tê-la nos móveis sem agredir a natureza? A Florense buscou e encontrou a solução na Itália: madeiras extraídas de florestas com manejo controlado, um método que não só preserva como também amplia as matas originais. E foi além: conseguiu exclusividade no Brasil para a madeira faggio, um padrão -quente- que vem encantando o mercado internacional. Sua principal aplicação é na vasta linha de acessórios e utensílios práticos e charmosos que compõem as coleções de cozinhas Florense: gavetas do gourmet ? contêm todos os utensílios necessários para arrasar na cozinha, devidamente acoplados em espaços próprios e sempre à mão ? divisores internos, porta-mantimentos, porta-condimentos, deck de tábuas, pilão, bowls, bandejas, cepos, migalheiras e por aí vai. Quem aprecia a arte de cozinhar sabe bem do que estamos falando e da diferença que isso faz.É importante salientar também que toda a madeira faggio importada pela Florense é certificada e recebe tratamento antibacteriano.

FRASE DO DIA

Burocracia é a arte de transformar o possível em impossível.

Marie von Ebner-Eschenbach