Artigos Anteriores

CORTES PRETENDIDOS

ANO XIV - Nº 007/14 -

FADIGA

Os cortes que o governo pretende fazer para 2011 são um sinal de que os animais que tracionam a carruagem Brasil estão sobrecarregados. O indisfarçável estado de fadiga, portanto, não chega a surpreender.

EXAME DE SANGUE E URINA

Pudera, gente. Os exames de sangue e urina extraído dos bichos já davam conta que o grande responsável pela euforia apresentada ao longo dos últimos anos foi o crédito fácil e excessivo injetado diretamente nas veias.

PRÓXIMOS DO LIMITE

Funcionando como anabolizante, a falsa musculatura que se desenvolveu rapidamente acabou sobrecarregando o funcionamento do coração. Este diagnóstico, que muita gente se recusava a enxergar, dava conta que os animais estavam sempre próximos do limite.

VISÃO CLARA

Aliás, qualquer manifestação contrária à festa do consumo excessivo, em condições de pagamento a perder de vista, sempre foi visto como uma atitude de gente agourenta, invejosa ou de estraga-prazeres.

AUMENTO DE DESPESAS

A situação, infelizmente, não vai melhorar, mesmo que o governo diga que pretende cortar gastos. A razão é simples, gente: os políticos e as corporações, baseadas no crescimento econômico registrado, já trataram de garantir um significativo aumento de despesas.

INVESTIMENTO

Com isso quem sairá prejudicado, mais uma vez, será o investimento. Caso venha a acontecer, para que algumas obras não parem, só será possível pelo aumento da dívida e não pelo importante e necessário aumento da poupança.

REFORMAS

Como o quadro é recessivo, mesmo que não seja tão drástica, a chave para destrancar a porta de saída da encrenca é uma só: fazer as reformas. Só a reforma da Previdência (usando o sistema de capitalização) garantiria a tal poupança de longo prazo que o país necessita. Que tal?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • DESVIO DE RECUSROS
    O diretor de relações institucionais do HSBC, Hélio Duarte, entregou, ontem, ao Ministério Público o resultado de uma sindicância interna que apura o desvio de mais de R$ 100 milhões da Assembleia Legislativa do Paraná. Os recursos públicos foram desviados com um esquema que utilizava cheques em branco e a nomeação de funcionários fantasmas.
  • NARCOTRÁFICO
    O WikiLeaks diz que o governo da Nicarágua é financiado pelo narcotráfico internacional e por -maletas de dinheiro- entregues pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Surpresa?
  • ARGENTINA
    Os brasileiros creem que tem futebol superior ao da Argentina. No entanto, os melhores jogadores do mundo, e do Brasileirão, são argentinos. Pode?
  • FREIO
    A economia brasileira andou mais devagar entre julho e setembro, segundo projeções do PIB feitas por bancos e consultorias. Sobre o 2º trimestre, a expansão deve ficar entre 0,4% e 0,8%. Em relação ao 3º trimestre de 2009, está entre 6,3% e 7,4%, abaixo dos 8,8% anteriores.

FRASE DO DIA

NÃO BRIGUE COM O PROBLEMA. RESOLVA-O.

T.R. Marshall