Artigos Anteriores

COISA DE MALUCO

ANO XIV - Nº 007/14 -

SEM RECEIO

O ex-governador do RJ, Antony Garotinho garantiu lugar nas manchetes com a sua greve ridícula. Nem sei como a mídia está dando tanta importância para quem não tem a menor importância. Enfim, mesmo assim, acreditem: não há o menor receio de que Antony Garotinho venha a morrer de fome tão cedo.

POUPANÇA

A boa poupança que acumulou ao longo dos anos, bem demonstrada através de sua indefectível barriga, deve levar muito tempo para desaparecer. Até lá as eleições já estarão encerradas. E o seu partido, o PMDB, já estará bem firme no novo governo, com Lula, Alckmin ou o diabo. Afinal, quem nasceu para ser aliado só sabe fazer este papel.

CONTINUIDADE DA OFERTA

O custo mais alto de um produto indispensável é a sua falta e não o seu preço. Quando estamos falando de produto sem similar, ou de difícil substituição, é preferível que, mesmo que seu preço suba de forma extraordinária, haja sempre a continuidade da oferta. No caso do gás, como não dispomos desta matéria prima para abastecer o mercado interno, o gás boliviano continua sendo a saída por não haver quem o substitua. Neste caso, até encontrar uma saída estratégica, o negócio é pagar.

QUATRO TIPOS

O problema criado pela Bolívia, não está só nos hidrocarbonetos. Está, isto sim, na estupidez comunista-populista de Evo Morales e seus seguidores. Nesta hora é sempre oportuno observar o que diz o filósofo Olavo de Carvalho: - Toda a militância esquerdista, sem exceção, compõe-se de quatro tipos de pessoas: vigaristas, otários, vigaristas que estão se tornando otários sem largar da vigarice e otários que estão se transmutando em vigaristas sem deixar de ser otários. Os dois extremos são raros. São, na verdade, puros tipos ideais weberianos que não existem na realidade: a população esquerdista efetiva compõe-se de vigaristas otários e otários vigaristas, num perpétuo intercâmbio de posições.

BOA CABEÇA

Estes episódios também mostram que, a cada dia que passa, Roberto Campos tinha muita razão, quando sustentava: - Não há esquerdista que seja ao mesmo tempo inteligente e honesto. Imaginava, contudo, existir alguma esperança de que alguns conseguissem ter uma dessas duas qualidades separadamente. Mas malícia não é inteligência, e sonsice não é honestidade. Cabeça de esquerdista é isso: ser esperto na fraude e cretino na ilusão de probidade.

FRACASSOSUL

O presidente do Uruguai até já havia comunicado que deixaria o Mercosul. Razões não faltam para que qualquer país que tenha algum juízo ainda venha a participar desta loucura muito ideológica e pouco mercadológica. Pretextando a questão das papeleiras, Vasquez resolveu aproveitar para cair fora desta idiotice que um dia alguém ousou chamar de Mercosul. Parabéns, Tabaré Vasquez. Vá em frente e seu país terá muito sucesso fora deste grupelho.

LANÇAMENTO

Destino? Sucesso! - Grandes vitórias nas pequenas batalhas, com autoria de Rogério Bohn, será lançado amanhã, 04, às 19h30min, na Livraria Cultura - Shopping Bourbon Country, onde o autor fará uma breve palestra sobre o tema abordado.

NOVA DIRETORIA

Tomou posse ontem, 02, a nova diretoria do Instituto de Estudos Empresariais (IEE) que assume a gestão 2006-2007 da entidade. O novo presidente do IEE é o advogado Paulo Uebel, o vice-presidente Giancarlo Mandelli; e os diretores Rafael Sá, Pedro Coelho, Vicente Perrone e Rochele Silveira.

PINTANDO A PAZ

A Organização Feminina WIZO/RS - 60 Anos e o Instituto Chega de Violência realizam no dia 10 de maio, no Hotel Plaza São Rafael, o Leilão Beneficente Pintando a Paz, com telas pintadas por renomados artistas plásticos. As telas estarão expostas a partir das 12h e o leilão será às 20h.

PARCERIA

A Aracruz Celulose, líder mundial no mercado de celulose branqueada de eucalipto,comemora este mês 18 anos de parceria com a empresa Vida Produtos e Serviços, idealizada por José Lutzenberger na década de 80. Lutz fazia experimentos com o lodo resultante da Estação de Tratamento de Efluentes da então Riocell em baldes, no pátio de sua casa. Hoje, a Vida é responsável pelo manuseio, transporte e reciclagem de todos resíduos gerados pela Aracruz. Uma estação de tratamento de resíduos foi criada especialmente pela Aracruz, a fim de destinar adequadamente os resíduos da produção de celulose. Este programa é considerado pioneiro no país e possui alta tecnologia e eficácia na garantia da responsabilidade ambiental.

MEIA-ENTRADA

Eis a resposta do vereador João Antonio Dib, sobre o meu comentário a respeito do maluco projeto da meia-entrada, aprovado na Câmara de Porto Alegre na semana anterior: - Não votei no Projeto das meias entradas. Penso que se cada um desse o que é seu, nós viveríamos muito melhor. Cumpri, naquele momento, o dever de alertar que outra Lei, de idêntico teor, aprovada pela Assembléia Legislativa, foi considerada inconstitucional pelo nosso Tribunal de Justiça.Por outro lado, geralmente, quem dá o que não é seu também toma o que não é seu. Parabéns, Dib. Espero que a Justiça negue esta burrice.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

PACIÊNCIA ABUSADA VIRA FÚRIA.

Thomas Fuller