Artigos Anteriores

CLIMA DE EUFORIA?

ANO XIV - Nº 007/14 -

UM CERTO OTIMISMO

Não é só com a perspectiva de um crescimento de mais de 5% do PIB brasileiro para 2007, como tem sido divulgado nos últimos dias, que o clima de otimismo está reinando solto no nosso país.

OUTRAS DUAS

Duas outras perspectivas de que alguma coisa ainda venha a acontecer no Brasil, das quais não estou nada convencido, estão sendo consideradas possíveis por alguns grupos de Brasília, e que se definem nas seguintes áreas:

TRIBUTÁRIA

A primeira é Tributária, através da: 1- possível aprovação da equalização do ICMS, em setembro ou outubro; 2- criação do IVA Nacional, simplificando o entendimento e a vida dos contribuintes; 3- cobrança do ICMS no destino, que além de justa ainda elimina o atual bloqueio dos créditos aos exportadores, que vem sendo promovido pelos governos dos Estados; e, 4- do estabelecimento de um gatilho ao contrário, que permitiria a redução da carga tributária na medida em que a arrecadação viesse a aumentar.

TRABALHISTA

A segunda é Trabalhista, através do convencimento, por parte do presidente Lula, segundo me foi confidenciado pelo presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, de que a flexibilização das leis trabalhistas poderiam promover as negociações que a atual legislação impede. Mesmo que o Ministro do Trabalho continue dizendo que é contra, Lula se diz a favor e sabe que tem como fortes aliados as Centrais Sindicais.

PAPAI NOEL

Se estas duas perspectivas já não bastassem, alguns empresários, que fazem questão de mostrar que acreditam piamente que Papai Noel existe, respiram outras esperanças. Na recente viagem de Lula a países da América Central e Caribe, aí também segundo Armando Monteiro, algumas coisas teriam impressionado o nosso presidente.

MÉXICO

Uma delas aconteceu no México, país onde a renda média da população é muito parecida com a do Brasil. Lá, a carga tributária é de 18%. E a nossa, como se sabe, ultrapassa 37% do PIB. Tomara que Monteiro Neto não esteja equivocado quando afirma que esta constatação mexeu forte com a cabeça do presidente Lula, que entendeu que precisa fazer, com urgência, alguma coisa para recuperar a imagem que foi desgastada com as vaias recentes.

DÁ-LHE CRISE!

Tomara que estas turbulências no mercado, que com certeza vamos conviver com elas por um bom tempo, possam ajudar nas decisões que nossos políticos estão relutando para tomar. Às vezes só uma grave crise, dependendo da vontade dos governantes, pode contribuir para promover algum tipo de mudança. Já que pode ser assim, então resta dizer: Dá-lhe crise!

TÁ NA MESA

O vice-presidente e o diretor de Operações do BRDE, respectivamente Francisco Turra e Mario Bernd, participam nesta quarta-feira, 15, da reunião-almoço Tá na Mesa, da Federasul. Tema: A participação do BRDE no desenvolvimento da Região Sul.

ABERTURA

A Universidade Corporativa Cigam (UCC) será inaugurada na quarta-feira, 15, em Novo Hamburgo (RS), às 19h,com a abertura das aulas do Curso de Qualificação Profissional ERP no Colégio Sinodal da Paz . Segundo a pedagoga empresarial responsável pela UCC ,Tatiane Martins, foram mais de 300 inscritos.

POSSE

A Associação dos Delegados de Polícia do RS (ASDEP/RS), vai empossar seu novo Presidente, o Delegado Wilson Müller, na próxima quinta-feira, 16,, às 19h, na sede da ASDEP, em Porto Alegre. .

CANSEI

O Instituto Liberdade está se juntando à campanha criada por várias entidades em São Paulo, capitaneada pela OAB/SP, nomeada CANSEI que, a exemplo de outras já realizadas, busca retratar o momento de indignação nacional que estamos vivendo nos últimos anos com inúmeros exemplos de corrupção e impunidade junto a importantes representantes de todas as esferas do Poder Público, assim como em relação ao dito Caos Aéreo que vitimou dezenas de brasileiros recentemente.

PRODUTO TURÍSTICO

Europlus e Skyteam juntamente com o Banco BMC promovem lançamento de um produto turístico que vale por três. Trata-se de um plano de viagem especial para pensionistas, aposentados e servidores públicos. Em qualquer agência credenciada com a operadora o viajante pode comprar pacotes de produtos diferenciados, com transporte desejado (carro, trem, navio e avião) e ainda obter crédito consignado para pagamento em folha. Ou seja, num só lugar, sem burocracia e com baixíssimas taxas de juros, pode-se viajar pelos quatro cantos do planeta, cruzando os sete mares.

FEBRAMEC

Começa hoje em Caxias do Sul mais uma edição da Febramec, que irá reunir 250 expositores de toda cadeia metalmecânica, nos Pavilhões da Festa da Uva. ?Mais uma vez, a Febramec busca gerar negócios, divulgar marcas e promover a atualização tecnológica da indústria no Estado, apresentando novidades em áreas como robótica e automatização?, destaca Lélis da Cunha, promotor do evento. ?Nesta edição, tem como diferencial o Prêmio Febramec Meio Ambiente, uma forma de dar visibilidade à modernização do setor, que têm adotado os conceitos de ecoeficiência e gestão ambiental?.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

O SUCESSO NASCE DO QUERER.

Desconhecido