Artigos Anteriores

CANOA FURADA

ANO XIV - Nº 007/14 -

RESPOSTA NUA E CRUA

Para quem ainda não sabe, mas gostaria de saber qual é, de fato, o grande propósito do governo Dilma, no empenho que está fazendo para a aprovação do -ajuste fiscal- que está perseguindo com unhas e dentes, aí vai a resposta nua e crua: apenas evitar a perda (imediata) do -Investment Grade-. 

PSICÓLOGO

Se algum leitor, por razões que só um excesso de otimismo (doentio) pode explicar, acredita que com esse tímido programa de -cortes de despesas- que está sendo proposto, somado com mais -aumento de impostos-, a economia do Brasil vai melhorar, e a partir daí voltar a crescer, recomendo que procure, urgentemente, um psicólogo.

Mais: deve verificar com todo cuidado qual a formação ideológica do profissional, caso contrário vai sofrer ainda mais.

 

REFORMAS BEM FEITAS

Por outro lado imagino que os iniciados em assuntos de economia já tenham percebido que as coisas só podem melhorar desde que aconteçam  reformas profundas no Brasil. Em várias áreas. E, mesmo que elas venham a acontecer, o que é fortemente improvável diante da avançada postura ideológica desse governo e de grande parte do povo que já respiram socialismo por todos os poros, seria necessário que fossem muito bem feitas. 

EUFORIA DE CRÉDITO

É preciso que todos se deem conta de que a economia brasileira, nos últimos doze anos, passou apenas por período (irresponsável) de euforia de crédito, que nada tem a ver com desenvolvimento sustentado.

Sem -taxa de investimento- adequada para garantir crescimento econômico minimamente aceitável e possível, o resultado (consequência) não poderia ser diferente do que estamos colhendo: forte redução da capacidade de compra, motivada pelo constante aumento da inadimplência.  

 

TAREFA DE GINCANA

A realidade mostra, com total clareza, que muitos daqueles quem vinham produzindo e comercializando, por absoluta incompetência em termos de administração, apenas se deliciaram com as -vendas- realizadas. Esqueceram (isto é imperdoável em administração) que a -cobrança- das faturas, diante do crescimento vertiginoso do endividamento da população (sem lastro), acabaria, mais dia menos dia, se transformando numa tarefa de gincana. 

 

CULPADOS

Sejamos, portanto, sinceros: não coloquem a culpa toda só no governo. Os empresários, por acreditarem no (falso) Programa Econômico defendido e implementado pelos governos Lula e Dilma, que desde o primeiro dia deixava claro e evidente que levaria à triste situação que hoje estamos vivendo, são tão irresponsáveis quanto.  

CONSUMIDORES

Quem menos culpa tem, diga-se de passagem, são os consumidores, que aproveitaram a avalanche de crédito que lhes foi despejada nas suas cabeças, troncos e membros. Muita gente, como se sabe, certamente, por falta de capacidade econômica, não poderia comprar tudo que adquiriu. Mesmo assim, inúmeros comerciantes, para não perder vendas, trataram de seduzir seus clientes com fórmulas -mágicas-. O resultado aí está. Todos embarcaram na mesma canoa. Furada.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • DESEMPREGO EM ALTA

    A taxa de desemprego original subiu para 6,4% em abril, acima do esperado por nós e pelo mercado (ambos com 6,3%). Ajustada sazonalmente, a taxa subiu pelo quarto mês consecutivo, atingindo 6,1%, o maior patamar desde setembro de 2011. 

  • RECESSÃO GARANTIDA

    Já o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou baixa de 1,07% em março ante fevereiro, com ajuste sazonal. O dado de fevereiro foi revisto para 0,59%. O indicador passou de 146,05 pontos em fevereiro para 144,48 pontos em março. Ou seja: a Recessão está garantida 

  • CORRIDA PARA VENCER O DIABETES

    A Corrida Para Vencer o Diabetes do ICD estava com data marcada para este domingo, 24. Como as previsões meteorológicas marcam chuva, para não comprometer o desempenho do evento, que foi marcado pelo sucesso e grande número de participantes em todas as outras edições, a 17ª corrida será transferida para o próximo domingo, dia 31 de maio de 2015. Local e horário permanecem os mesmos: Parque Moinhos de Vento (Parcão), com largada marcada para às 10h. Para participar da prova é necessário comprar a camiseta da 17ª Corrida para Vencer o Diabetes, que custa R$ 15,00. Quem quiser apenas contribuir com o ICD, sem correr, também pode adquiri-la.
     

  • REINO UNIDO E ÁSIA

    As vendas varejistas do Reino Unido cresceram 1,2% em abril na comparação mensal. Já ante ao mesmo período de 2014, as vendas no varejo registraram alta de 4,7%.

    O PMI industrial da China – medido pelo HSBC – avançou de 48,9 em abril para 49,1 em maio (dado preliminar), mas continua apresentando contração (abaixo de 50) pelo terceiro mês seguido.

    Já no Japão, o PMI industrial subiu de 49,9 no mês anterior para 50,9 na leitura prévia de maio.
     

FRASE DO DIA

A vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades.