Artigos Anteriores

AS AVENTURAS DE JONAS, O INGÊNUO - 2

ANO XIV - Nº 007/14 -

CAPÍTULO 29 ? O GRANDE INQUISIDOR

Vejam, então, o que diz o capítulo 29, do livro de Ken Schoolland, que se intitula ? O Grande Inquisidor: A tarde já estava quase terminando, quando Jonas e Maria Joana chegaram a um parque gramado. Pessoas entravam e iam se aglomerando sobre um morrinho no meio do parque. ?Bom?, - disse Maria Joana, ?chegamos cedo?. Daqui a pouco esta área vai ficar cheia de gente que quer ouvir a palavra do Grande Inquisidor. E você encontrará respostas para todas as perguntas.

A APARIÇÃO

Todo vestido de preto, um homem muito magro veio a passos largos e postou-se no centro da aglomeração. Seus olhos percorreram lentamente aqueles rostos todos, que olhavam para ele fixamente. O murmúrio do público cessou e tudo o que Jonas podia ouvir era o zunido de alguns grilos na grama.

LIBERDADE É ESCRAVIDÃO?

?A paz é guerra! A sabedoria é ignorância! A liberdade é escravidão!? A voz firme do homem parecia vir lá do fundo e penetrava o corpo inteiro de Jonas. Ninguém parecia nem um pouquinho surpreso com as palavras do Grande Inquisidor.Num ímpeto, Jonas perguntou: ?Por que o senhor diz que a ?liberdade é escravidão??

UMA DESGRAÇA

O Grande Inquisidor fixou um olhar penetrante no jovem observador. Que pessoa era aquela, que se atrevera a interromper a sua palestra? Jamais alguém da assembléia tivera a ousadia de questioná-lo. Ninguém se mexia. O único som que se ouvia era o leve farfalhar das folhas ao vento. O Grande Inquisidor, então, proferiu, em tom ameaçador, um pouco para Jonas e um pouco para a assembléia: ?A liberdade é a maior carga que poderia pesar sobre a humanidade?.

A LIBERDADE É UMA CARGA?

Falando o mais alto que sua voz permitia, o homem ergueu os braços e cruzou os punhos sobre a cabeça: ?A liberdade é o mais pesado dos grilhões!? Jonas insistiu. ?Por que a liberdade é uma carga? O que há de errado com ela?? Ele simplesmente não conseguira se conter; queria saber do que aquele homem estava falando.

PESO MONUMENTAL

Com duas grandes passadas, o homem precipitou-se para o garoto, e continuou: ?A liberdade é um peso monumental sobre os ombros dos homens e mulheres, porque requer, não, porque exige, o uso da mente e da vontade.? Com um bramido de dor e horror, o Grande Inquisidor advertiu: ?O livre arbítrio os tornaria plenamente responsáveis pelos seus próprios atos!? CONTINUA AMANHÃ...

SEMINÁRIO

O 4º Seminário de Turismo da Cidade de Rio Grande e Região, uma iniciativa promovida pela prefeitura local, com o apoio da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), através do Projeto Turismo na Costa Doce, reunirá cerca de 600 profissionais do setor e administradores públicos para debater as ações de aprimoramento do segmento na Costa Doce. O evento ocorrerá em Rio Grande, nos dias 16 e 17 de maio. Informações através do site www.furg.br/seminarioturismo .

CONVÊNIO

O Secretário Regional da Procuradoria Geral da República no RS ? 4ª Região, Luis Alberto Perroni, e o vice-diretor da FARGS ? Faculdades Rio-Grandenses, Mauro Rocha, assinaram convênio que beneficiará estudantes de Direito da FARGS e funcionários da Procuradoria. O acordo prevê a possibilidade dos alunos de Direito da instituição realizarem estágios na Procuradoria, focando o direito público. Em contrapartida, os funcionários da Procuradoria poderão ter acesso a disciplinas complementares para o aperfeiçoamento profissional, além de poderem ingressar aos cursos superiores, de pós-graduação ou extensão da instituição com descontos especiais.

MELHORES DA TERRA

O Grupo Gerdau lança a edição 2006 do Prêmio Gerdau Melhores da Terra hoje,16, na Agrishow Ribeirão Preto (SP). A premiação, realizada há 24 anos, é a maior da América do Sul para o segmento. O Prêmio Gerdau Melhores da Terra é dividido em três categorias: Destaque, Novidade e Pesquisa e Desenvolvimento.

ADVOGADOS PREPARADOS

O 1° Curso prático de Direito Empresarial Americano, promovido pela Câmara Americana de Comércio ? Amcham Porto Alegre - irá reunir os advogados Gilberto Deon Corrêa Júnior, sócio do grupo Veirano Advogados da capital, e o norte americano Richards Strasser, que tratarão de assuntos referentes a negociação de contrato entre empresas internacionais. O curso tem como objetivo habilitar o executivo brasileiro a negociar com empresas americanas de modo mais seguro, buscando eliminar ao máximo os riscos de vínculos contratuais e de cláusulas de arbitragem. O evento será realizado hoje, 16, na sede da Amcham Porto Alegre (Av. Mostardeiro, 322, 11° andar) das 18h às 22h. Os interessados podem realizar inscrições e obter informações adicionais pelo telefone (51) 2128.8999.

AGENDA ESTRATÉGICA

O primeiro fórum da Agenda Estratégica 2006/2020 está acontecendo hoje, 16/05, das 8h às 13h, na sede da Fiergs e tratará da infra-estrutura do Rio Grande do Sul. Na ocasião, empresários e especialistas irão levantar os fatores críticos de sucesso e os indicadores mais adequados para os objetivos da meta que são os seguintes: implantação de uma rede logística integrada de transporte privilegiando modais de menor custo, estabelecimento de parcerias público-privadas e aumento da disponibilidade de energia para o Estado. . Até o final do mês de junho serão promovidas 22 reuniões técnicas, envolvendo cerca de 300 convidados. O objetivo é detalhar as ações, indicadores, metas e prazos para cada um dos 11 temas sugeridos no mapa estratégico da Agenda.

CRIANÇA E ADOLESCENTE

Na próxima quinta, 18, uma grande mobilização em todo o País pelo fim da violência sexual infantil marcará o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na ocasião será lançado oficialmente o novo número do Disque-Denúncia nacional.O telefone para informar casos de agressões sofridas por crianças e adolescentes agora é 100. A ligação é gratuita e o serviço funciona todos os dias da semana das 8h às 22h, inclusive nos feriados. As informações recebidas são analisadas por técnicos e transmitidas para os órgãos competentes em no máximo 24 horas.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

QUEM NÃO ARRISCA NADA, NADA GANHA.

N. Bonaparte