Artigos Anteriores

ACELERANDO RUMO AO SOCIALISMO

ANO XIV - Nº 007/14 -

INGREDIENTES DA OBRA

A construção de uma casa, de uma roupa ou de um prato de comida, por exemplo, começa pela escolha dos ítens que vão fazer parte da obra. Caso não estejam disponíveis, e o projeto não permitir mudança , o tempo passa a ser o ingrediente decisivo na apresentação do produto acabado.

IDEOLOGIA

Este mesmo raciocínio vale para um projeto político pretendido pelos governantes de uma cidade, de um Estado ou de um país. Para concluir a obra, que obedece à ideologia do partido mandatário, é preciso promover o ajuste cultural necessário, em que o tempo é um fator fundamental.

NO PODER

Como há o risco do mandato se encerrar antes que a mudança cultural, que promove a tentativa de aceitação tácita da ideologia imposta, seja completada, os governantes e seus partidos lutam para não sair do Poder, até o atingimento das metas propostas. A partir daí, com o aparelhamento mais consolidado, a coisa fica mais fácil e serve, inclusive como um suporte para bloquear a ação dos contrários.

CONSELHÃO

Quem tiver tempo para ler o que está escrito na Agenda para o Novo Ciclo de Desenvolvimento, que será apresentado na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social(CDES) na tarde de hoje, na Fiergs, entenderá perfeitamente do que estou falando, ou escrevendo, melhor dizendo.

FIM DA ERA NEOLIBERAL?

A Agenda Para o Novo Ciclo de Desenvolvimento, que tem 30 páginas

...a visão de futuro traçada na Agenda Nacional de Desenvolvimento permanece como horizonte estratégico para os Conselheiros e Conselheiras: - Um país democrático e coeso, no qual a iniquidade foi superada, todas as brasileiras e todos os brasileiros têm plena capacidade de exercer sua cidadania, a paz social e a segurança pública foram alcançadas, o desenvolvimento sustentado e sustentável encontrou o seu curso, a diversidade, em particular a cultural, é valorizada. Uma nação respeitada e que se insere soberanamente no cenário internacional, comprometida com a paz mundial e a união entre os povos.

Que tal?

NOVA CONJUNTURA

Mais adiante, ao tratar de Uma nova conjuntura, eis o que diz o documento: O País finalmente se liberta de quase três décadas de semiestagnação, decorrentes da adoção de estratégia econômica baseada na visão neoliberal. Práticas como a desregulamentação dos mercados, abertura comercial e financeira indiscriminada, redução do tamanho e papel do Estado foram implantadas em diferentes países e utilizadas como condição para concessão de créditos por instituições multilaterais, tais como o FMI, BIRD e BID.

MERCANTILISMO

Veja bem, caro leitor: se as entidades aprovarem este absurdo, a partir daí entendo porque muitos empresários não gostam dos meus comentários, principalmente quando digo que o Brasil vive do puro mercantilismo com milhares de puxa-sacos de governo. O curioso é que o presidente da Fiergs é membro desse estúpido CDES.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • VALE
    Os resultados do segundo trimestre de 2010 da Vale devem ter como destaque o impacto da mudança no sistema de precificação do minério de ferro, principal produto da mineradora.
  • COPOM
    Hoje, o Copom divulgou a ata de sua última reunião ocorrida nos dias 20 e 21 de julho, explicando quais foram os motivos que nortearam sua decisão de elevar a taxa Selic em 50 pontos-base, para 10,75% ao ano - a terceira elevação consecutiva, contudo em um ritmo menor que o das duas anteriores. Considerando o cenário de mercado traçado pelo Banco Central, o comitê destacou que a projeção da inflação em 2010 reduziu-se frente às perspectivas da última reunião, mas que, contudo, ainda permanece -sensivelmente acima do valor central da meta- do CMN de 4,5%. Para 2011, o Copom afirmou que as estimativas diminuíram em relação ao valor considerado na reunião de abril, e agora se posicionam -ao redor do centro da meta-.
  • NOVOTEL
    O Novotel Porto Alegre elevou em 32,41% a receita com hospedagem no primeiro semestre de 2010 em relação ao mesmo período do ano passado. A taxa de ocupação teve incremento de 31,17% e a ocupação foi superior a 63%.
  • VOCÊ SABIA..
    ...que a Fibria é a única empresa do setor de produtos florestais a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade Global 2009-2010? O índice reúne, entre as empresas listadas na Bolsa de Nova York, as consideradas melhores sob o ponto de vista da sustentabilidade. Anualmente, é avaliada a performance econômica, ambiental e social de 2.500 companhias de 57 setores.

FRASE DO DIA

O MEIO DE SER ACREDITADO É TORNAR A VERDADE INACREDITÁVEL.

N. Bonaparte