Artigos Anteriores

A VOCAÇÃO POR TRIBUTOS

ANO XIV - Nº 007/14 -

GRANDE MOTIVO

A decisão do governo, de tributar com o IOF a entrada de capitais internacionais destinados às aplicações financeiras, tanto em títulos de crédito quanto em ações, foi motivada por pura vocação. A vocação por tributar.

DESESPERADOS

É possível que muita gente, neste momento, esteja ao lado do governo, entendendo que algum freio precisava ser colocado para tentar segurar a valorização contínua do real frente ao dólar. À frente dos desesperados estavam, obviamente, os exportadores, que alegavam perda de competitividade face à apreciação do câmbio.

CONTRÁRIO

É óbvio que terei dificuldades de ser entendido, principalmente porque muita gente me enxerga como um eterno insatisfeito com as decisões tomadas pelo governo. Mesmo assim vou insistir. E de pronto já me coloco contrário à mais esta decisão, que, tomem nota, não produzirá os efeitos esperados pelos apaixonados.

NA SAÍDA

Mesmo que o governo entenda que a solução para os problemas do país é aumentar a tributação, o que é um grande absurdo, ainda assim cometeu mais um grave erro. Se a vocação do governo é tributar, o menos pior seria tributar os capitais na saída, e não na entrada. Até porque é a data da saída que identifica o prazo de permanência do dinheiro no país.

CUSTO DIRETO

Portanto, o que o governo decidiu, ontem, não foi punir o decantado -

capital especulativo

-, que, eventualmente, permanece aqui por prazo curto. A medida, como se vê, sequer distingue prazo de permanência do capital. Simplesmente tributa. E na entrada. Um custo direto para o investidor.

DESPESAS

É possível que, diante das dificuldades enfrentadas, os exportadores e outros simpatizantes não estejam percebendo que a decisão só tem um beneficiário: o caixa do Tesouro. O dinheiro a ser arrecadado com o IOF será utilizado para despesas. Despesas pra lá de indecentes. Isto, gente não é um prognóstico, mas uma simples verdade. Alguém discorda?

CARAS E BOCAS

O curioso, mas também lamentável, é que muitos empresários se apresentam com caras e bocas declarando que é insuportável o tamanho da nossa carga tributária. E, no momento seguinte, vibram quando o governo cria mais um imposto. Aí é duro.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • SUJEIRA
    O presidente Lula condenou, ontem, os atos de violência registrados no Rio durante o fim de semana e afirmou que o governo federal está disposto a ajudar o Estado no que for preciso para -limpar a sujeira que essa gente [criminosos] impõem ao Brasil- Pergunto: só no Rio, presidente? Só esses criminosos? No setor público a sujeira deve permanecer?
  • GERDAU
    O Grupo GERDAU anunciou a sua agenda de divulgação de resultados do 3º trimestre de 2009. Será no dia 05 de Novembro, antes da abertura do pregão da BOVESPA. Para acompanhar: Webcast ao vivo com Apresentação (via Internet)http://webcast.mzdp.com.br/publico.aspx?codplataforma=1171
  • BANRISUL
    O Banrisul iniciou a operação, em Porto Alegre, de uma área exclusiva para o desenvolvimento de softwares. A inauguração do novo setor faz parte dos investimentos do Banco em Tecnologia da Informação (TI), que proporcionam facilidades no atendimento eletrônico aos clientes. Para iniciar as novas atividades, foram contratados 200 funcionários aprovados no concurso público para o cargo de técnico em tecnologia da informação, realizado no mês de julho deste ano.
  • VESTIBULAR DE VERÃO
    O Senac-RS abre inscrições, a partir de amanhã, 21, para o Vestibular de Verão das Faculdades de Porto Alegre, Pelotas e Passo Fundo. A prova única de redação ocorre no dia 13 de dezembro (domingo), das 14h às 17h. O candidato poderá optar por oito cursos Bacharelado em Administração, Tecnologia em Recursos Humanos, Gestão Financeira, Marketing, Hotelaria, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Processos Gerenciais. A exemplo das demais edições, a inscrição é simbólica, mediante a doação de três quilos de alimento não perecível, destinados ao Programa Mesa Brasil do Sesc/RS. Os candidatos podem obter informações adicionais pelo site: www.senacrs.com.br/vestibular.

FRASE DO DIA

SORTE É O QUE ACONTECE QUANDO A PREPARAÇÃO ENCONTRA A OPORTUNIDADE.

E. Letterman