Artigos Anteriores

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS BRASILEIROS

ANO XIV - Nº 007/14 -

GEORGE ORWELL

Em 1945, quando o escritor inglês, George Orwell, resolveu escrever a magnífica sátira -ANIMAL FARM- (o título no Brasil é -A REVOLUÇÃO DOS BICHOS-, o autor, confessadamente, tinha como  propósito fazer uma crítica contundente ao -PARAÍSO COMUNISTA- proposto pela Rússia na época de Stalin.

SOCIEDADE UTÓPICA

A obra é uma interessante narração de uma revolta promovida pelos animais de uma fazenda, liderada pelos porcos -Bola de Neve (Snowball) e Napoleão (Napoleon), que tinham como objetivo a criação de uma SOCIEDADE UTÓPICA.

MAIS IGUAIS QUE OUTROS

Pois, com o passar dos dias, os dois porcos, que levaram os animais da fazenda a acreditar que a partir da REVOLUÇÃO todos seriam IGUAIS, acharam que por serem os líderes deveriam gozar de certas mordomias. Para tanto acharam por bem declarar que TODOS OS ANIMAIS SÃO IGUAIS, MAS ALGUNS SÃO MAIS IGUAIS QUE OUTROS. A partir desta declaração a fauna entendeu que a REVOLUÇÃO tinha resultado numa DITADURA.

DEMOCRACIA EM XEQUE

Fiz este breve comentário acima para que os leitores entendam, através da esclarecedora obra/sátira de George Orwell, que o Brasil está longe de ser um país DEMOCRÁTICO. Só o fato de existirem mais de 38 mil agentes públicos gozando do nojento FORO PRIVILEGIADO, que nada mais é do que -ALGUNS SÃO MAIS IGUAIS DO QUE OUTROS-, identifica que a nossa DEMOCRACIA está sempre em XEQUE. Ou que estamos mais próximos de uma DITADURA.

ARTIGO 5º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

Observem a similaridade que existe entre os propósitos da REVOLUÇÃO DOS BICHOS e aquilo que está escrito na nossa Constituição Federal, promulgada em 1988. Comparem o que diz o artigo. 5º da nossa CF com  a mensagem dos porcos Bola de Neve e Napoleon e tirem suas próprias conclusões: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade".

STF LEGISLATIVO

Para finalizar, ontem o STF, agindo como LEGISLADOR, decidiu que só deputados e senadores (594 políticos) deixam de ter FORO PRIVILEGIADO. Ora, se resolveram LEGISLAR, os ministros da Suprema Corte deveriam estender a mesma decisão para todos os cargos públicos. Esta PORCA RESTRIÇÃO propicia que mais 38,5 mil agentes públicos federais, estaduais e municipais, incluindo governadores, prefeitos, secretários, conselheiros, delegados, entre outros, continuem sendo MAIS IGUAIS QUE OUTROS. Pode?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • DESEMPREGO NO EUA CAI PARA 3,9%

    Nos EUA, a taxa de desemprego desacelerou de 4,1% para 3,9%. Isto, certamente, graças a redução da carga tributária, que por sua vez deu forte ânimo ao crescimento da economia. Que tal?

  • ENVERGONHAM O BRASIL

    Levantamento exclusivo do instituto Paraná Pesquisa em todo o País para o Diário do Poder (foram 2002 ouvidos em 154 cidades, de 27 de abril a 2 de maio) mostra que o ex-presidente Lula lidera a lista dos dez políticos que mais fazem vergonha aos brasileiros.

    A lista mostra Lula com 26,4%, seguido de Michel Temer (20,3%), Aécio Neves  (11,7%), Sérgio Cabral (10%), Dilma Rousseff (8,6%). Os senadores Gleisi Hoffmann e Renan Calheiros também aparecem na lista de políticos que fazem vergonha aos brasileiros.

FRASE DO DIA

Continuamos a ser colônia, um país não de cidadãos, mas de súditos, passivamente submetidos às -autoridades-. A grande diferença, no fundo, é que antigamente a -autoridade- era Lisboa. Hoje, é Brasília.

Roberto Campos