Artigos Anteriores

A OMISSÃO DO SINDICATO DOS ATLETAS

ANO XIV - Nº 007/14 -

ASSUNTOS DOMINANTES

A decisão do Brasileirão 2009, que chega ao final no próximo domingo, 06/12, de forma surpreendente e empolgante, e o grave episódio do mensalão do DEM, que envolveu de forma impressionante o governador do DF, são os assuntos dominantes desta semana, indiscutivelmente.

DOIS TEMAS

Esses dois temas, ambos extremamente envolventes, já estão mexendo com os nervos e sentimentos de praticamente toda a sociedade brasileira. E quando a paixão entra nesse jogo, aí mesmo é que a razão simplesmente desaparece.

NA POLÍTICA

Na política, a revolta do povo começa a aparecer, embora de forma ainda muito tímida. Cresce de acordo com as frequentes descobertas de casos de corrupção revelados pela imprensa, embora insuficiente para levar o povo às ruas, com determinação, para dar um basta exemplar nos cafajestes.

NO FUTEBOL

Já no futebol, a coisa já é bem diferente. As torcidas dos clubes são bem mais impacientes e intolerantes. Basta que o nível do futebol prometido pelas diretorias e pelos próprios atletas seja decepcionante para haver uma forte gritaria.

DECEPÇÃO

Em caso de decepção com o desempenho, os protestos são muito sérios e efetivos, principalmente em dois lugares: nos portões dos estádios e nos aeroportos. Em ambos há pesados xingamentos. E quando os maus resultados se repetem muito mais por conta do desinteresse dos envolvidos, aí o clamor tem o poder de derrubar técnicos e dirigentes assim como afastar jogadores. Sem dó nem piedade.

AMOR E ÓDIO

Porém, quando movidos por paixão excessiva pelo seu clube, os torcedores nutrem um sentimento idêntico de ódio ao clube rival. É quando a maioria dos torcedores fica perdida e não sabe mais o que deve exigir dos atletas e da direção. Uns exigem dignidade dos atletas e dirigentes enquanto outros pedem a total falta dela. Nesse clima de paixão e ódio todos esquecem que os atletas não são amadores. São profissionais, que precisam mostrar trabalho para tentar contratos cada vez melhores.

O SINDICATO DOS ATLETAS ESTÁ MUDO

Mesmo que o futebol, assim como em todas as atividades, também seja alvo de más administrações, de atos de corrupção e de interesses múltiplos, a maioria dos profissionais envolvidos (árbitros, atletas, preparadores físicos, treinadores, etc.) precisam sobreviver. Precisam fazer de tudo para mostrar bom desempenho e boa reputação.

REPUTAÇÃO

Depois de rotulado como corrupto, ou de fazer corpo mole, o profissional tem a sua confiança liquidada. Até porque o torcedor, mesmo enlouquecido, tem memória. Ele não esquece a atitude safada. Isto vale, também, para quem tira o pé na hora da decisão.

REAÇÕES DIFERENTES

Como o grande assunto do momento, no RS, é o comportamento dos torcedores, dirigentes e atletas, com relação àqueles que vão a campo nos jogos do próximo final de semana, tudo aquilo que for decidido pode se voltar mais à frente contra os profissionais. Os eventuais aplausos de hoje podem se transformar em pauladas de amanhã.

SURDO E MUDO

O que me chama a atenção nisso tudo é o silêncio sepulcral e inexplicável do Sindicato dos Atletas Profissionais. Não se ouve uma só palavra em defesa da honra dos profissionais. E muito menos do caráter dos mesmos. Afinal, para que serve o Sindicato dos Atletas? Existe momento mais importante para uma manifestação, onde a reputação dos filiados está em jogo? Estranha a atitude, ou melhor, a falta dela, não?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • ISE
    A Gerdau está entre as 34 companhias que fazem parte da nova carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa que entrará em vigor a partir de hoje, 1º de dezembro. O ISE está em sua quinta edição e desde que a Gerdau passou a integrar o índice, em 2006, sempre se manteve na carteira. Permanecer no ISE é um reconhecimento do comprometimento da empresa com o desenvolvimento sustentável e com a realização de práticas socialmente responsáveis que buscam melhores resultados para toda a sociedade.
  • NATAL
    A rede Bourbon Shopping lançou a sua promoção de Natal, que vai sortear três pacotes de presentes conforme o estilo de cada família. Até o dia 24 de dezembro, cada 250 reais em compras nos shoppings da rede dão direito a um cupom para concorrer a um Renault 0Km e um conjunto de prêmios a escolher. Ao responder a pergunta: Qual a rede de shopping que presenteia toda a família no Natal?, o cliente pode escolher entre uma das três opções de prêmios disponíveis, Família High Tech, Família Caseira e Família Aventureira.
  • DEBATE
    No próximo dia 5, a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) trará a Porto Alegre o jornalista, professor e pesquisador científico José Marques de Melo. Tema para debate: O Jornalismo de Nossa Época. No encontro, que será mediado pelo jornalista Antonio Hohlfeldt, o alagoano analisará os fenômenos da comunicação moderna. O evento será realizado na sede da entidade, na Avenida Borges de Medeiros, 915, às 10h.
  • CÂNCER DE PELE
    No próximo sábado, dia 5 de dezembro, acontece a 11ª edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia ? SBD. Na já tradicional ação, equipes de dermatologistas darão consultas médicas gratuitas para a população das 8h às 16h, ininterruptamente, em cinco postos de atendimento de Porto Alegre e seis no interior, respectivamente em: Santa Maria, Rio Grande, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Garibaldi.

FRASE DO DIA

OS MAIORES DESENTENDIMENTOS ACONTECEM SEMPRE ENTRE OS ENTENDIDOS.

Millor Fernandes