Artigos Anteriores

A MESMA IDADE

ANO XIV - Nº 007/14 -

A DIFERENÇA

Para quem viaja aos EUA, e partir daí começa a comparar tudo que vê com o que acontece nos mais diversos países da América Latina, o que mais preocupa é que tudo começou no mesmo momento. Em 1492. Como a idade é a mesma, a diferença está na formação e nas atitudes daqueles que levaram à frente tudo que acontece hoje nas Américas.

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Para nós, brasileiros, o que mais dói é que, na arrancada o nosso PIB registrou valor maior do que o dos EUA. Hoje, como se sabe, é praticamente 10% do PIB do Tio Sam. Como a Revolução Industrial foi decisiva para o desenvolvimento dos EUA, o Brasil teve a oportunidade de embarcar na mesma canoa. Naquele momento, porém, os nossos governantes deram preferência para o Brasil continuar apostando tudo na agricultura.

REMÉDIOS

Uma das lojas que é impossível de não entrar, principalmente brasileiros, é a Walgreens. Se em outros tempos todos já batiam ponto em alguma das inúmeras lojas espalhadas pelos EUA, agora há mais um motivo: a Walgreens também vende remédios anódinos. Como o sistema é de auto-serviço, basta colocar a quantidade desejada no cesto e passar no caixa. Sem essa de precisar ser atendido pelo farmacêutico.

BRINCADEIRA

Quando comentei que isso não era mais permitido no Brasil veio o comentário incrédulo: - O Sr. está brincando comigo...Tem toda a razão.Os americanos se preocupam com a educação e a partir daí a população decide o que quer comprar. No Brasil é diferente: ao invés de dar educação para o povo, o governo proíbe e\\ou decide o que as pessoas podem ou devem comprar. Somos bem mais adiantados, não?

DEPOIMENTO

Sobre o rumoroso depoimento de Lair Ferst ao Ministério Público Federal , em que os jornalistas Fernando Albrecht, José Barrionuevo, Rogério Mendelski e Políbio Braga são citados como responsáveis por notas que teriam o intuito de prejudicá-lo, na condição de presidente do Clube de Jornalistas e Editores de Opinião eis o que penso:

VANGUARDA DO ATRASO

Ferst, como qualquer pessoa, tem todo o direito de fazer as alegações que melhor lhe aprouver. E os jornalistas, da mesma forma, têm todo o direito de expressar o que entendem a respeito de Ferst.

PROCESSOS

O problema, portanto, não está no depoimento, que foi lido pela deputada petista, Stela Faria. Mas, na forma como o governo petista adora tratar desses assuntos. Nós, do RS, sabemos muito bem como foram tratados os jornalistas e editores de opinião durante o governo petista. Dezenas deles responderam processos na Justiça por emitir opinião. Está tudo no livro: A Vanguarda do Atraso.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • TÁ NA MESA
    Jairo Jorge, prefeito municipal de Canoas, é o palestrante do próximo Tá na Mesa da Federasul, que acontece amanhã, 16/09, às 12h30. O prefeito falará sobre o tema ?Gestão municipal: desafios para redução da carga tributária?.
  • PRÊMIO ARI
    No dia 16/09 serão escolhidos os deputados vencedores do Prêmio Springer Carrier - ARI por um Rio Grande Maior ? edição 2009, uma das mais tradicionais premiações da área política do País, promovida pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), com o patrocínio da Springer Carrier e a chancela da Assembléia Legislativa do Estado do RS. A votação acontece às 10 horas, na sede da ARI - Av. Borges de Medeiros, 915 - 7º andar.
  • FINANCIAMENTO
    O Banrisul anunciou a liberação de R$ 40 milhões para o financiamento de animais registrados ? matrizes e reprodutores, terneiros, vaquilhonas e ovinos. Os produtores rurais podem financiar até 100% do valor, com juros de 6,75% ao ano e prazo para pagamento para matrizes e reprodutores de bovinos de leite em até 36 meses, para terneiros, ovinos e demais animais o prazo é de até 24 meses. Cada produtor pode financiar até R$ 30 mil.
  • AUTÓGRAFOS
    Às vésperas do playoff para uma vaga no grupo mundial da Copa Davis, os tenistas brasileiros Marcelo Melo, André Sá, Bruno Soares e o técnico Daniel Melo participam de uma ação na Centauro do Bourbon Shopping Country, em Porto Alegre. Os atletas estarão hoje, 15, na loja, a partir das 19h para receber imprensa, distribuir cards autografados e tirar fotos com clientes da rede e fãs do esporte.

FRASE DO DIA

SER FELIZ NÃO É UM SONHO, É UMA DECISÃO.

Desconhecido