Artigos Anteriores

A LIMITAÇÃO DOS GAÚCHOS

ANO XIV - Nº 007/14 -

DUAS NOTÍCIAS

Tem coisas que os leitores, principalmente aqueles que moram fora do RS, precisam saber. Como esta e-opinion tem muitos assinantes distribuídos no Brasil todo, a minha obrigação é informá-los. Exatamente por isto é preciso que todos saibam que no RS, por incrível que possa parecer, nunca há duas boas notícias. Se existe uma, a outra já não pode ser minimamente satisfatória. Vejam:

A BOA

Depois de convencidos do grande estrago que já estava provocando a não a desverticalização da CEEE, a Assembléia gaúcha resolveu se mexer rapidamente. E aprovou, ontem, por unanimidade, a mudança constitucional que permite a alteração no controle acionário da empresa sem a realização de plebiscito. Embora o atraso, o festejo ainda se justifica.

A RUIM

Na mesma hora, uma notícia ruim: para manter a CEEE sob gestão do poder público, os deputados gaúchos também aprovaram a revogação da Lei das Privatizações, de 1996, que permitia a venda da companhia (e da CRM ? Cia Riograndense de Mineração) para agentes privados.

A INCAPACIDADE

Ora, o Poder Público, há muitos e muitos anos, vem demonstrando total incapacidade para gerir empresas. Aliás, se o próprio setor público, o governo, está na situação atual por força das más administrações, que dirá as empresas que só construíram e distribuíram benefícios para suas corporações.

INVESTIMENTOS

Enfim, não sendo mais permitido, por lei, privatizar empresas públicas no RS, como elas poderão fazer investimentos? Como, principalmente empresas de geração e transmissão de energia que necessitam capital intensivo? A resposta: com o dinheiro dos impostos, naturalmente. Empresa privada, por óbvio, tira dinheiro de seus acionistas. Governo, por sua vez, tira dinheiro dos contribuintes de impostos.

POVO IDIOTIZADO

Com certeza, o povo, pelo seu forte grau de idiotice, deve estar pensando que foi uma vitória a manutenção das empresas como públicas. Isto já está na cultura e no DNA dos gaúchos, a ponto de não usarem mais o raciocínio. Para os gaúchos o produto não é importante, mas o dono. É por isto que os espertos, os funcionários das estatais, já se adonaram das empresas estatais. E o povo insiste que elas ainda são públicas. Um horror!

RECORDE

A Aracruz Celulose bateu recorde de produção no segundo trimestre de 2006, atingindo o volume de 793 mil toneladas de celulose branqueada de eucalipto, 17% a mais que o registrado no mesmo período do ano anterior. O volume, que inclui 119 mil toneladas produzidas pela Veracel (joint venture da Aracruz com a Stora Enso), propiciou vendas 17% maiores que o mesmo período de 2005. Além disso, a empresa obteve lucro operacional antes do resultado financeiro de R$ 242,6 milhões, 14% maior do que o primeiro trimestre do ano.

RÁDIOS PIRATAS

A Federasul garantiu apoio à Agert na luta contra rádios piratas. O presidente da Agert disse, na Reunião de Diretoria da Federasul, onde veio pedir apoio, que existem no RS 239 rádios ilegais que já estão denunciadas. O presidente da Federasul, José Paulo Dornelles Cairoli, pediu à Agert a lista dessas emissoras para orientar as 230 entidades filiadas no interior e os 40 mil sócios no sentido de evitarem anunciar nestas emissoras porque são ilegais e não recolhem impostos.

CÂNION

O cânion Fortaleza, que integra um dos principais roteiros turísticos do RS e do País, será beneficiado com uma obra de R$ 3 milhões. Foi assinado ontem, em Cambará do Sul, o convênio entre a Prefeitura da localidade e a Caixa Econômica Federal (CEF), que libera recursos do Ministério do Turismo para o asfaltamento dos 23 quilômetros da Rodovia CS-08, de domínio municipal. A estrada liga a cidade ao cânion, situado dentro do Parque Nacional da Serra Geral.

PARTNER AWARD

A Microsoft divulgou, durante a Conferência Mundial de Parceiros 2006 (Microsoft Worldwide Partners Conference - WWPC), em Boston (EUA), o nome dos vencedores do Partner Award 2006, um reconhecimento aos canais certificados que desenvolveram soluções exemplares para seus clientes durante o ano passado. Oito empresas brasileiras estavam entre as finalistas: Grupo Processor, Brasoftware Informática, Flag Intelliwan, GRUPO A&C, Módulo Security Solutions, Programmer\'s Informática, Techne Engenharia e Sistemas e W5 Solutions. E a Processor Informática, empresa brasileira com sede em Porto Alegre, foi a vencedora na categoria de prêmio melhor solucão américa latina integração e migração de netware para plataforma, com case Ipiranga Brasil. Parabéns!

DEFESA DO CONSUMIDOR

O Fórum Estadual de Defesa do Consumidor realiza amanhã, 14, sua reunião mensal. No encontro será apresentado o painel \"Consequências da Decisão do Supremo Tribunal Federal quanto a Aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor nas Relações entre Consumidor e Instituições Financeiras\". Os palestrantes convidados são o Procurador de Justiça Claudio Bonatto e o Diretor do Foro de Porto Alegre Giovanni Conti que esclarecerão dúvidas relacionadas ao tema. Informações pelos fones: (51) 3223.5981 ou 3217.4644.

TEMPO AGORA

A partir de hoje nosso site www.pontocritico.com conta com mais um serviço. Está disponível informações precisas sobre o tempo na região sul através do banner da Somar. Confira.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

OS SENTIMENTOS SÃO EM SUA MAIOR PARTE TRADIÇÕES.

N. Bonaparte