Artigos Anteriores

A EDUCAÇÃO JÁ OBEDECE A CARTILHA

ANO XIV - Nº 007/14 -

O QUE É BOM PARA O PAÍS

Os leitores/assinantes do Ponto Crítico sabem o quanto tenho dado ênfase ao problema da FALTA DE EDUCAÇÃO no Brasil, cujos índices que identificam a baixa escolaridade e o desesperador analfabetismo funcional são altamente preocupantes. Sabe-se, por consequência, que aí está colocado o grande obstáculo que impede o povo de se manifestar adequadamente sobre o que é bom para o país.

GOVERNO FOCADO NA EDUCAÇÃO

Pois, nesta semana me chamou a atenção que o governo Lula/Dilma tem, sim, se preocupado enormemente com a educação dos jovens brasileiros. Não pela mídia aberta, que tem maior penetração na sociedade, que, infelizmente, não se interessou em expor o que o governo Lula/Dilma-chavista-comunista está fazendo realmente.

EXEMPLOS CLAROS

Quem mostrou interesse no assunto (pra lá de preocupante) foi o jornalista Carlos Alberto Sardenberg através de seu site (www.sardenberg.com.br), que dá exemplos claros do quanto muita coisa passa desapercebido da sociedade quanto aos ensinamentos promovidos pelos nosso governantes neocomunistas.

ENADE

Um exemplo desse quadro, discorre Sardenberg, é a última prova do ENADE -Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes- do Ministério (Comunista) da Educação.Os testes não deixam outra possibilidade: se o universitário concorda com a ideia de que a história e a sociedade se movem pelo conflito de classes entre capital e trabalho, como ensina o marxismo, então deve ter tirado NOTA 10.Se, ao contrário, o universitário pensa que a liberdade individual, o mercado livre e o direito de propriedade constituem os melhores fundamentos das relações sociais e econômicas, como prova o mundo moderno, esse aluno ERROU a maior parte das questões. Pode?

RESPOSTA SOCIALISTA

Se pensa isso e foi esperto, não errou, pois as questões são construídas de tal modo que a RESPOSTA SOCIALISTA surge como obviamente correta e a outra, NEOLIBERAL parece uma estupidez ou uma ingenuidade.A questão 10, por exemplo, pede uma breve dissertação sobre o papel desempenhado pela mídia nas sociedades democráticas, a partir de três enunciados. Dois deles, um dos quais é uma entrevista de Noam Chomsky, sustentam que a mídia (assim, no geral) é um instrumento das classes dominantes, do capital, para manter a exploração e bloquear, de modo sutil e subliminar, a circulação de IDEIAS ALTERNATIVAS E CONTESTADORAS.

CARICATURA BONITINHA

O outro enunciado é maroto. Procura elaborar uma caricatura bonitinha. Diz assim: - A mídia vem cumprindo seu papel de guardiã da ética, protetora do decoro e do Estado de Direito. Assim, os órgãos midiáticos vêm prestando um grande serviço às sociedades, com neutralidade ideológica, com fidelidade à verdade factual, com espírito crítico e com fiscalização do poder onde quer que ele se manifeste.-Nesse quadro, se o aluno entendesse: 1- que, nos regimes democráticos, há jornais, revistas, rádios e TVs que procuram relatar os fatos da maneira mais objetiva possível; 2- que a imprensa não-partidária e não-religiosa é induzida a isso pela concorrência e pela competição no livre mercado; 3- que há, sim, imprensa comprometida com a democracia, com a liberdade de opinião e com a vigilância dos governos, sendo isso testado pelo seu público; aí o melhor a fazer seria evitar essa argumentação, pois o contexto da questão indicava que seria considerada falsa.

LAVAGEM CEREBRAL

Para o Enade, 1- ou a mídia é de uma santidade exemplar, impoluta e infalível; ou, 2- não existe a menor liberdade de imprensa e de opinião e a mídia dita democrática é sempre um truque para calar os trabalhadores e suas lideranças.Quem se lembrou dos ataques de membros do governo e do PT à MÍDIA GOLPISTA lembrou bem. É essa visão mesmo. Fazer reportagens sobre mensalão e aloprados, criticar a administração lulista e seu partido só pode ser coisa da direita, pois o governo, sendo o deles, necessariamente está certo.Que o PT diga isso, faz parte do jogo, desde que não tentem, a esse pretexto, melar o jogo. Agora, que o MEC coloque essa visão esquerdista como a verdade, numa prova para milhões de alunos, é lavagem cerebral.Com esses ensinamentos os jovens estão sendo preparados para administrar o país daqui para frente, gente. Não é de arrepiar? Que tal?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • COMPARAÇÃO NACIONAL
    O PIB do Estado de Minas Gerais registrou um crescimento de 2,3% em 2012. O Estado do Rio Grande do Sul amargou recuo (NEGATIVO), de -1,8%. MG superou a alta de 0,9% do PIB nacional. O RS conseguiu ser pior do que o Brasil. Que tal?
  • COMPARAÇÃO INTERNACIONAL
    Enquanto o PIB do Brasil cresceu apenas 0,9% em 2012, a economia do CHILE cresceu 5,6%. Caiu em relação a 2011, quando cresceu 6,0% , mas muito acima do que os analistas esperavam. Pelo visto, a crise mundial não afeta as boas administrações. O crescimento do Chile se deve ao INVESTIMENTO. Em mineração e infraestrutura, principalmente. O consumo também está em ascensão. As vendas no varejo estão crescendo quase 10% ao ano em termos reais. Que tal?
  • VATICANISTAS?
    Aqueles que foram considerados vaticanistas não passaram de meros palpiteiros furados. Nada do que disseram aconteceu. Mais: o Papa (Chico), não importa a nacionalidade, tem poder limitado. Muito menos do que os fiéis imaginam e desejam.
  • PETROBRÁS
    Sob fortes ataques da oposição parece mais provável que o governo Dilma se empenhe a partir de agora na recuperação das finanças da Petrobrás. Se isso se confirmar, terá de agir em duas frentes: na recomposição da capacidade de investimento; e na redução das exigências legais impostas em 2009 pelas regras do pré-sal.

FRASE DO DIA

O importante não é estar a direita ou a esquerda, é não estar no alto (nas nuvens), o importante é ser realista.

Roberto Campos