Artigos Anteriores

A CRUA REALIDADE

ANO XIV - Nº 007/14 -

INICIATIVA PRIVADA

A economia brasileira, aquela que realmente faz os produtos e presta serviços (leia-se aí a iniciativa privada, e mesmo assim com exceção dos mercantilistas sempre muito irresponsáveis), fez o máximo possível para apresentar um bom crescimento por algum tempo.

PARÊNTESES

Vai um parêntese: mercantilistas são, resumidamente, aqueles que: riem de todas as piadas e brincadeiras feitas por governantes e/ou políticos em geral; aplaudem todos os discursos proferidos por autoridades; adoram ser cooptados desde que obtenham vantagens ou qualquer tipo de subsídios para suas operações; e outras coisas mais...

CANSAÇO

Levando em conta que o setor público vem sendo tocado por governos altamente populistas, cuja norma é colocar grandes obstáculos no caminho do desenvolvimento, a economia já dá demonstrações de cansaço. Diante de tantos desmandos ela já se mostra cambaleante.

PERFIS

Sem dar a mínima pelota para a lógica que rege a boa governança, a boa administração, o governo, a cada dia que passa vai povoando as instituições públicas com o que existe de pior.Ou seja, quem não é incompetente tecnicamente, deve ser imoral nas atitudes. Ou, na maioria das vezes, ambos os perfis precisam estar presentes, infelizmente.

MISTURA PODRE

Ora, com esta mistura podre e explosiva, onde quem não presta ou rouba descaradamente ganha o direito de ocupar cargos importantes e participar das decisões de governo, o resultado só poderia ser este que estamos assistindo. Sem surpresas, portanto.

ATIVIDADES CARAS

Mergulhado em despesas absurdas e crescentes, as contas do país encarecem de forma incompreensível e exagerada em todas as atividades. Públicas e privadas. E como a farra precisa ser sustentada, nem a atual carga tributária, altíssima, está conseguindo dar conta do recado.

CONCLUSÃO ACACIANA

O alto déficit público e os índices da nossa bolsa de valores, aliás, provam que o quadro é complicado. Confirmam, de todas as formas, que esta minha conclusão é mais do que acaciana. Em números e letras. Detalhe: não aceitem, em hipótese alguma, por exemplo, que a revista Veja seja considerada como um meio de comunicação pessimista. Ela não faz jornalismo pobre, negativo, olhando para baixo, gente. Ela só informa, de forma transparente o que realmente acontece no nosso pobre País. Se você tiver estômago e nervos bem controlados sugiro a leitura da edição desta semana da Veja. Não vai ficar nada surpreso, certamente, mas vai entender o que se passa. De forma incontestável. Boa leitura.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • IANQUEFÓBICOS
    A turma que luta pelos direitos humanos não vai se manifestar contra a morte de Osama Bin Laden? Os milhares, ou milhões, de brasileiros IANQUEFÓBICOS vão permanecer em silêncio?
  • EDUCAÇÃO
    Livros didáticos aprovados pelo MEC (Ministério da Educação) para alunos do ensino fundamental trazem críticas ao governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e elogios à gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Que tal?O livro: História e Vida Integrada, por exemplo, enumera problemas do governo FHC (1995-2002), como crise cambial e apagão, e traz críticas às privatizações.Já o item: Tudo pela reeleição, cita denúncias de compra de votos no Congresso para a aprovação da emenda que permitiu a recondução do tucano à Presidência.
  • TÁ NA MESA
    O Presidente do Conselho de Administração da TAP, Fernando Pinto será o palestrante do Tá na Mesa da Federasul. O convidado abordará o tema: Tap no Brasil e Porto Alegre como porta de entrada dos europeus no Cone Sul. A palestra acontece amanhã, 04, partir das 12h, no Salão Nobre da Federasul.
  • DIA DO DESAFIO
    O Sistema Fecomércio-RS, através do Sesc/RS, convida para o lançamento do Dia do Desafio 2011. O projeto, que tem como objetivo incentivar a prática de exercícios físicos por pelo menos 15 minutos, é realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio e neste ano acontece no dia 25. O lançamento será realizado no dia 9/5, na Cafeteria do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665), às 9h30h.

FRASE DO DIA

Ser pedra é fácil, o difícil é ser vidraça.

Provérbio Chinês