Artigos Anteriores

A CONSTITUIÇÃO IMPEDE O ATAQUE ÀS CAUSAS

ANO XIV - Nº 007/14 -

PREOCUPADOS

Ao longo do final de semana conversei com alguns amigos declaradamente preocupados quanto a falta de reação da nossa economia, mesmo depois da aprovação de boas e importantes medidas que os levavam a crer que o Brasil, enfim, deixaria para trás o período de crescimento negativo e/ou nulo.

UMA BRAVA LUTA CONTRA AS CONSEQUÊNCIAS

Esta preocupação, que diga-se de passagem é uma constante em praticamente todo o Brasil, tem como grande razão o fato de que a maioria do povo brasileiro acredita que a cura das doenças econômicas se dá através do ataque frontal e direto contra as  CONSEQUÊNCIAS-.

CAUSAS INTACTAS

Ora, enquanto esta absoluta falta de lógica e/ou bom senso permanecer, as CAUSAS, que decididamente impedem o crescimento econômico do país, permanecem intactas. Com um sério agravante: quanto mais forem deixadas de lado, mais difícil a possibilidade de cura.

MILAGRES

Sei que serei ainda repetitivo, mas enquanto não forem atacadas as DESPESAS PÚBLICAS, notadamente as DESPESAS DE PESSOAL, tudo não passa de um sonho. De novo: se alguém acredita que milagres acontecem, este alguém precisa entender que -DIREITOS ADQUIRIDOS e CLÁUSULAS PÉTREAS-, da forma como foram colocados na Constituição brasileira, nem ATOS SOBRENATURAIS são capazes de fazer desaparecer.

CALENDÁRIO

Volto, portanto, a afirmar: o ano de 2019, no calendário da Câmara e do Senado, só tem espaço para aprovar a MINI REFORMA DA PREVIDÊNCIA, cheia de mutilações. As demais já foram empurradas para 2020, como é o caso da PEC DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA PARA ESTADOS E MUNICÍPIOS e da REFORMA TRIBUTÁRIA.

ORÇAMENTO 2020

Atenção: para 2020, como consta no Orçamento da União, o cenário de CRISE FISCAL não muda. As DESPESAS estão na ordem de R$ 1,350 TRILHÃO. Para INVESTIMENTOS, o governo contará com apenas R$ 19 BILHÕES.  Ora, sem INVESTIMENTOS não há CRESCIMENTO. Simples assim. 

Observem que as DESPESAS OBRIGATÓRIAS (que o governo é obrigado a atender) representam  94% do Orçamento Geral da União. Está lá, gente. Detalhe: mais da metade é representada por DESPESAS DE PESSOAL - ATIVOS E INATIVOS.

Sem uma NOVA CONSTITUIÇÃO, que flexibilize a ESTABILIDADE DO EMPREGO E A REDUÇÃO DOS SALÁRIOS,  o crescimento da nossa economia não será maior do que 2%, em média.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • FOCUS

    Segundo informa o Boletim Focus de hoje, as perspectivas de crescimento do PIB para 2019 é de 0,87%. Para 2020 a projeção é de 2,00%.

  • DIA DAS CRIANÇAS

    O Bourbon Wallig vai apresentar uma atração especial nas duas primeiras semanas de outubro. De passagem pelo Brasil, o Conde Drácula e sua turma apresentam o "Hotel Transilvânia", famoso resort cinco estrelas da série de animação homônima, criada por Genndy Tartakovsky (Samurai Jack, O Laboratório de Dexter) e produzida pela Sony.
    A experiência, que tem classificação indicativa livre, reunirá diversas atrações, começando pela Câmara Escura, onde os visitantes terão a chance de passar por uma experiência imersiva se ambientando ao universo da animação. Em seguida, no Hall do Hotel, tobogãs vermelhos e aros de basquete, formados por teias de aranha, decoram o espaço; Murray, a múmia, fica próxima aos elásticos de passagem, para deixar tudo mais divertido; O Boliche das Caveiras é a quarta atração, e ao invés de bolas e pinos de boliche convencionais, o hotel oferece olhos para que os visitantes derrubem pilhas de caveiras! A Fonte de Sangue, uma piscina de bolinhas vermelhas com morcegos pendentes, e a Visita à Caverna dos Morcegos, experiência em 3D com óculos VR, completam a atração.
    Assim como o filme, a experiência busca apresentar o universo do terror de forma bem-humorada. Além das atrações, os personagens da série, como o dono do "Hotel Transilvânia", Conde Drácula, Wayne, o Lobisomem e Murray, a múmia, estarão presentes. Localizada no 2º andar do Bourbon Wallig, a atração "Hotel Transilvânia" ficará disponível ao público de primeiro a 15 de outubro, das 12h às 20h. Sujeito à lotação, a atração é gratuita.

FRASE DO DIA

A melhor maneira de realizar seus sonhos é acordar.

P. Valéry