Artigos Anteriores

A BOA GOVERNANÇA

ANO XIV - Nº 007/14 -

EXEMPLO A SER SEGUIDO

O exemplo que algumas empresas estão dando no Brasil, por adotarem a Governança Corporativa, merece muita atenção por parte de todos os setores da sociedade. Os resultados desta postura, que exige entre tantas coisas o máximo de transparência dos negócios, precisa ser analisado, comparado e adotado por todas as instituições públicas e privadas. Principalmente pelas empresas concessionárias de serviços públicos.

NOVA POSTURA

Hoje, qualquer empresa que pretenda abrir seu capital e disponibilizar suas ações na Bolsa, se não mostrar uma boa governança corporativa, o que proporciona aos proprietários (quer sejam acionistas ou cotistas) a gestão estratégica de sua empresa e a efetiva monitoração da direção executiva, simplesmente não terá êxito.

TRÊS ATITUDES

Comparando este correto modelo de gestão, com os adotados por empresas que preferem ter pouca transparência, aquelas que optaram pelas boas práticas da Governança Corporativa levam vantagens incríveis por três atitudes básicas: o máximo de transparência nas operações, uma farta prestação de contas e uma grande eqüidade. Isto tudo independente do tamanho e da forma (se aberta ou fechada).

INTOCÁVEIS

O importante, porém, é que esta combinação de atitudes esteja sempre presente em suas normas de gerenciamento e é imperativo que o Conselho de Administração da empresa exerça seu papel na organização. Notem que os Conselhos precisam se manter sempre fiéis às três atitudes intocáveis.

PAPEL DOS CONSELHOS

Este papel dos Conselhos de Administração consiste especialmente em : 1- estabelecer estratégias para a empresa; 2- eleger a Diretoria; 3- fiscalizar e avaliar o desempenho da gestão; e, 4- escolher a auditoria independente.

QUE SIRVA DE EXEMPLO

Ora, se isto funciona e agrada aos investidores, que se sentem muito mais confiantes ao comprar ações de empresas que adotam a Governança Corporativa, qual a razão para que instituições públicas não façam o mesmo? Afinal, a transparência precisa existir para que a confiança aumente. Que sirva de exemplo para todas as Instituições que compõem os Poderes da República.

NA MOSCA

Os termos usados pela Agência de Inteligência dos EUA ? CIA ?, para qualificar o ex-presidente João Goulart e o ex-governador Leonel Brizola, podem não ter agradado aos apaixonados pela dupla, quando tomaram conhecimento do documento americano revelado nos últimos dias. Jango foi considerado pela CIA como oportunista. E Brizola como demagogo. Na mosca. Os meus documentos dizem isto há muito tempo sem explosão na mídia.

CPI DOS PEDÁGIOS

Os esclarecimentos fornecidos pela AGCR, quanto aos questionamentos dos pedágios no RS, são muito importantes. Usando, por exemplo, o parecer da AGERGS, que destaca a existência de investimentos não realizados pelas concessionárias e que não foram alcançados os níveis previstos na qualidade da rodovia, o esclarecimento é simples: 1- as concessionárias não arrecadaram o previsto em face das paralisações judiciais de cobrança; 2- em face das rotas de fuga;3- dos reajustamentos não concedidos conforme previsto;4- das reduções unilaterais de tarifas. Estes esclarecimentos bastam para mostrar o quanto o Estado foi irresponsável e provocou o desequilíbrio dos contratos e impediu os investimentos. Será que os deputados da CPI entenderão?

ALTA TRIBUTAÇÃO

O setor de banda larga e de comunicações pagam hoje um dos mais altos tributos no país, ficando na faixa do cigarro e das bebidas. Se houvesse a redução de pelo menos 10% deste valor, as empresas que operam o serviço repassariam para o usuário o que traria como resultado imediato um aumento de 30% no número de adesões. A afirmação é do presidente da Cisco Brasil, Pedro Ripper, e foi dita na reunião-almoço Tá na Mesa da Federasul.

LISTA

As listas telefônicas da Listel Publicar começam a ser entregues gratuitamente para empresas e consumidores em geral nesta quinta-feira, 28, em Porto Alegre. São 100 profissionais envolvidos na logística de entrega das listas com previsão de término em no máximo 40 dias. Nenhum dos funcionários está autorizado a cobrar pela entrega da lista. Todos possuem crachá de identificação e estarão utilizando uniformes com a logo da Listel Publicar. O telefone 0800 701 1566 foi colocado à disposição dos consumidores que quiserem esclarecer qualquer dúvida sobre as entregas.

21 ANOS

No dia 4 de julho, o Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (Seprorgs) e as empresas de TI gaúchas comemoram os 21 anos da entidade. Nesse dia, será realizado um jantar, a partir das 19h30, no Salão de Eventos São José, do Centro de Eventos do Hotel Praza São Rafael (em Porto Alegre). As empresas fundadoras do Seprorgs serão homenageadas. A cantora Andréa Cavalheiro será uma das atrações da noite.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

A SUSCETIBILIDADE DE UM GOVERNO ACUSA SUA FRAQUEZA.

N. Bonaparte