Artigos

28 set 2011

VINÍCOLAS ESPETACULARES


Compartilhe!           

VINHOS SUL-AFRICANOS
De antemão confesso que, embora informado a respeito da qualidade dos vinhos produzidos na África do Sul (quando da minha participação na Vinexpo 2011, em Bordeaux, França), ainda assim fiquei extremamente surpreso. Agradavelmente surpreso, melhor dizendo.
VISITAÇÃO
Ontem, como estava previsto, cumpri uma rigorosa agenda de visitação às principais vinícolas da região, mais precisamente na bela e aconchegante Franschhoek, cidade situada na província de Cabo Ocidental, distante cerca de 50 km da Cidade do Cabo. Simplesmente imperdível, gente.
HUGUENOTES
Tradição e capacidade para a vitivicultura é o que não falta na região, uma vez que foram os franceses (huguenotes) os primeiros a darem início, a partir de 1688, à cultura do vinho nos vales férteis em torno de Stellenbosch. A partir daí tornou-se, rapidamente, o centro da indústria vinícola sul-africana. Um show.
INVESTIMENTOS
Entretanto, a maioria das quintas de Franschhoek foram recuperadas só a partir dos anos 90, graças aos fundos de investimento e investidores europeus, especialmente ingleses e franceses.
DELAIRE
Se praticamente todas as vinícolas chamam muito a atenção pelo cuidado, pelo cenário e pela apresentação, aquela que mais me encantou, indiscutivelmente, foi a Delaire Estate Graff.
DE CINEMA
Situada na montanha que liga a cidades de Stellenbosch e Franschhoek , a Delaire Estate Graff é simplesmente de cinema. Além de produzir vinhos de alta categoria ainda dispõe de um dos principais restaurantes e hotéis-boutique da região, quiçá da própria África do Sul. É simplesmente espantoso.
PRIMEIRÍSSIMO MUNDO -
Em suma: todos aqueles que se declaram encantados com o Vale dos Vinhedos aí do RS deveriam visitar esta região sul-africana. Só assim poderiam entender o que é, de fato, uma fantástica vinícola. Não existe nada igual, gente. Além do alto investimento na produção, a localização (entre montanhas) e a fina apresentação tornam a Delaire simplesmente encantadora. De primeiríssimo mundo.
REMATE
Amanhã escrevo sobre o remate de ovinos Dorper que acontece em Loxton, no Cabo do Norte, a 450 km de Cape Town. Acompanho um empresário do agribusiness criador da raça, que se origina aqui na África do Sul.