Artigos

25 mai 2005

VIAGEM DE APRENDIZADO


Compartilhe!           

UM POUCO DE HISTÓRIA
A viagem de Lula à República da Coréia, ou Coréia do Sul como é mais conhecida, deveria ser bem aproveitada para o conhecimento da história daquele país. Seria muito oportuno para que o Brasil deixasse para trás os procedimentos muito atrasados, praticados pelos nossos governantes, que tanto impedem o nosso desenvolvimento. Principalmente quando comparados com o aquilo que a Coréia do Sul vem apresentando.
DOIS REGIMES
Só para deixar claro: a Coréia era um só país até 1948, quando formalizou-se a divisão da península, com o estabelecimento de dois regimes distintos. Ao sul, por influência americana, o capitalismo, e, ao norte, pela URSS, o comunismo. A Coréia do Sul, na divisão, acabou ficando com a população maior, menos educada (?), mais empobrecida, terras pouco agriculturáveis e com baixo índice de minerais. A Coréia do Norte, mais privilegiada, ficou com as melhores terras, menos gente e mais escolarizada(?).
DIFERENÇA BRUTAL
Decorridos alguns anos já se percebeu que com educação adequada e com a escolha do capitalismo as coisas mudaram de forma impressionante. A mais rica, porém socialista, empobreceu vertiginosamente; e, a mais pobre, capitalista, enriqueceu de forma exuberante. O episódio passa, enfim, a ser o melhor exemplo daquilo que pode e é melhor para todos os povos. Ambos, de forma idêntica, como se sabe, começaram mal. Passados todos estes anos a diferença é infinita e fantástica.
A PREFERÊNCIA DE LULA
A Coréia do Norte está arrasada, com seu povo amarrado a uma ditadura cruel. Já a Coréia do Sul apresenta um vigor extraordinário, com forte crescimento, reservas impressionantes e renda per capta de causar inveja. Será que Lula está percebendo tudo isto? Vai, depois do que está vendo, preferir suas parcerias estúpidas com a Venezuela e Cuba, que estão muito mais identificadas com a outra Coréia, a do Norte? Continuará, enfim, insistindo no seu projeto socialista/comunista latino americano, que nos levará ao inferno? Infelizmente, prevejo que não aprenderá o que precisa. Uma pena.
O MASCATE
A viagem do governador Rigotto, que acompanha Lula, tanto ao Japão quanto à Coréia do Sul, mostra a sua enorme vontade de buscar investimentos para o RS. Junto com esta inabalável vontade, que deve ser parabenizada, creio que está sendo indagado do porquê de não diminuir impostos, como vem fazendo seu colega de São Paulo, Geraldo Alckmin. Para atrair investimentos dos asiáticos, sempre muito produtivos, vai precisar convencê-los de que o aumento do ICMS é muito vantajoso para as empresas.
INSTALAÇÃO DA CPI
Ainda não sei como vai funcionar a CPI da Corrupção, mas que já está instalada todos sabem. Continuo afirmando que esta não deveria acontecer, pois envolve os próprios políticos que vão fazer de tudo para não ver seus nomes envolvidos. Se não todos, a maioria é suspeita numa investigação mais forte dentro das estatais. Além do tumulto, a CPI ainda vai trazer dificuldades para a economia, que já anda pressionada para deixar de lado as coisas que vem dando certo para o país.
CONTINUAMOS MUITO BOBOS
Depois do ensaio, do discurso, e da defesa da CPI, Roberto Jeferson voltou atrás. Usou da esperteza para manter os cargos que o partido tem no governo. E de forma radicalmente ridícula, usou também a declaração bem combinada com o diretor dos Correios, no depoimento que este prestou, e mudou de opinião sobre a CPI. Pronto, além de tudo continuamos bobos e bem bobos.