IRRESPONSABILIDADE ILIMITADA
Todos os governantes que resolvem expandir a atividade econômica via ampliação de gasto fiscal e/ou adoção de política monetária frouxa, do tipo que propõe e estimula forte endividamento tanto por parte do governo quanto da sociedade, deveriam saber que são adeptos do caos. Trata-se de portanto, de uma irresponsabilidade sem limites.
HISTÓRIA
A história aí está para mostrar o que aconteceu em todos os países que resolveram adotar programas populistas e/ou assistencialistas. O Brasil, para quem procura saber dos grandes erros cometidos pelos nossos governantes, já passou por uma crise muito parecida com esta que foi produzida pelos governos Lula e Dilma, do PT.
ENCILHAMENTO
Pois, tão logo o marechal golpista Deodoro da Fonseca proclamou a República, o jurista Ruy Barbosa, mostrando ser um neófito em matéria de Economia e Finanças, assumiu o Ministério da Fazenda. Com tal acabou se tornando responsável pela manutenção do fatídico programa, iniciado por Visconde de Ouro Preto, denominado ENCILHAMENTO, o qual levou o Brasil ao caos.
PROGRAMA SUICIDA
Sob a justificativa de -estimular- a industrialização no País, Barbosa adotou uma política econômica baseada nos mesmos critérios que o PT, com Lula e Dilma a frente, resolveu copiar. Ambos resolveram conceder créditos livres e abundantes aos investimentos industriais, garantidos por farta emissão monetária e aos consumidores, com facilidades impressionantes.
SEMELHANÇA
Vejam que a semelhança entre os dois programas é muito grande. Em ambos o que se viu foi:
1- a expansão dos capitais financeiro e industrial através de desenfreada especulação financeira em todos os mercados;
2- forte alta inflacionária, causadas pela forte expansão monetária e gastos públicos exagerados; e
3- intervenção brutal na economia.
DIFERENÇA
Ainda que as semelhanças sejam muitas, onde a incompetência tem grande destaque, o povo brasileiro, ao longo do primeiro governo Republicano, não foi vítima de uma monstruosa corrupção como acontece hoje por aqui. Ou seja, como se não bastasse a escolha do mesmo mau caminho, que de forma calculada acabaria levando o país ao inevitável caos econômico, o PT ainda imprimiu uma roubalheira sem precedentes na história mundial.
PREFERÊNCIA NACIONAL
Para provar que em matéria econômica o Brasil fere a lógica, científica, de que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, o PT copiou o Encilhamento vivido no século XIX e implantou, com requintes de grande safadeza e com viés neocomunista, o Encilhamento -versão século XXI-.
Como se vê, o país gosta do caos. Como o povo não se esclarece por absoluta falta de base educacional, os governos pintam e bordam. Do jeito que bem entendem. Com um detalhe: os petistas, em particular, fazem do caos econômico uma preferência nacional.