COMO FUNCIONAM AS COISAS NA AMAZÔNIA
Na última 4ª feira, 02, após indagação quanto às declarações feitas pelo ator Leonardo DiCaprio, que usou as redes sociais para compartilhar uma notícia divulgada pelo jornal -The Guardian- sobre desmatamento na Amazônia, afirmando, categoricamente, que houve um aumento de 28% nas queimadas na floresta no mês de julho, o vice-presidente Hamilton Mourão disse que pretende convidar DiCaprio para que venha ao Brasil e veja com seus próprios olhos "COMO FUNCIONAM AS COISAS NA AMAZÔNIA".
BOLSAS DE VALORES
Tão logo tomei conhecimento da ótima reação do vice Mourão, me veio à lembrança algo que aconteceu lá por volta de 1990, quando os mercados -financeiro e de capital- eram constantemente atacados por políticos de esquerda, e principalmente pela mídia, fazendo com que muita gente acreditasse que as Bolsas de Valores -ações e mercadorias- seus membros (corretoras de valores) eram antros dominados por agentes desonestos e perigosos. Lembro bem que até nas novelas televisivas, esta era a tônica.
VISITA A NOVA IORQUE E CHICAGO
Diante de tamanho bombardeio totalmente equivocado, o então superintendente da Bovespa, meu xará e amigo Gilberto Biojone, teve a brilhante ideia de convidar e/ou levar alguns desses equivocados políticos para Nova Iorque e Chicago com o propósito de conhecer e/ou entender -in loco- o trabalho -decente- desenvolvido pelas principais Bolsas dos EUA ou mesmo do mundo.
IMPORTANTE, SURPREENDENTE E REVELADORA
Como naquela época eu atuava como agente da Bovespa no RS, acompanhei de perto a boa iniciativa e percebi o quanto ela foi importante, surpreendente e reveladora. Como relatou Biojone, os convidados assistiram com muita atenção todas as palestras e, no final do encontro, em almoço na Bovespa, o então senador Mario Covas, que era um crítico feroz, fez, em nome dos participantes, o discurso de agradecimento demonstrando ter entendido perfeitamente tudo o que viu.
ÁREA HUMANIZADA
O custo de enviar aqueles CRITICOS E DESCONHECEDORES POLÍTICOS para passar uma semana entre Nova Iorque e Chicago foi ínfimo, se comparado com o resultado do CONVENCIMENTO admitido pelos convidados. Assim, tenho quase que certeza de que Leonardo DiCaprio caso se confirme o convite, a sua vinda ao Brasil tem tudo para surtir efeito ESCLARECEDOR sobre a FLORESTA AMAZÔNIA, que segundo Mourão -NÃO ESTÁ QUEIMANDO- porque os incêndios ocorrem somente no que ele chamou de "área humanizada".
ESPAÇO PENSAR +
No Espaço Pensar + de hoje: SOB O TACÃO DO STF - por Percival Puggina e QUANDO OS JURISTAS DIFICULTAM - por Ives Gandra Martins - https://www.pontocritico.com/espaco-pensar