ANTIPATIA GERAL
A antipatia aos americanos do norte, que os meios de comunicação e os partidos socialistas vem promovendo junto à sociedade brasileira é impressionante. A ponto de muita gente ter passado a adorar figuras como Fidel Castro, Hugo Chávez, Che Guevara, etc. Assim, Bush passou a ser um demônio, seus assessores algozes, e a ALCA um perigo.
O SATÂNICO DR. NO
Enquanto este ódio foi, estrategicamente, sendo bastante difundido e com isto ganhando mais adeptos, o perigo real, o verdadeiro, deixou de ser percebido pelos embriagados. Trata-se Hugo Chávez. O perigo, gente, é tão grande que já é indisfarçável a preocupação dos demais países. Até, e principalmente, para aqueles que aderiram ao satânico Dr. NO venezuelano.
ALERTA
Preocupada com os destinos que o continente está procurando atingir, recebemos a visita da magnífica dama americana Condoleezza Rice. Foi um show de simpatia, inteligência e objetividade a sua estada por aqui. Rice, sem deixar de ser firme, alertou sobre o que representa Hugo Chávez sob o ponto das democracias da região. E que se refletirão no nível de risco dos investimentos que os latinos precisam desesperadamente.
DEFININDO OS PARCEIROS
E para o Brasil, que pretende ter assento no Conselho de Segurança da ONU, que pretende ocupar definitivamente o papel de país líder da América Latina, ficar alisando o populista Chávez, e concordando com suas iniciativas, não é visto com bons olhos pelos países que se definiram por fortes democracias. Portanto, se gostamos de namorar, noivar e casar com muito amor, é imprescindível conhecer o parceiro. Até agora, os escolhidos pelo nosso governo para uma convivência longa e harmoniosa só mostraram que são fracassados e que gostam de impor aos seus povos uma vida miserável. Rice deixou bem claro isto por aqui.
DRAMA DOS COMERCIANTES
No final do ano passado, principalmente na época do Natal, o comércio varejista vibrava efusivamente com o crescimento das vendas. A maioria delas feitas, praticamente, por compradores sem dinheiro, mas que elegeram o cheque pré-datado para satisfazer seus sonhos. Como sempre, os cheques foram devidamente aceitos por grande parte dos comerciantes. A alegria de voltar a vender, da recuperação dos negócios, conseguiu esconder o drama futuro de não obter a troca dos cheques por dinheiro.
DA ALEGRIA AO FRACASSO
Agora, com o vencimento do prazo dos pré-datados, os mesmos foram apresentados. Dor de cabeça enorme, como bem informam os índices fornecidos pelos bancos: 20 cheques para cada 1000 não têm fundos. Ainda não foi revelado o valor que o número representa, mas se supõem que não é pouca coisa. Resultado: da alegria de dezembro à realidade dramática de março e abril, o tempo foi de 90 a 120 dias.
FESTA DA GLOBO
A festa dos 40 anos da TV Globo, mostrada ontem à noite, foi magnífica pelo estilo e forma de apresentação do show. Para que houvesse um máximo de exposições de situações desde a fundação, ninguém ficou esquentando lugar no palco. Esta dinâmica permitiu uma viagem ao passado com vasta exposição das atividades da emissora, identificar personagens e privilegiar seus artistas. Inclusive os mortos. Parabéns.