Artigos

20 mar 2009

UMA SEMANA E TANTO


Compartilhe!           

ESCÂNDALOS
Esta foi uma semana e tanto, não? Embora já estejamos muito acostumados a conviver num ambiente carregado de escândalos em que o dinheiro público (proveniente dos impostos pagos), ora é jogado fora pelo desperdício, ora vai parar nas mãos, bolsos e contas bancárias de políticos e seus assessores, ainda assim pode-se dizer que esta semana foi ímpar.
CONTAINER
O que provocou a grande indignação não foi a existência das mais de 180 diretorias do Senado, embora tenha causado grande irritação. O que mais indignou a sociedade é que ninguém sabia da existência do tenebroso escândalo. O Senado, como se vê, é mais do que uma caixa preta. Está mais para um enorme Baú, ou Container, onde todos que lá trabalham põem a mão e sacam o quanto podem.
QUERMESSE
O que precisa ser registrado é que o grande mentor desta verdadeira festa com o dinheiro público foi o magnífico José Sarney, que voltou a ocupar a presidência da Casa. Ora, quem gosta deste tipo de safadeza tem alguma credibilidade para desfazer a quermesse? Então, das duas uma: ou o povo toma uma decisiva atitude e acaba com a festa; ou tudo vai piorar, porque o Sarney não vai desistir.
ACABAR COM O SENADO
A primeira proposta de Sarney para uma diminuição do escândalo foi uma redução de 50 diretorias. Maravilha, não? Qualquer empresa de porte não tem mais de cinco ou seis diretores. O Senado precisa de 130? Ora, o que nos deixa mais irritados ainda (se isto ainda é possível) é a solução apresentada pelo safado. O correto mesmo seria acabar, definitivamente, com o Senado.
INGENUIDADE
Desculpem a minha ingenuidade, mas sendo muito preciso e objetivo ainda deveríamos aproveitar o momento para abrir outros Baús ou Containeres. Por exemplo: da Câmara de Deputados, do Executivo e do Judiciário. Mais: dos órgãos públicos de todos os Estados e municípios. Sei que nada disso será feito. Em todo caso a proposta aí está.
ATITUDE DEMOCRATA
No ambiente internacional, ou melhor, no quintal latinoamericano, mais uma atitude típica de um democrata: o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou a nacionalização de uma das maiores instituições financeiras do país, o Banco da Venezuela, que pertence ao grupo espanhol Santander. Olhem só: o Senado do Brasil está pronto para aprovar o ingresso da Venezuela no Mercosul.
LULA, O OTIMISTA
O governo Lula continua reduzindo a perspectiva de crescimento do PIB para 2009. Ontem, o ministro do Planejamento informou que o orçamento da União precisará será cortado em mais de R$ 20 bilhões. Ora, como o meu prognóstico foi de um crescimento zero para este ano fui rotulado de pessimista. E Lula, por sua vez, além de insultar quem fez previsões realistas, ainda posa de otimista. Tá bom.