Artigos

21 nov 2005

UMA PAIXÃO NACIONAL


Compartilhe!           

DISPUTA DE ESPAÇO
As turbulências políticas, entre tudo aquilo que mais afeta a vida dos brasileiros, continuam gozando da maior importância. A economia, por uma questão de possível envolvimento de Palocci, também vem disputando um espaço não menos importante na sociedade. Afinal, tudo aquilo que mexe com a atividade profissional e empresarial, dependendo do tamanho e da aflição, pode promover traumas e seqüelas muito difíceis de serem consertadas.
CHEIOS DE DESCONFIANÇAS
Mas, com o afunilamento do Campeonato Brasileiro de Futebol, que está nas últimas rodadas, o maior interesse e atenção dos brasileiros em geral foi desviado para a tabela de pontuação dos times. Como o futebol é uma paixão nacional, neste momento os torcedores e apaixonados relegam tudo o mais para planos inferiores. E como a corrupção é o prato cheio de todos os dias, não só pelas denúncias que envolvem os políticos nas CPIs, mas, também e principalmente, pelas noticias sobre as arbitragem da Séria A, do Brasileirão, as desconfianças são muito grandes.
PECADOS
Existindo esta clara síndrome de desonestidade no ar, tudo vira motivo para a afirmação que ela está presente, mesmo quando eventuais erros operacionais são cometidos por pessoas normais. No futebol, todos os envolvidos (direção, torcedores, comentaristas, repórteres, atletas e árbitros) praticam pecados veniais e/ou capitais. Os veniais são rapidamente esquecidos. Já os capitais dificilmente são esquecidos e ainda promovem revoltas dependendo do tamanho do prejuízo causado.
ARMAÇÃO
Os erros do árbitro, Márcio Resende de Freitas, no jogo Corinthians e Internacional, ontem, foram mais do que capitais. Provocaram uma grande comoção. Caso fossem cometidos no início ou no meio do certame teriam um peso relativo. Neste momento, o sentimento vira uma absoluta tragédia. Foi assunto da tarde e noite do domingo e vai se prolongar por muito tempo. E mesmo que os torcedores sejam passionais por natureza, as coincidências alimentam mais ainda a dúvida ou a certeza de estar havendo uma grande armação.
LADRÃO POR ANTECIPAÇÃO
Vejam, o árbitro Mário Resende não tem no seu currículo algo que o desabone moralmente. Mas consta ali que seus erros no passado já acabaram por aleijar um pretendente ao título. Pronto. É o suficiente para que as amarguras das novas vítimas se transformem em convencimento de que há imoralidade, interesses e proteção. Se o juiz, para o torcedor, já é um ladrão mesmo antes de entrar em campo, qualquer equívoco maior durante uma partida consagra o veredicto do torcedor.
NOVAS REGRAS
O futebol é assim. Se na política ainda existe perdão, no futebol, jamais. Não basta alguém pedir desculpas por erros cometidos. O torcedor quer mais e este mais não pode acontecer enquanto os erros de fato se sobreponham aos erros de direito. A falibilidade é algo que todos somos portadores. O que precisa nos levar a entender que casos como vimos ontem e em outras oportunidades terminem exclusivamente dentro do plano da lamentação. A não ser que novas regras sejam impostas visando decisões que não contemplem possibilidade de pecados capitais. Morais ou operacionais.
FESTIVAL DE TURISMO
Cerca de 11,5 mil profissionais do setor participaram, no Serra Park, da 17a edição do Festival do Turismo de Gramado, de 17 A 20 de novembro. Formado por agências de viagens, operadoras, companhias aéreas, redes de hotéis, entidades do segmento e prestadores de serviços ligados ao turismo, o evento reuniu 330 estandes e 1900 empresas participantes que mostraram e comercializaram seus produtos no decorrer dos dois dias da feira.
PGQP
O coordenador executivo do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), Luiz Ildebrando Pierry, acaba de ser eleito presidente do Fórum dos Programas Estaduais e Setoriais de Qualidade, Produtividade e Competitividade no Brasil. Ele foi escolhido por unanimidade, por todos os programas presentes durante encontro em Natal/RN esta semana.
PMI
A Alfamídia inicia mais duas novas turmas de Project com Gerenciamento de Projetos na metodologia PMI. A primeira no dias 28/11 , à noite, e a outra em 5/12 , pela manhã . O curso, com 40 horas, foi desenvolvido pela Alfamídia ao longo dos últimos anos, tendo sido ministrado em inúmeras corporações nacionais e multi-nacionais e ensina a metodologia PMI para o gerenciamento de projetos e o uso da ferramenta Microsoft Project, incluindo uma etapa de metodologia e uma etapa de implementação com Project, intercaladas de forma a garantir a fixação do conteúdo através de exercícios práticos.
PRÊMIO PRESS
O Prêmio Press 2005 tem mais de 90 mil indicações registradas nas etapas de Voto Popular e Voto Profissional. A festa de premiação ocorre amanhã, 22, a partir das 19h na Assembléia Legislativa.
ESPUMANTES
O Bourbon Country abre hoje o Universo dos Espumantes, um evento com a presença de diversas vinícolas espumantes de diferentes nacionalidades, cursos, palestras e tudo o mais.