Artigos

27 dez 2023

UMA INFELIZ PASSAGEM DE ANO


Compartilhe!           

INFLAÇÃO

Os meios de comunicação, de forma geral e praticamente irrestrita, entendem e propagam, erroneamente, que a TAXA DE INFLAÇÃO é reflexo da simples elevação dos preços dos produtos e serviços ofertados e consumidos. Na real, para quem não sabe, mas deveria saber, a INFLAÇÃO é algo que acontece quando o GOVERNO EMITE E JOGA UMA QUANTIDADE EXCESSIVA DE MOEDA no mercado. Isto, por si só, causa uma desorganização no sistema de preços das mercadorias e serviços ofertados. 


QUANTIDADE OFERTADA X QUANTIDADE CONSUMIDA

Como todos os produtos e serviços estão sujeitos à LEI DA OFERTA E PROCURA, nem sempre a QUANTIDADE OFERTADA casa com a QUANTIDADE CONSUMIDA. Vale dizer, por óbvio, que em períodos onde a OFERTA É MAIOR os PREÇOS RELATIVOS tendem a ceder. E quando ocorre o inverso, os PREÇOS RELATIVOS tendem a aumentar. Este comportamento é sistematicamente calculado pelos mais diversos ÍNDICES QUE MEDEM O COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS PRODUTOS, refletindo as eventuais PERDAS E GANHOS do PODER DE COMPRA dos INSUMIDORES E CONSUMIDORES. 


EFEITO MACABRO

O que precisa ficar claro, e muito bem compreendido, é que MAUS GOVERNANTES, quando impedidos de EMITIR MOEDA para financiar as mais ABSURDAS FARRAS PÚBLICAS, não raro tratam de AUMENTAR IMPOSTOS, contribuindo assim para uma inquestionável DIMINUIÇÃO DO PODER DE COMPRA DOS INSUMIDORES E CONSUMIDORES. Esta triste e macabra decisão, como se percebe, produz efeito INFLACIONÁRIO de grau idêntico ao verificado quando acontece EMISSÃO DE MOEDA.


INFELIZ PASSAGEM DE ANO

Para facilitar o entendimento dos mais ingênuos que esperam a passagem de ano para desejar um FELIZ ANO NOVO, é importante que saibam que, a partir da meia noite do dia 1° de janeiro,  o GOVERNO LULA vai brindar todos os brasileiros -CONSUMIDORES E INSUMIDORES- com a REONERAÇÃO DO DIESEL via TAXAÇÃO DE IMPOSTOS FEDERAIS (0,34/LITRO). De novo, para que todos saibam: COMBUSTÍVIES, no mundo todo, são tidos e havidos como -ESSENCIAIS-.  


SETE ONDAS...

Pois, antes de pular as SETE ONDAS, como se esta superstição possa contribuir em algo positivo, não esqueçam que Lula já disse, centenas de vezes, que -NÃO HÁ PROBLEMA ALGUM EM DEIXAR AS CONTAS PÚBLICAS NO VERMELHO E ENDIVIDAR O PAÍS PARA QUE, ASSIM, A ECONOMIA POSSA CRESCER. Que tal?