Artigos

22 dez 2022

UMA HORRIPILANTE IDEIA HIPER INFLACIONÁRIA


Compartilhe!           

PEC DA GASTANÇA APROVADA

Ontem, para desgraça geral dos pagadores de impostos, a PEC DA GASTANÇA, que contou com um extraordinário aumento dos salários dos parlamentares e demais servidores públicos (gente que nada produz, mas se apropria dos bens e serviços prestados por quem produz), foi aprovada de forma rápida e definitiva, por ampla margem de votos, pelo nosso lamentável Poder Legislativo.


CÉLERE EMPOBRECIMENTO DO POVO

Como não há mais nada a fazer para evitar os horripilantes aumentos dos GASTOS PÚBLICOS, e considerando que o próximo governo é COMUNISTA CONFESSO, e como é apaixonado por DESPERDÍCIO DE DINHEIRO DO PÚBLICO, uma coisa é absolutamente certa: a busca por recursos para bancar a GRANDE FESTA será intensa e como tal vai implicar num célere empobrecimento do povo brasileiro.


MMT- MODERN MONETARY THEORY

Pois, para que os leitores saibam, e se preocupem, o próximo governo -COMUNISTA- deixou escapar que tem sobre a mesa de trabalho um estudo bem avançado sobre : 1- AUMENTO E/OU CRIAÇÃO DE IMPOSTOS; e 2:  EMISSÃO DE MOEDA. Até aí nada demais. A novidade, no entanto, está no fato de que o governo PETISTA COMUNISTA cogita adotar a IDEIA da chamada -TEORIA MONETÁRIA MODERNA -, ou -MMT - Modern Monetary Theory-, que embasa o pensamento gastador dos economistas do PT. 


PARECER A FAVOR DA PEC

Em conteúdo recentemente publicado na Gazeta do Povo, o jornalista Tiago Cordeiro deu luz ao PARECER do senador Alexandre Silveira (PSD-MG) a favor da PEC fura-teto, que sugeriu a pronta utilização da teoria econômica conhecida pela sigla MMT. Posteriormente, como refere Cordeiro, o acrônimo foi retirado, mas o estrago já estava feito. Ficou claro que a nova gestão federal pretende ampliar os gastos públicos a pretexto de estimular o crescimento da economia através da PURA EMISSÃO DE MOEDA, dispensando, assim, a EMISSÃO DE TÍTULOS DE DÍVIDA PÚBLICA. Que tal?


GERAR RIQUEZAS (???)

A Modern Monetary Theory, ou Teoria Monetária Moderna, segundo Ricardo Hammoud, professor de Macroeconomia e Contas Nacionais no Ibmec-SP, -não é precisamente uma teoria, nem moderna-. Ela é resultado da soma de uma série de conceitos esparsos, defendidos desde pelo menos a primeira metade do século 20, por economistas como o alemão Georg Friedrich Knapp. Já em 1905 ele dizia que o governo poderia usar a EMISSÃO DE MOEDA PRÓPRIA PARA GERAR RIQUEZAS (???) - uma ideia também aceita, por exemplo, pelo neomarxista polonês Michal Kalecki.


INFLAÇÃO EM VELOCIDADE MÁXIMA

“A ideia básica da chamada -TEORIA MONETÁRIA MODERNA- é que o Estado, por EMITR SUA PROPRIA MOEDA, é capaz de se AUTOFINANCIAR quase indefinidamente”, detalha, por sua vez, Igor Lucena, economista e doutor em relações internacionais. “Seguindo este conceito, o Estado pode emitir dinheiro QUANTO QUISER porque sua dívida está atrelada ao próprio dinheiro que ele imprime para maximizar o desenvolvimento econômico. Assim, seria possível gerar pleno emprego – e a inflação resultante poderia ser controlada aumentando impostos.” ASSIM, NÃO SERIA PRECISO UTILIZAR A TAXA DE JUROS COMO FERRAMENTE DE AJUSTE, como o Banco Central (BC) brasileiro faz toda vez que revê a Selic, a cada 45 dias. Pode? 

O ex-presidente do BC, Armínio Fraga, comentou a MMT da seguinte forma: - “A qualidade da moeda em última instância depende da qualidade do governo, não o contrário”.


ESPAÇO PENSAR +

Por Roberto Rachewsky

O Brasil vai se desgovernar de tal maneira que até os opositores mais ferrenhos de Paulo Guedes e Bolsonaro sentirão saudades deles. Daqui um ano, estarão chorando as perdas, se ainda tiverem lágrimas. Estarão suando para manterem o que construíram, se ainda tiverem suor, e não tiverem perdido a vergonha. Estarão prometendo dar o seu sangue por um país melhor, se vai ser ruim? Não. Vai ser muito pior que ruim. Você vai viver na República Democrática Socialista Bolivariana do Brasil, território onde a lei é o que o xerife de plantão determina e ai de quem não obedecer e reclamar. O que dizer para vocês?  Tenham um Feliz Natal enquanto podem. Quanto ao Ano Novo, que 2027 chegue logo, porque desejar um feliz 2023, 2024, 2025 e 2026 vai soar como ironia.