MARÇO GLORIOSO
No espaço de cada ano, o número de notícias e acontecimentos menos vantajosos tem prevalecido aqui no Brasil. Sobram, portanto, poucos momentos para comemorar. Pois, apesar de tanto atraso neste nosso país, algumas coisas espasmódicas felizmente estão acontecendo neste mês, sugerindo assim um melhor estado de ânimo da sociedade. Nada que nos faça esquecer muitas injustiças ou que nos façam crer que tudo esteja resolvido. Muito longe disso. Mas, enfim, depois de fazer estas considerações, creio que é muito importante festejar as conquistas e notícias importantes obtidas neste início do mês de março. Vejamos:
LEI DA BIOSSEGURANÇA
A aprovação da magnífica Lei de Biossegurança, ontem, por mais de 350 deputados, mostra que acordamos finalmente para a ciência e a pesquisa. Dez. Fica, no entanto, a preocupação com os votos contrários de praticamente 60 deputados. Infelizes, ignorantes, idiotas. Apesar de terem liberdade para votar e defender seus pontos de vista, vale a pena manter uma fiscalização sobre seus comportamentos futuros. Até porque, fiéis a seus princípios, nunca deverão usar ou sugerir o uso das células-tronco.
TRANSGÊNICOS
Agora, definitivamente, as modificações genéticas passaram para a legalidade e serem reconhecidas como importantes e necessárias no Brasil. Ao ser aprovada, ontem, dá, igualmente, um significado especial a este início de março. Tudo para desespero do governador do Paraná, Dr. Requião. Dez.
FIM DO EMBARGO
Como se não bastasse a quantidade e a qualidade das boas notícias, ao mesmo tempo, tivemos ainda ontem também o fim do embargo da Rússia para a carne bovina e suína brasileira. Os frigoríficos e toda a cadeia produtiva do setor tem muito a comemorar depois de tanta espera e esperneio. Dez.
CRESCIMENTO DO PIB
Como notícia já divulgada, e que representa tudo aquilo que aconteceu de produção em 2004, embora sempre oportuna, vale a pena registrar que o crescimento do PIB atingiu 5,2%, oficialmente no período. Além de recuperar um tempo em que não acontecia algo tão significativo para a nossa economia, estimula a continuidade para 2005. Some-se isto ao já divulgado êxito das nossas exportações, atingindo U$ 100 bi nos últimos doze meses. Dez.
SALÁRIOS DOS PARLAMENTARES
Depois de tanta discussão desde a vitória de Severino para a Câmara dos Deputados, parece que, momentaneamente, fracassou o aumento de salário dos parlamentares. Penso mesmo que só foi dado um tempo, pois a idéia é fixa e antiga na cabeça dos mesmos. Em todo o caso, para não perder a boa oportunidade dos acontecimentos do mês, devemos festejar o fato hoje. O amanhã será outro dia. Dez.
ESTIAGEM
Depois de tanta notícia boa é bem possível que até a chuva apareça. Como não há bem que sempre dure nem mal que não se acabe, fico com a esperança de que a natureza se volte mais um pouco a nosso favor. Principalmente porque nós, brasileiros, preferimos sempre crer que a natureza é que deve ser benevolente e não o ato de fazer previdência.