PROGRAMA MAQUIAVÉLICO
Enquanto os brasileiros dão um tempo às manifestações de rua para poder ver e ouvir o Papa Francisco, que pela sua simpatia e simplicidade está encantando o Brasil como um todo, o governo Dilma segue com o seu programa petista-maquiavélico: acelera o pensado projeto petista que objetiva levar a economia brasileira ao fracasso.
FÉ E ORAÇÕES
Muita gente, motivada pela presença do Papa, acredita que com fé e orações os políticos brasileiros vão ser mais éticos e acabarão por optar pelo bom caminho. Pois, mesmo correndo o risco de vir a ser considerado um estraga prazer, informo que com fé e orações não há como ser otimista. As chances de melhora dependem, exclusivamente, do movimento e da pressão nas ruas.
CLASSE MÉDIA
Hoje já se sabe que os motivos que levaram os brasileiros às ruas são muitos. Entretanto, como informam as pesquisas, grande parte dos manifestantes pertencem à classe média. E como representa o segmento que mais tem viajado ao exterior, a dedução é lógica: a revolta dessa turma se explica pela comparação entre os preços e serviços praticados aqui e fora daqui.
CONSUMISTA INVETERADO
Quem viaja a qualquer lugar do mundo, no momento do desembarque já observa, com total nitidez, o quanto o Brasil é estupidamente caro. No caso de produtos de consumo diário, as vitrines das lojas falam por si. Só este fato já torna qualquer brasileiro um consumista inveterado de produtos estrangeiros.
NEW YORK TIMES
Portanto, o que saiu no jornal New York Times nesta semana não surpreendeu os brasileiros de classe média que já experimentaram as viagens ao exterior. Todos sabem muito bem que os preços de aluguéis, passagens de ônibus, celulares, pizza, etc., como foi noticiado, são escandalosos no Brasil.
PREÇOS ABSURDOS
O jornal americano citou alguns tipos de produtos que fazem parte do sonho de consumo de qualquer cidadão deste mundo: é o caso, por exemplo, de um telefone celular Galaxy S4, que custa o dobro no Brasil; e/ou de um berço, que na Tok & Stok custa seis vezes mais do que na loja americana Ikea.
ABRINDO OS OLHOS
Eu poderia citar dezenas ou mesmo centenas de exemplos para mostrar o quanto o Brasil é excessivamente caro. Como o espaço é curto proponho que deixemos de lado as mercadorias para entrar no tema -CIDADANIA-. É perceptível o quanto inexiste a CIDADANIA no Brasil. Este, no meu entender é um dos maiores motivos que está levando a classe média às ruas. Este importante segmento percebeu, enfim, que os deveres são muitos; e os direitos, minguados. Pelo menos, o enorme gasto dos brasileiros no exterior está resultando em bons frutos. As viagens estão servindo para abrir os olhos de muita gente.