Artigos

28 jun 2011

UM POUCO DE TURISMO


Compartilhe!           

LONGE DO FRIO
Para ficar longe do frio que atinge Porto Alegre resolvi emendar esta semana na França, onde o verão já está a mil e promete ser muito quente. No final de semana, por exemplo, a temperatura chegou perto de 40ºC em vários pontos da Europa.
PORTABILIDADE
Este tipo de programa, entretanto, para quem atua na área da comunicação diária, só se tornou possível com a criação e o desenvolvimento da internet e dos notebooks (produtos, aliás, de países capitalistas) que, além de propiciar informações imediatas sobre tudo que acontece no mundo, ainda dão total portabilidade ao comunicador.
CÔTE DAZUR
Pois, ao consultar a sempre muito confiável meteorologia francesa na busca de um lugar em que o sol e o calor reinassem durante a semana inteira, o mapa já tinha uma resposta pra lá de convidativa: o refúgio estava na Côte DAzur, mais precisamente entre St.Tropez, Cannes e Nice.
PELA ESTRADA
Se a distância entre Bordeaux e Nice é longa (850km), isto não significa um sério problema na Europa, diante das alternativas de deslocamento. Mas, como ainda estava de posse do veículo alugado em Paris, que me levou a Bordeaux, para participar da Vinexpo, resolvi encarar a estrada. Melhor: as estradas, pois várias delas levam a um mesmo destino.
QUALIDADE TOTAL
Como todas são de excelente qualidade, todas dotadas de muita informação e excessiva sinalização, a escolha depende mais da pressa do usuário. As estradas pedagiadas tornam a viagem super rápida, enquanto as outras passam pelas vilas e pequenas cidades dispostas no trajeto. Aí o negócio é curtição, embora o trânsito em muitos pontos fique congestionado. Mas, se o propósito inclui visitas nas vinícolas à beira do caminho, aí tudo vale a pena.
ROTEIRO MÁGICO
Quem estiver disposto a viajar de Paris para esta parte da França, antes de chegar a Bordeaux não pode deixar de conhecer Amboise e Blois, no Vale do Loire. E, saindo de Bordeaux com destino ao Mediterrâneo, é um crime não entrar em lugares como Caracassonne, Sète, Arles, St.Cyr sur Mer, St. Tropez, Cannes e Nice. Ainda mais com este clima super agradável.
AS PRAIAS E OS TURISTAS
As praias, mesmo antes das férias de julho e agosto (altíssima temporada) já estão tomadas de turistas de várias partes do mundo. Para alegria dos donos e funcionários de hotéis e restaurantes, naturalmente e todos aqueles que operam no trend turístico. Como a noite só chega em torno das 22 horas, a ordem é permanecer ao ar livre o dia todo. É o momento em que as praias dão lugar às ruas, que ficam tomadas de turistas, disputando um lugar nas centenas de bares e restaurantes dispostos um ao lado do outro. Se os pratos escolhidos diferem, a bebida preferida, pelo que as mesas ocupadas mostram, é vinho rosé, chamado aqui de Vin dEté.Ontem à noite, no centro de Nice, mais precisamente na rue de France ou na rue Massena, tudo de bom que vi nas cidades anteriores se repetia. E amanhã, de novo, certamente.